Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Congelamento de óvulos: quando devo fazer?

Congelamento de óvulos: quando devo fazer?

Conquistando cada vez mais independência e espaço no mercado de trabalho, a mulher moderna tem mais autonomia para decidir quando ser mãe. Com isso, cada vez mais mulheres postergam a decisão de engravidar e buscam tecnologias que ofereçam alternativas para quem opta pela maternidade tardia. Nesse ponto, a medicina é uma grande aliada, graças ao congelamento de óvulos.

Você sabe do que se trata o processo de congelamento de óvulos? Sabe quem pode fazê-lo e qual a idade ideal para isso? Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é o congelamento de óvulos e como é feito?

O congelamento de óvulos é um procedimento de resfriamento que preserva os gametas femininos para utilização futura.

A técnica mais empregada atualmente e que apresenta a maior taxa de sucesso é conhecida como vitrificação (congelamento ultrarrápido). Tal método, que faz uso de substâncias crioprotetoras, impede a formação de cristais de gelo na estrutura das células no momento da solidificação pelo nitrogênio líquido.

Após o congelamento de seus óvulos, a mulher poderá decidir quando gostaria de descongelá-los para uma futura fertilização in vitro. Assim, mesmo ao envelhecer, os seus óvulos ainda estarão preservados.

Quais as preparações para o procedimento?

Antes de realizar o congelamento, a paciente deve realizar a aplicação diária de algumas injeções de hormônio estimulante para o crescimento dos folículos ovarianos. O tratamento dura entre 10 e 12 dias.

Depois desse procedimento de estimulação da ovulação, a paciente receberá outra dose injetável para finalizar o amadurecimento dos óvulos. Após o prazo de aproximadamente 36 horas, a equipe médica realizará a aspiração dos folículos para coletar os óvulos.

O procedimento de aspiração dos folículos é realizado dentro do centro cirúrgico, com sedação e anestesia local, para que a paciente não sinta dor nem desconforto. A coleta é guiada por ultrassonografia transvaginal para garantir maior segurança ao procedimento.

Existe uma idade específica para congelar os óvulos?

Quanto mais jovem, melhor, sendo o ideal que seja realizado até a idade de 35 anos. A partir dessa idade, o congelamento pode ser feito, mas as taxas de gravidez começam a diminuir aos 35 anos.

Quais as indicações para o congelamento de óvulos?

Existem três indicações principais para a realização do congelamento de óvulos:

  1. Mulheres com diagnóstico de câncer e que necessitarão de tratamento de radioterapia e quimioterapia sistêmica, já que essas terapias podem ter efeitos prejudiciais sobre os gametas femininos.
  2. Mulheres que, por motivos profissionais, precisam adiar gravidez.
  3. Mulheres que, por razões pessoais, desejam adiar a gravidez.

Esperamos que nosso post tenha ajudado você a compreender o processo de congelamento de óvulos, quais as indicações e a idade ideal para fazê-lo.

Gostou deste artigo? Não perca mais nenhum conteúdo nos seguindo em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Congelamento de óvulos: quando devo fazer?
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco