A disfunção erétil continua sendo um assunto delicado, especialmente entre o público masculino. Por esse motivo, diversas dúvidas continuam a existir. Uma delas é se a disfunção erétil prejudica a fertilidade masculina. A resposta é não. O homem que tem disfunção erétil não necessariamente seja infértil, embora possa ser em razão de outras condições, como varicocele.
A disfunção erétil consiste na dificuldade de alcançar ou manter a ereção durante as relações sexuais. Já a infertilidade masculina envolve parâmetros seminais determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como: volume do sêmen, assim como número, motilidade, morfologia e vitalidade dos espermatozoides, parâmetros analisados em um espermograma.
Um casal infértil é aquele que, após um ano de relações sexuais sem a utilização de método contraceptivo, não consegue engravidar.
Tem dúvidas sobre o assunto? Neste post separamos alguns mitos e verdades sobre as informações relacionadas à disfunção erétil. Vamos conferir?
Disfunção erétil é sinônimo de perda da fertilidade: mito
Um homem que sofre de disfunção erétil não significa que a qualidade do seu sêmen e dos seus espermatozoides está afetada. Portanto, a disfunção erétil não é causa de infertilidade.
Por outro lado, um homem infértil pode ter uma vida sexual normal e ativa. Dessa forma, as duas condições não estão relacionadas.
A infertilidade provoca disfunção erétil: mito
A infertilidade não prejudica a capacidade de ereção de um homem. No entanto, as consequências psicológicas provocadas por essa condição podem sim afetar o desempenho sexual masculino.
Além disso, algumas doenças que desencadeiam a infertilidade, como o hipogonadismo, um defeito nos testículos ou no eixo hipotalâmico-hipofisário que prejudica a síntese hormonal, e o déficit androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), que é a diminuição dos níveis de testosterona em idades mais avançadas, também podem causar a disfunção erétil.
Ansiedade é uma das causas da disfunção erétil: verdade
A disfunção erétil é causada por fatores orgânicos, psicológicos ou uma associação de ambos.
Entre os exemplos orgânicos estão os problemas vasculares, a hipertensão e a diabetes.
Já entre os psicológicos estão problemas neurológicos, diminuição da libido e a ansiedade. Entre a população mais jovem, as causas emocionais são os principais fatores que interferem na ereção.
Para solucionar esse problema, você deve procurar um médico: verdade
Apenas um médico pode diagnosticar cada caso e definir qual é a forma de solucioná-lo. Por serem problemas diferentes, a disfunção erétil e a infertilidade necessitam de medicamentos, terapias e tratamentos específicos, que são prescritos por um profissional médico.
É sempre importante destacar procurar um médico o mais rápido possível é o ideal para evitar que problemas como esse afetem a vida de um casal.
Gostou do nosso post? Então assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre fertilidade e reprodução humana!