Agende a sua consulta
quais-exames-de-rotina-podem-identificar-a-infertilidade-feminina

Quais exames de rotina podem identificar a infertilidade feminina?

Por Equipe Origen

Publicado em 04/10/2017

Você está tentando engravidar há um tempo e ainda não conseguiu? Existem vários fatores que podem interferir na fertilidade feminina, e é preciso investigá-los. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 8% e 15% dos casais no Brasil têm dificuldade para conceber um filho.

A estatística apontada pela OMS foi definida em casais que não conseguiram alcançar a concepção após 12 meses mantendo relações sexuais sem o uso de métodos contraceptivos. Se essa é a sua situação, saiba que é importante consultar um ginecologista regularmente, pois a realização de alguns exames de rotina pode te ajudar.

Acompanhando seu histórico de saúde, o médico pedirá alguns exames básicos para avaliar sua condição. Caso os resultados dessas análises deem negativos, procedimentos mais complexos serão recomendados. Neste texto, daremos exemplos de exames de rotina indicados para investigar sua fertilidade.

Ultrassonografia

O exame de ultrassom pode ser realizado pelo abdômen (suprapúbico) ou pela vagina (transvaginal). Ele consegue avaliar o tamanho e o volume dos ovários, além de acompanhar o crescimento dos folículos ovarianos, que abrigam os óvulos. Esse acompanhamento pode ajudar a detectar o dia mais fértil da mulher e ajudá-la no processo de tentar engravidar.

A ultrassonografia é um exame simples, pouco invasivo e de baixo custo. É muito importante, pois permite avaliar a anatomia do útero, dos ovários e identifica a presença de malformações, miomas, pólipos uterinos, câncer de colo do útero e até endometriose.

Exame de rotina de FSH

Esse exame mede os níveis do hormônio foliculoestimulante no sangue. Sua análise permite avaliar a reserva de óvulos e antecipar a capacidade de resposta ovariana ao estímulo.

Fique atenta à sua saúde

Alguns hábitos são prejudiciais à fertilidade, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas frequentemente e se exercitar demasiadamente. Problemas emocionais, excesso de estresse e ansiedade também podem alterar sua saúde e atrapalhar a fertilização. Por isso, mantenha uma rotina saudável e consulte um médico regularmente.

Como vimos, é muito importante manter os exames de rotina em dia para monitorar a sua saúde e, consequentemente, a sua fertilidade. Isso garante mais tranquilidade em todo o processo para quem deseja engravidar.

Gostou das informações do post? Aproveite para seguir nossas redes sociais (FacebookInstagram e Google Plus) e ficar sempre por dentro das novidades!

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.