agendamento de consulta

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose
Avalie esse artigo:

Endometriose é uma doença na qual o tecido endometrial se aloja em locais fora do esperado, como ovários, tubas, peritônio, bexiga, intestino, entre outros.O endométrio é a camada que reveste o útero internamente. Todo mês esse tecido se torna mais espesso para que possa receber o embrião. Se a gravidez não acontecer, o tecido endometrial é eliminado na menstruação.

Você conhece a Endometriose? Sabe quais são os sintomas que a doença apresenta e como tratá-la? Acompanhe nosso artigo e fique por dentro do assunto!

O que pode causar a Endometriose?

Ainda não se sabe a causa exata da doença, mesmo após diversos estudos realizados. Algumas pesquisas apontam que fatores genéticos e/ou imunológicos estão ligados à sua origem.

Uma das primeiras explicações para a causa da Endometriose foi a teoria do “fluxo retrógrado da menstruação”, segundo a qual o tecido que deveria ser eliminado pelo colo do útero para o meio externo vai no sentido contrário, ou seja, do útero para as trompas e para o interior da cavidade pélvica e abdominal.

Esse endométrio, por algum motivo ainda desconhecido, se fixa em órgãos como ovários, trompas, bexiga e intestino. Apesar de o fluxo retrógrado ser algo que pode acontecer com boa parte das mulheres, nem todas apresentam predisposição para a Endometriose.

Outras hipóteses surgiram para tentar explicar como a Endometriose acontecia. Acredita-se, atualmente, que a doença seja causada por um conjunto de fatores associados e não apenas pela menstruação retrógrada. De acordo com algumas teorias, as células endometriais poderiam se espalhar para o corpo através dos vasos linfáticos e sanguíneos.

Quais os principais sintomas da Endometriose?

A presença da Endometriose pode levar a sintomas, mas algumas mulheres são assintomáticas. Muito importante é o fato de não haver associação entre o estadiamento (gravidade) da Endometriose e o tipo de sintomas.

Entre os principais sintomas, a dor durante a menstruação é o mais importante e merece atenção. A mulher sente cólicas fortes, que ocorrem durante boa parte da idade reprodutiva. A mulher também pode apresentar dor durante o ato sexual (dispareunia).

As mulheres devem ficar atentas às alterações dos hábitos urinários e intestinais, como presença de sangue nas fezes e/ou na urina, esforço ao urinar ou ao evacuar e dor nesses momentos. Esses sintomas são mais raros.

A dificuldade de engravidar é associada à Endometriose quando existe distorção da anatomia pélvica com obstrução das trompas ou fixação delas, impedindo sua função de captar o óvulo, permitir o caminho dos espermatozoides, permitir a fecundação e desenvolvimento do embrião e conduzir o embrião para o útero. A infertilidade está entre os principais sintomas que levam as mulheres a procurarem um médico ginecologista especialista em fertilização.

Existem outras teorias para tentar explicar a associação da Endometriose com infertilidade, quando não existe alteração anatômica. As mais aceitas sugerem que a presença da Endometriose cria um ambiente hostil para que ocorra e fertilização e/ou o desenvolvimento do embrião dentro das trompas.

Quais os tratamentos atuais para a Endometriose?

​O tratamento da Endometriose pode ser feito por meio do uso de anti-inflamatórios e de analgésicos para alívio da dor, de hormônios que ajudam a regular o fluxo e a frequência da menstruação e a controlar a dor quando os analgésicos não surtem efeito ou, ainda, por cirurgia. Para os casos de infertilidade, podem ser feitos o coito programado com indução da ovulação e a FIV. A escolha do tratamento vai depender da gravidade da doença e do desejo da mulher em engravidar ou não.

Lembre-se de que é muito importante ter um acompanhamento médico, pois só o profissional pode indicar o melhor tipo de tratamento, de acordo com o diagnóstico realizado por ele.

Gostou do nosso artigo sobre os sintomas da Endometriose? Então compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais, para que eles também saibam mais sobre o assunto!

Avalie essa postagem:

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
Mito ou verdade: café pode provocar aborto?

Mito ou verdade: café pode provocar aborto?Avalie esse artigo: Durante a gravidez, ou até mesmo no preparo para a concepção, é comum que as futuras mães busquem uma alimentação mais balanceada e saudável, evitando substâncias que possam prejudicar a evolução da gestação e […]

Leia mais

Este post foi visto 112 vez(es).

Vitaminas e fertilidade masculina: conheça 4 que podem auxiliar

Vitaminas e fertilidade masculina: conheça 4 que podem auxiliarAvalie esse artigo: Os espermatozoides são produzidos nos testículos. O processo de produção e maturação demora cerca de 70 dias. Eles possuem algumas características específicas que são essenciais para sua qualidade e para a fertilidade. […]

Leia mais

Este post foi visto 109 vez(es).

Descubra o que é a síndrome de Klinefelter

Descubra o que é a síndrome de KlinefelterAvalie esse artigo: Pouco conhecida, a síndrome de Klinefelter está entre as causas de infertilidade masculina. Trata-se de uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo X extra no par sexual. Ou seja, […]

Leia mais

Este post foi visto 105 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco