Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Gravidez aos 40 anos: é realmente possível?

Gravidez aos 40 anos: é realmente possível?

Os avanços da medicina reprodutiva e o aumento da qualidade e expectativa de vida são fatores que contribuem significativamente para o aumento do número de mulheres que realizam o sonho da maternidade após os 40 anos.

Somados a essas questões outros fatores, como a busca por realização na carreira profissional e projetos pessoais, podem levar a um adiamento do projeto de gravidez.

Muito se ouve falar que a fertilidade da mulher diminui a partir dos 35 anos, mas o que isso quer dizer efetivamente? Quais são os fatores fisiológicos que ocorrem após essa idade que reduzem a capacidade reprodutiva da mulher?

Neste artigo, abordaremos a possibilidade de gravidez aos 40 anos e quais as possíveis implicações. Boa leitura!

Influência da idade da mulher na fertilidade

As mulheres nascem com uma determinada quantidade de óvulos (o corpo feminino não produz novos óvulos depois do nascimento), e dezenas deles são liberados em cada ciclo menstrual durante a vida. Dessa forma, a cada ano que passa, existe uma menor quantidade de óvulos disponíveis.

Com o passar dos anos, as mulheres também ovulam com menor frequência e, além da quantidade de óvulos estar diminuída, a qualidade deles também sofre os efeitos do tempo e se modificam, reduzindo as chances de gravidez.

Com essas mudanças, além da diminuição da chance de gravidez, existe também um aumento no risco de abortamento e aumento no risco de se ter um filho com alteração cromossômica.

Quais cuidados devem ser tomados?

O ideal é buscar a gravidez mais cedo!

Se for fundamental adiar o projeto de gravidez, a melhor sugestão é congelar os óvulos para posterior uso, se necessário. Assim, pode-se diminuir os impactos causados pela idade.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e veja o que suas amigas pensam sobre esse assunto!

Gravidez aos 40 anos: é realmente possível?
5 (100%) 1 voto

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco