Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

O que é endometriose superficial?

O que é endometriose superficial?

A endometriose é uma das condições mais associadas à infertilidade feminina, chegando a ser diagnosticada em mais de 30% das pacientes inférteis que buscam avaliação médica. Quanto às mulheres em idade reprodutiva de modo geral, a doença é prevalente em cerca de 10% a 15% dessa população — grande parte dos casos é de endometriose superficial.

Elaboramos este post para explicar quais são as classificações dessa doença e o que exatamente é endometriose superficial. É necessário colocar esse tema em pauta para esclarecer as dúvidas das portadoras — que não são poucas. Por exemplo, vamos abordar a relação dos sintomas com a forma superficial da doença, tendo em vista que o risco de dor e, sobretudo, de infertilidade existe mesmo nos casos mais sutis.

O que é endometriose e como é classificada?

A endometriose é caracterizada como uma doença crônica que envolve processos inflamatórios nos órgãos pélvicos, devido à presença de um tecido endometrial fora do útero. Lembrando que o endométrio é o tecido que reveste a parede uterina e aumenta de espessura em todo ciclo menstrual para receber um possível embrião.

A proliferação das células endometriais ocorre com o estímulo do hormônio estrogênio. A progesterona também é um hormônio reprodutivo fundamental para conferir o fenótipo receptivo ao endométrio. Contudo, nos ciclos em que não ocorre a fertilização do óvulo, o tecido endometrial se desprende da parede uterina e é eliminado do organismo em forma de menstruação.

Em mulheres com focos de endometriose, os implantes de endométrio fora do útero (ectópico) também respondem à ação hormonal, se proliferam e sangram durante o período menstrual. Isso pode ocorrer principalmente em partes como peritônio, ovários, tubas uterinas, intestino, bexiga e região retrocervical, resultando em uma inflamação local. Por consequência, a mulher pode sentir muitas dores e outras manifestações, inclusive a dificuldade de engravidar.

A classificação da endometriose, baseada nos aspectos morfológicos das lesões, agrupa três tipos da doença: endometriose peritoneal superficial; endometriose ovariana cística, também chamada de endometrioma; endometriose infiltrativa profunda. É oportuno mencionar que, em muitos casos, a paciente apresenta lesões concomitantes, isto é, são encontrados implantes superficiais e profundos.

O que é endometriose superficial?

A endometriose superficial é considerada um dos tipos mais comuns — e também mais brandos — dessa doença. Entretanto, apesar de muitos diagnósticos se enquadrarem em estágios leves, a sintomatologia e o risco de infertilidade também existem.

Em pacientes com endometriose superficial, são encontrados focos de tecido endometriótico sobre o peritônio, mas que não se infiltram profundamente na membrana peritoneal e nos órgãos da pelve. O peritônio é o tecido que cobre os órgãos da cavidade abdominal e pélvica.

Os focos de endometriose superficial possuem características variadas, conforme a evolução da patologia. Nos estágios iniciais, os implantes são identificados nos exames de imagem como manchas claras ou avermelhadas. Quando a doença evolui, ocorre uma redução da inflamação, mas surgem sinais de desvascularização e fibrose (mecanismo de cicatrização), tornando as lesões mais escuras.

Os implantes de endometriose superficial atingem profundidade menor que 5 mm, mas podem se espalhar por todo o peritônio pélvico, desencadeando um processo inflamatório abrangente. Além disso, as lesões podem aparecer na superfície dos ovários e do próprio endométrio, e às vezes podem afetar diretamente a função ovulatória e a implantação embrionária — fatores envolvidos na infertilidade.

Em todos os tipos de endometriose, o tecido afetado mostra diversas características patológicas, como alterações moleculares, retardo na maturação, apoptose (morte celular), ativação das células imunológicas e produção de citocinas inflamatórias. As lesões mais profundas estão mais associadas aos sintomas de dor, enquanto os implantes superficiais parecem ter mais relação com a infertilidade.

A endometriose superficial também causa infertilidade?

Na endometriose superficial, há uma grande extensão do distúrbio inflamatório na região pélvica, o que pode provocar falhas na foliculogênese — processo de desenvolvimento dos folículos ovarianos, os quais contêm os óvulos —, na fertilização e na implantação. Portanto, essa forma da doença, apesar de apresentar lesões menos graves, está em alguns casos associada à infertilidade.

Além da dificuldade de engravidar, a endometriose superficial também é fator de risco para abortos espontâneos, devido às características patológicas já relacionadas neste post. Ademais, nessa doença ocorrem contrações uterinas inadequadas durante todo o ciclo menstrual, o que também prejudica a evolução da gravidez.

Os estágios iniciais da endometriose, quando as lesões ainda são superficiais, provocam um meio mais infamatório do que as formas avançadas da doença, quando as lesões são mais cicatriciais. A inflamação ativa faz o organismo produzir quantidades elevadas de prostaglandinas, citocinas e outras substâncias que acabam exercendo um efeito nocivo sobre os espermatozoides, além de prejudicar as funções ovariana, peritoneal, tubária e endometrial.

Para os casos de endometriose superficial e infertilidade, a reprodução assistida dispõe de técnicas como estimulação ovariana, inseminação artificial e, nos casos mais avançados ou falhas de tratamentos anteriores — quando há outros fatores de infertilidade ou idade materna acima de 35 anos —, o tratamento mais indicado é a fertilização in vitro (FIV).

Saiba também quais são as outras formas da doença e demais características, como causas, sintomas, avaliação diagnóstica e tratamento, em nosso texto principal sobre endometriose!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x