Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Entenda o que é hidrossalpinge

Entenda o que é hidrossalpinge

A hidrossalpinge é uma doença pouco conhecida que pode ter consequências negativas para a mulher que deseja engravidar.

Por esse motivo, é importante saber o que é hidrossalpinge. Dessa forma, é possível se prevenir ou realizar o tratamento mais adequado. Se você quer saber mais sobre essa patologia, confira o post a seguir e tire suas dúvidas.

O que é hidrossalpinge?

A palavra hidrossalpinge vem da junção de dois termos gregos: hidro (água) e salpinx (trompa). Portanto, a hidrossalpinge é o acúmulo de líquidos no interior das trompas decorrente de uma infecção no sistema reprodutor feminino. Essa infecção é secundária a um processo inflamatório causado por infecção. Na maioria das vezes, a infecção é sexualmente transmissível.

A presença do processo inflamatório leva a uma disfunção total das tubas, determinando infertilidade por causa tubária, pois impede que os fenômenos que ali ocorrem parem de acontecer: captação dos óvulos, fertilização, desenvolvimento e transporte dos embriões.

Como é o diagnóstico e o tratamento?

A hidrossalpinge pode ser diagnosticada por exames como ultrassonografia e laparoscopia. Esses procedimentos são eficazes no diagnóstico da doença e de outros problemas que podem surgir no aparelho reprodutor feminino.

A forma de prevenção contra a hidrossalpinge é o uso de preservativos, uma vez que a infecção que leva ao acúmulo de líquidos nas tubas pode ser provocada por bactérias transmitidas pelo contato sexual.

Com o diagnóstico confirmado, o tratamento de escolha é a fertilização in vitro (FIV), pois essa técnica permite substituir os fenômenos que ocorrem nas tubas. É muito importante que a(s) tuba(s) acometida(s) sejam retiradas ou bloqueadas antes de se iniciar o tratamento. Diversos estudos mostraram que a presença desse líquido pode reduzir a chance de gravidez.

A hidrossalpinge pode prejudicar a fertilidade da mulher?

A hidrossalpinge está associada à obstrução tubária e/ou interrupção da função tubária, por isso impede os fenômenos que ocorrem nas tubas, levando à redução da chance de gravidez.

Agora você já sabe o que é hidrossalpinge: uma doença silenciosa que pode atrasar ou até mesmo impedir o sonho de se tornar mãe. Portanto, realize visitas periódicas ao médico e não deixe de fazer os exames de rotina para verificar se está tudo certo com sua saúde. Essa é a melhor forma de prevenção de doenças do sistema reprodutivo.

Que tal compartilhar este texto sobre o que é hidrossalpinge nas redes sociais? Assim, mais pessoas podem conhecer essa doença e estarem preparadas para se prevenir.

Entenda o que é hidrossalpinge
5 (100%) 1 voto

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco