A Falência Ovariana Prematura (FOP) é uma das causas que impede a mulher de engravidar. Ela é sinônimo de menopausa precoce.
A FOP é a perda da função ovariana, ou seja, as mulheres param de ter os hormônios estradiol e progesterona, e assim podem apresentar os sintomas dessa ausência. Como ocorre um esgotamento completo dos óvulos, não há como engravidar espontaneamente.
Conheça as principais características da FOP!
Falência Ovariana Prematura
A Falência Ovariana Prematura ocorre quando os ovários deixam de realizar suas funções antes do esperado, geralmente antes dos 40 anos de idade. Sendo assim, eles não produzem mais hormônio e não liberam mais óvulos.
Saiba quais são os principais sintomas da FOP
Entre mulheres adolescentes, os sintomas físicos mais comuns da FOP são a falta de desenvolvimento dos seios e a ausência dos períodos menstruais.
A maioria dos sintomas para as mulheres de todas as idades são:
- ressecamento vaginal;
- ondas de calor;
- insônia;
- propensão para vaginites e cistite;
- diminuição da libido;
- tristeza;
- alteração de humor.
Entenda as causas e os riscos da FOP
As causas
As causas da FOP são muitas:
- propensão familiar;
- genética;
- doenças autoimunes, que é quando o corpo produz anticorpos contra ele mesmo;
- infecções virais, como caxumba, varicela e rubéola;
- intervenções cirúrgicas, como a retirada dos ovários em decorrência de alguma doença maligna;
- quimioterapia;
- radioterapia.
Os riscos
As mulheres com FOP são mais propensas a terem osteoporose e doenças cardíacas.
Como é o diagnóstico e os tratamentos
A FOP pode ser diagnosticada por testes hormonais realizados por um ginecologista especializado em endocrinologia reprodutiva. Os mais comuns são a dosagem do FSH e do Hormônio Anti-Mülleriano.
Para saber se há causas genéticas ou outras associações de doenças, são feitos exames de sangue.
Quanto ao tratamento, não existe nenhum que reverta a falência ovariana, e as terapias hormonais (estrogênios) e não hormonais são usadas para tratar os sintomas. O mais indicado é conversar com um médico para que ele indique as melhores formas, de acordo com cada caso.
A maior complicação da FOP é a infertilidade. Por isso, as mulheres que têm essa condição e desejam engravidar precisam procurar o auxílio de um especialista. O tratamento indicado é a FIV (fertilização in vitro) com doação de óvulos.
É necessário ter cuidados com doenças ou estados que possam causar danos ovarianos, pois eles, infelizmente, são irreversíveis. Ao notar alguns dos sintomas citados, consulte imediatamente o seu médico.