Comunicado

Nota conjunta com atualização de posicionamento sobre a COVID-19 e os tratamentos de reprodução assistida

Informações complementares à nota emitida em 21 de março de 2020

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA e a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA, acompanhando as demais sociedades mundiais e face à presença da pandemia de Covid-19, emitiram comunicado em 17 e 21 de março de 2020. Globalmente, e na América Latina não foi diferente, ciclos iniciados foram completados, decisões de congelamento tomadas, transferências discutidas e, na maioria das vezes, postergadas. Desde o início, entendemos que poderiam haver situações a serem individualizadas, como os casos oncológicos, em que pacientes necessitariam com urgência da preservação de seus gametas previamente a procedimentos cirúrgicos ou eventual quimioterapia que pudesse afetar sua fertilidade futura. Ao mesmo tempo, havia outros casos susceptíveis de individualização.

Passados 30 dias, com novos dados sobre a Covid-19, reconhecendo novos cenários para diferentes países, regiões ou cidades, além da realidade de um período claro de extensão da pandemia, que a infertilidade é definida pela OMS como doença, assim como a própria OMS define o direito de autonomia dos pacientes e:

CONSIDERANDO que, sob a luz de novas evidências científicas, este posicionamento deverá seguir sendo atualizado em momentos sucessivos;

CONSIDERANDO que, segundo a literatura médica, não se identificou até o momento a presença de vírus nos gametas e tratos genitais masculino ou feminino;

CONSIDERANDO que, até o momento, não há evidências a respeito das repercussões do Covid-19 sobre a gestação inicial;

CONSIDERANDO a preocupação com relação às evidências científicas emergentes quanto à possibilidade de transmissão vertical – isto é, da mãe para o bebê;

CONSIDERANDO que os serviços de reprodução assistida devam seguir as recomendações governamentais, respeitando as particularidades locais;

CONSIDERANDO a observação das medidas de distanciamento social, com cuidados na preservação dos pacientes e equipes, quando da assistência;

CONSIDERANDO as condutas para mitigar a sobrecarga do sistema de saúde local;

CONSIDERANDO que o adiamento dos tratamentos de reprodução assistida abrange determinados casos extremamente sensíveis ao tempo e, portanto, inadiáveis, com risco de condenar pessoas a uma infertilidade irreversível – ou seja, esterilidade; e

CONSIDERANDO o respeito à autonomia do paciente,

RECOMENDAM que ciclos de reprodução assistida possam ser realizados sob juízo do profissional assistente, em decisão compartilhada com os usuários do serviço, de forma personalizada, fundamentados e bem documentados, com precaução e bom-senso, evitando-se transferências embrionárias neste momento.

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA
Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA


Referências
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

O que é varicocele?

O que é varicocele?

Entre os diversos fatores que podem influenciar negativamente a fertilidade masculina, como a azoospermia (ausência de espermatozoides), a prostatite (inflamação na próstata) e o câncer testicular — a varicocele é uma das causas mais comuns. No mundo, a patologia atinge, aproximadamente, 15% dos homens saudáveis, mas esse percentual pode ser maior.

Em homens que enfrentam dificuldade na concepção de um primeiro bebê, a varicocele está presente em 35% dos casos e em 80% nas situações de infertilidade secundária, quando ele já gerou um filho anteriormente.

As varizes testiculares ou escrotais, como também é conhecida a varicocele, podem afetar negativamente a espermatogênese, ou seja, a produção de seus espermatozoides, o que pode prejudicar sua capacidade reprodutiva. No entanto, há maneiras de corrigir esse problema para que a gestação possa ocorrer.

Os tópicos seguintes abordam mais sobre o que é a varicocele, suas causas, sintomas, como pode ser diagnosticada e tratamentos indicados. Se você acredita que a patologia pode estar prejudicando a sua capacidade reprodutiva, acompanhe este artigo e descubra mais sobre o assunto.

A varicocele

A varicocele é uma alteração caracterizada pela dilatação anormal das veias do cordão espermático (estrutura formada pelo duto que coleta e armazena os espermatozoides e os tecidos que o circulam), de maneira muito semelhante ao que acontece na formação de varizes. Nesse caso, no entanto, devido à localização, prejudica a produção dos gametas masculinos e, consequentemente, a capacidade reprodutiva do homem.

A função dos testículos é produzir espermatozoides e, para isso, o órgão precisa se manter em uma temperatura um pouco mais baixa. No entanto, quando as veias da região se dilatam, o sangue fica preso ao redor do saco escrotal, o que pode aquecê-lo e, assim, alterar a produção e qualidade dos gametas e, assim, causar infertilidade.

Estudos indicam que, em aproximadamente 90% das vezes, a doença se apresenta do lado esquerdo, mas também pode aparecer em ambos os lados e raramente isolada no lado direito, situação que pode indicar a existência de um tumor.

Algumas pesquisas sugerem que a varicocele começa na puberdade e se torna mais comum com o avanço da idade do homem, devido ao envelhecimento de suas válvulas venosas. A doença pode se apresentar em quatro graus:

Quais são as causas e os sintomas da varicocele?

As causas da varicocele ainda não foram totalmente esclarecidas pela ciência, mas há um entendimento na comunidade científica de que a doença surge devido a uma predisposição genética e à incompetência das válvulas presentes no interior das veias, cuja função é evitar o retorno do sangue.

A doença pode ser assintomática, mas quando evolui, é capaz de apresentar sintomas, como sensação de peso na região escrotal, atrofia testicular (diminuição no tamanho do saco escrotal) e dores, que costumam variar de intensidade, aumentar durante a prática de exercícios físicos, piorar ao longo do dia e melhorar ao deitar de costas.

Como a varicocele é diagnosticada? Existe tratamento?

Para diagnosticar a varicocele, o homem deve procurar um urologista para um exame físico minucioso, que tem como objetivo averiguar a existência de varizes na região escrotal. A análise é realizada em um ambiente tranquilo, de temperatura não refrigerada, com o paciente em pé, embora o médico possa solicitar que o paciente se deite para uma observação mais completa do volume e assimetria dos testículos.

O urologista poderá solicitar uma ultrassonografia e/ou outros exames da região escrotal para um diagnóstico mais exato. E, para constatar uma possível infertilidade decorrente da varicocele, deverá requisitar um espermograma.

A patologia não pode ser facilmente prevenida, devido as suas causas de, possivelmente, fator genético. No entanto, em alguns casos, recomenda-se o tratamento, que pode ser realizado por embolização, laparoscopia ou microcirurgia — o método preferencial.

A correção da varicocele, no entanto, tem o objetivo de cessar a doença que pode afetar negativamente a fertilidade do paciente. Assim, é possível evitar que o sêmen piore ao longo do tempo para que a fecundação ocorra naturalmente. No entanto, estudos indicam que apenas ⅓ dos homens com a patologia têm problemas reprodutivos, portanto, ainda pode ser necessário que seus gametas sejam utilizados em procedimentos de reprodução assistida.

A varicocele é uma patologia que dilata as veias do cordão espermático e é uma das principais causas de infertilidade masculina. O portador da doença deve ir ao urologista — de preferência, ainda na adolescência —, para que um exame minucioso seja realizado e a condição seja, se necessário, corrigida, o que pode viabilizar o sonho da paternidade.

Você gostaria de saber mais sobre a doença e os procedimentos de tratamento? Então leia agora a seção ‘varicocele‘ aqui no site.

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco