Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose
5 (100%) 1 voto

Endometriose é uma doença na qual o tecido endometrial se aloja em locais fora do esperado, como ovários, tubas, peritônio, bexiga, intestino, entre outros.O endométrio é a camada que reveste o útero internamente. Todo mês esse tecido se torna mais espesso para que possa receber o embrião. Se a gravidez não acontecer, o tecido endometrial é eliminado na menstruação.

Você conhece a Endometriose? Sabe quais são os sintomas que a doença apresenta e como tratá-la? Acompanhe nosso artigo e fique por dentro do assunto!

O que pode causar a Endometriose?

Ainda não se sabe a causa exata da doença, mesmo após diversos estudos realizados. Algumas pesquisas apontam que fatores genéticos e/ou imunológicos estão ligados à sua origem.

Uma das primeiras explicações para a causa da Endometriose foi a teoria do “fluxo retrógrado da menstruação”, segundo a qual o tecido que deveria ser eliminado pelo colo do útero para o meio externo vai no sentido contrário, ou seja, do útero para as trompas e para o interior da cavidade pélvica e abdominal.

Esse endométrio, por algum motivo ainda desconhecido, se fixa em órgãos como ovários, trompas, bexiga e intestino. Apesar de o fluxo retrógrado ser algo que pode acontecer com boa parte das mulheres, nem todas apresentam predisposição para a Endometriose.

Outras hipóteses surgiram para tentar explicar como a Endometriose acontecia. Acredita-se, atualmente, que a doença seja causada por um conjunto de fatores associados e não apenas pela menstruação retrógrada. De acordo com algumas teorias, as células endometriais poderiam se espalhar para o corpo através dos vasos linfáticos e sanguíneos.

Quais os principais sintomas da Endometriose?

A presença da Endometriose pode levar a sintomas, mas algumas mulheres são assintomáticas. Muito importante é o fato de não haver associação entre o estadiamento (gravidade) da Endometriose e o tipo de sintomas.

Entre os principais sintomas, a dor durante a menstruação é o mais importante e merece atenção. A mulher sente cólicas fortes, que ocorrem durante boa parte da idade reprodutiva. A mulher também pode apresentar dor durante o ato sexual (dispareunia).

As mulheres devem ficar atentas às alterações dos hábitos urinários e intestinais, como presença de sangue nas fezes e/ou na urina, esforço ao urinar ou ao evacuar e dor nesses momentos. Esses sintomas são mais raros.

A dificuldade de engravidar é associada à Endometriose quando existe distorção da anatomia pélvica com obstrução das trompas ou fixação delas, impedindo sua função de captar o óvulo, permitir o caminho dos espermatozoides, permitir a fecundação e desenvolvimento do embrião e conduzir o embrião para o útero. A infertilidade está entre os principais sintomas que levam as mulheres a procurarem um médico ginecologista especialista em fertilização.

Existem outras teorias para tentar explicar a associação da Endometriose com infertilidade, quando não existe alteração anatômica. As mais aceitas sugerem que a presença da Endometriose cria um ambiente hostil para que ocorra e fertilização e/ou o desenvolvimento do embrião dentro das trompas.

Quais os tratamentos atuais para a Endometriose?

​O tratamento da Endometriose pode ser feito por meio do uso de anti-inflamatórios e de analgésicos para alívio da dor, de hormônios que ajudam a regular o fluxo e a frequência da menstruação e a controlar a dor quando os analgésicos não surtem efeito ou, ainda, por cirurgia. Para os casos de infertilidade, podem ser feitos o coito programado com indução da ovulação e a FIV. A escolha do tratamento vai depender da gravidade da doença e do desejo da mulher em engravidar ou não.

Lembre-se de que é muito importante ter um acompanhamento médico, pois só o profissional pode indicar o melhor tipo de tratamento, de acordo com o diagnóstico realizado por ele.

Gostou do nosso artigo sobre os sintomas da Endometriose? Então compartilhe com seus amigos, nas suas redes sociais, para que eles também saibam mais sobre o assunto!

Avalie essa postagem:

Esclarecemos os principais sintomas da Endometriose
5 (100%) 1 voto

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
Conheça as possíveis causas do aborto

Conheça as possíveis causas do abortoAvalie esse artigo: O aborto espontâneo é definido pelo Ministério da Saúde como a perda gestacional sem intervenções externas durante o período anterior à 20ª-22ª semana de gravidez e com o feto pesando menos de […]

Leia mais

Este post foi visto 3 vez(es).

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 161 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 103 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco