A terminologia “laparos” vem da língua grega e quer dizer “abdômen”. Já o termo “scopia” significar olhar, observar. A laparoscopia se refere, portanto, a uma maneira de ver dentro do abdômen. No caso da laparoscopia ginecológica, esse olhar é direcionado ao aparelho reprodutor feminino e às doenças associadas a ele.
O procedimento está muito relacionado com o diagnóstico e o tratamento de condições que levam à infertilidade. Por meio da laparoscopia ginecológica, podemos ver, por exemplo, alterações anatômicas que podem dificultar a fecundação.
Você sabe como é feita a laparoscopia ginecológica? Sabe quando esse procedimento pode ser indicado pelo médico e quais cuidados devem ser tomados após a laparoscopia? Então continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso!
O que é a laparoscopia ginecológica?
A laparoscopia é um tipo de procedimento cirúrgico em que o médico observa os órgãos internos por meio de pequenos cortes e da inserção de uma ótica conectada a uma câmera, que processa as imagens de todo o abdômen.
No caso do procedimento ginecológico, as incisões são feitas na região do umbigo e na virilha, possibilitando ao cirurgião realizar intervenções em problemas no sistema reprodutor feminino. O laparoscópio é utilizado para ver o trato genital durante a operação.
É uma cirurgia segura, sendo raros os casos de complicações. Como as incisões são muito pequenas, a cicatrização é mais rápida que em cirurgias abertas e, além disso, o risco de infecções e o desconforto no pós-operatório são muito reduzidos.
Quando a laparoscopia ginecológica é recomendada?
Esse procedimento cirúrgico pode ser recomendado para vários tipos de problemas ginecológicos. Vamos citar os principais:
- endometriose;
- cistos ovarianos, sejam benignos, sejam malignos;
- miomas uterinos;
- gravidez ectópica, quando o embrião se implanta fora da cavidade uterina;
- doença inflamatória pélvica, causada por bactérias sexualmente transmissíveis que afetam o aparelho reprodutor feminino;
- diversos tipos de câncer ginecológico.
Quais os cuidados necessários após a cirurgia?
Ainda no mesmo dia da realização da laparoscopia ou no dia seguinte, conforme a avaliação do médico ginecologista, a paciente já pode receber alta hospitalar. Os pequenos cortes pelos quais são passados os equipamentos cirúrgicos cicatrizam em poucos dias e devem ser cuidadosamente limpos e cobertos para evitar qualquer infecção das feridas.
O pós-operatório apresenta poucos sintomas. Geralmente, são mais relacionados ao gás usado durante a realização da laparoscopia para inflar o abdômen. Ele pode causar certo desconforto nos ombros, peito e abdômen, dando uma sensação de náuseas. Os sintomas normalmente desaparecem em poucos dias e, a partir disso, é possível retornar às atividades normais, mediante liberação do médico.
Portanto, é fundamental conhecer do que se trata a laparoscopia ginecológica e reconhecer a sua importância para tratar as doenças que envolvem o aparelho reprodutor feminino, sendo um procedimento menos invasivo e de recuperação mais rápida, com boas taxas de resolutividade.
Agora que você já entendeu para que serve a laparoscopia ginecológica, que tal saber mais sobre os cistos no ovário para conhecer seus sintomas e como tratá-los?