Agende a sua consulta

Próstata e fertilidade: qual a relação?

Por Equipe Origen

Publicado em 22/10/2021

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, exercendo funções essenciais para a saúde e a fertilidade do homem. Apesar de ser pequena, ela se tornou mais conhecida entre a população por conta das campanhas do “Novembro Azul”, referente ao mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens e, em casos graves, pode levar ao óbito. Ele também pode causar infertilidade, seja por ele mesmo ou pelo seu tratamento.

Além dele, outras doenças podem afetar esse órgão e dificultar as chances de o casal ter filhos. Por isso, neste texto, vamos mostrar tudo sobre a função da próstata e a sua relação com a fertilidade masculina.

Boa leitura!

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Em homens adultos, ela pesa entre 20 a 25 gramas e possui o tamanho aproximado de uma noz, mas tende a aumentar com a idade.

O órgão é formado pelos tecidos glandular, conjuntivo e muscular e possui uma ligação direta com as vesículas seminais e a uretra, importante para o processo de formação do sêmen.

Apesar de a próstata não ser um órgão essencial, afinal, é possível viver sem ela, exerce funções fundamentais para a saúde masculina, como mostraremos a seguir.

Qual a função da próstata e como ela se relaciona com a fertilidade?

A principal função da próstata é produzir o fluido prostático, um dos componentes do sêmen. Para isso, ele se mistura com os espermatozoides, os gametas masculinos, e os líquidos produzidos pelas vesículas seminais e pelas glândulas bulbouretrais. No momento da ejaculação, todas essas substâncias se misturam para formar o sêmen, também chamado de esperma.

O líquido prostático é responsável por proteger e nutrir os espermatozoides, sendo uma substância rica em nutrientes, como zinco, sais minerais e enzimas. Cerca de um terço do volume do sêmen ejaculado é formado por ele.

O pH da vagina é ácido, atuando como um sistema de defesa contra microrganismos que podem causar infecções. Para neutralizar a acidez da vagina e proteger os gametas, o fluido secretado pela próstata é alcalino. Desse modo, eles não morrem pelo caminho e conseguem chegar até as tubas uterinas para fecundar o óvulo.

O PSA (antígeno prostático específico), proteína produzida pela próstata, é fundamental para a liquefação do sêmen. Ou seja, ele deixa o esperma mais líquido, ajudando na mobilidade dos gametas. Além disso, as fibras musculares do órgão ajudam no processo de ejaculação e se contraem para excretar o sêmen, que segue para a uretra antes de ser expelido do corpo.

O que pode afetar a próstata e prejudicar a fertilidade?

Para que o casal engravide, vários fatores precisam estar alinhados. Nos homens, a qualidade e a quantidade dos espermatozoides e do fluido seminal precisam estar funcionando corretamente. Entre as doenças que podem atingir a próstata e afetar a fertilidade masculina, vamos detalhar duas: a prostatite e o câncer da próstata.

A prostatite é o processo inflamatório que atinge a próstata, podendo ser classificada como aguda ou crônica. Os casos agudos, em geral, são provenientes de infecções bacterianas e provocam sintomas intensos. Entre eles, os principais são: dor pélvica, dificuldade e dor para urinar, febre e urina turva. Enquanto os casos crônicos podem durar meses e apresentam sintomas mais brandos.

A inflamação da próstata pode causar uma diminuição na qualidade e na quantidade do líquido prostático, dificultando a fecundação. Ela também está relacionada à disfunção erétil e à ejaculação precoce, fatores que indiretamente comprometem a fertilidade. Apesar de ter cura, a demora no tratamento pode agravar a doença e espalhar a infecção para órgãos próximos.

O câncer de próstata também pode afetar a fertilidade masculina. Em geral, os seus estágios iniciais não apresentam sintomas, sendo um risco para o homem. Nos casos mais avançados é comum a presença de dificuldade para urinar e dores abdominais. Entre as opções de tratamento estão a cirurgia para a retirada da glândula, radioterapia e terapia hormonal.

A presença do tumor altera o funcionamento da glândula, afetando a produção do líquido prostático. Além disso, os tratamentos também comprometem o funcionamento da próstata e podem levar à infertilidade.

As medidas mais indicadas para preveni-lo consiste em ter um estilo de vida saudável e manter os exames de rotina em dia, especialmente, a partir dos 40 anos, idade em que o risco de câncer de próstata é maior. Tanto nos casos de prostatite e de câncer, o casal infértil pode recorrer à reprodução assistida para ter filhos.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, exercendo um papel fundamental na saúde reprodutiva masculina. O líquido prostático produzido por ela é um dos componentes do sêmen, sendo responsável pela nutrição e proteção dos espermatozoides. O PSA, também produzido pela próstata, deixa o sêmen mais líquido, contribuindo para a mobilidade dos gametas.

Como vimos, a presença de algum problema na próstata pode alterar o seu funcionamento e dificultar a gravidez. Para conhecer outros fatores que também podem interferir na capacidade reprodutiva do homem, confira nosso texto sobre a infertilidade masculina!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.