Agende a sua consulta
alimentacao-e-fertilidade-qual-a-relacao-entre-elas

Alimentação e fertilidade: qual a relação entre elas?

Por Equipe Origen

Publicado em 10/10/2017

Muitas pessoas, entre homens e mulheres, sonham em ter filhos. Porém, nem sempre isso acontece com facilidade, ou na primeira tentativa.

Segundo especialistas, é normal tentar engravidar durante algum tempo sem conseguir – 6 meses para mulheres acima de 35 anos e 12 meses para mulheres com menos de 35 anos. Um dos motivos é que existem muitos aspectos que podem interferir nesse processo, como alguns hábitos que cultivamos, assim como determinadas doenças.

Uma questão muito comum entre as pessoas que desejam engravidar é se a alimentação afeta a fertilidade. Você também tem essa dúvida? Continue aqui! Explicamos neste post a relação entre alimentação e fertilidade.

A alimentação realmente afeta a fertilidade?

O que realmente tem uma grande influência na fertilidade, tanto da mulher como do homem, é um conjunto de fatores que inclui o estado nutricional da pessoa e o seu estilo de vida – como o consumo elevado de álcool e de tabaco, o sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Condições não só de obesidade e sobrepeso afetam a fertilidade feminina, mas também o baixo peso pode dificultar o processo de engravidar e tornar a gestação mais complicada. Em um estudo realizado com mulheres obesas que sofriam de problemas de fertilidade, logo após a perda de peso por meio de mudanças em seu estilo de vida, a função menstrual obteve uma melhora de 80% e a taxa de gravidez, de 29%.

Além disso, nos homens, os hábitos citados acima podem afetar sua produção de sêmen, alterando a qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozoides. Isso tudo acontece porque, com alimentação e hábitos saudáveis, o sistema endócrino atinge maior equilíbrio, o que melhora não só a função reprodutiva de ambos os sexos, mas sua saúde de modo geral.

Como é a alimentação para quem deseja melhorar a fertilidade?

Uma alimentação que contribua para a fertilidade não precisa ser uma dieta restrita. Existem muitas crenças populares de que certos alimentos aumentam a fertilidade e as chances de engravidar. Porém, a maioria dessas crenças são apenas isso: crenças.

O que realmente importa é o conjunto de hábitos saudáveis e não apenas o consumo de determinados alimentos. O inhame, por exemplo, é popularmente famoso por aumentar a fertilidade, mas de que adianta consumir inhame todo dia, mas falhar em todo o restante da alimentação, exagerar no açúcar, no consumo das gorduras ou ingerir muita bebida alcoólica? É preciso focar em uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva, aliada a outros hábitos saudáveis.

Se você quer adotar uma alimentação saudável, veja alguns tipos de alimentos que devem estar presentes em sua dieta:

Alimentos que compõem uma alimentação saudável

  • Legumes, frutas e verduras: esses alimentos são ricos nos mais variados nutrientes, vitaminas e minerais; cada um tem funções que beneficiam seu organismo como um todo.
  • Cereais integrais: esse tipo de alimento é muito importante para uma dieta saudável, pois é rico em fibras, que são essenciais para o funcionamento do intestino, ajudam a controlar a fome e até o peso e ainda possuem outros benefícios para o organismo. Por isso, insira em sua dieta alimentos como aveia e linhaça.
  • Ômega 3 e 6: alimentos ricos em ômega 3 e 6 fazem bem para o organismo, pois possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, mantendo seu corpo e mente saudáveis e prevenindo o envelhecimento precoce. Alimentos como atum, sardinhas, nozes e o azeite são ricos em ômega 3 e 6.
  • Ferro: é importantíssimo para a formação de glóbulos vermelhos, para a boa circulação do sangue, prevenção da anemia e bom desenvolvimento do feto em mulheres grávidas. Alimentos como o feijão, a carne vermelha e os vegetais verde-escuros são excelentes fontes de ferro.

Ao adotar uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável, seu organismo e cada uma de suas funções começarão a funcionar muito melhor, melhorando sua saúde como um todo e combatendo os problemas relacionados à infertilidade.

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que todos saibam da importância da alimentação e de um estilo de vida saudáveis para a fertilidade!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.