Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

O que é uretrite? Entenda mais sobre o assunto!

O que é uretrite? Entenda mais sobre o assunto!

Você sabe o que é uretrite? É o nome dado à inflamação que acomete a uretra, canal que comunica a bexiga com o meio externo ao corpo humano, sendo responsável por conduzir a urina durante a micção, tanto no homem quanto na mulher.

Quer saber mais sobre os tipos e os sintomas da uretrite e como é feito o diagnóstico e o tratamento dos pacientes? Então, continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso!

Quais são os tipos de uretrite?

Os tipos mais comuns de uretrites são as infecciosas, ou seja, causadas por microrganismos. Mais raramente, podem ser traumáticas. As uretrites bacterianas são as mais comuns e podem ser subdividas em:

As uretrites gonocócicas são aquelas provocadas especificamente pela bactéria Neisseria gonorrheae. Já as uretrites não gonocócicas são provocadas por outros microrganismos, principalmente a Chlamydia trachomatis.

Quais são as causas mais comuns de uretrite?

A uretrite pode ser causada por:

Entre as bactérias mais comuns estão a Neisseria gonorrhoeae e a Chlamydia trachomatis. Outras bactérias que podem provocar a uretrite são as causadoras de infecções no trato urinário, especialmente a Escherichia coli. A doença também pode ser causada por vírus, como o HPV e o herpes simples vírus.

A uretrite pode ainda ser causada por agentes químicos e trauma físico, como realização de uma cirurgia com acesso pela uretra, passagem de sonda vesical ou presença de um corpo estranho na uretra.

Quais são os sintomas da uretrite?

No homem, os sintomas mais comuns da uretrite são a secreção amarelada (purulenta) eliminada pela uretra, coceira ou formigamento no pênis e sintomas urinários, como dor e queimação ao urinar (disúria), micção frequente (poliúria) e sangue na urina (hematúria).

Nas mulheres, os sintomas são menos específicos. Elas podem apresentar secreção vaginal e sintomas urinários, dor, febre, calafrios, entre outros.

Como são feitos o diagnóstico e o tratamento da uretrite?

O diagnóstico é feito por um médico especialista, que investiga o histórico do paciente e realiza um exame físico. Por isso, é importante manter o atendimento médico sempre em dia, para prevenir esses problemas. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados, como:

O tratamento depende da causa da uretrite. Caso ela seja infecciosa, o microrganismo causador deverá ser tratado com medicação específica. Caso seja pela presença de algum corpo estranho, este deverá ser removido pelo médico.

Esperamos que, ao final deste post, você tenha compreendido o que é uretrite, quais são as causas mais comuns e como é importante o tratamento de si mesmo e dos seus parceiros.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir nosso texto sobre Exames de rotina que podem diagnosticar infertilidade!

O que é uretrite? Entenda mais sobre o assunto!
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco