Agende a sua consulta
quando-devo-procurar-um-especialista-em-fertilidade-feminina

Quando devo procurar um especialista em fertilidade feminina?

Por Equipe Origen

Publicado em 06/10/2017

Hoje em dia, os casais que apresentam dificuldades para ter filhos encontram, no especialista em fertilidade feminina, a chance de realizar o sonho da maternidade e da paternidade.

Isso porque os avanços da medicina reprodutiva oferecem algumas possibilidades de tratamento que ajudam a mulher a engravidar.

Mas quando é importante procurar um especialista em fertilidade feminina?

Pensando no assunto, separamos abaixo alguns dos principais fatores que podem influenciar na dificuldade de engravidar e que demandam tratamento com o profissional adequado. Confira!

Período de tentativas muito longo

O primeiro indicativo de problemas de infertilidade é o período de tentativas.

Por mais que sejam altas as chances de a mulher não engravidar em uma relação sexual, pode ser que aconteça a fecundação do óvulo pelo espermatozoide após algumas tentativas sucessivas.

No entanto, se o casal vem mantendo relações sem o uso de métodos contraceptivos por, pelo menos, 12 meses, é possível que um deles tenha problemas de fertilidade.

Logo, o mais indicado é procurar um médico especialista para que ele realize uma avaliação da fertilidade da mulher e do homem.

Idade avançada da mulher

É importante destacar que a idade é um fator extremamente relevante quando se está tentando engravidar. Assim, é natural que haja uma progressiva diminuição da fertilidade feminina com o passar do tempo, sendo 35 anos a idade em que começam a diminuir acentuadamente as chances de uma gravidez.

Por isso, no caso de insucesso, quando a mulher tem uma idade avançada, não é preciso que o casal aguarde um ano. É recomendável, nesse caso, que a consulta a um especialista em fertilidade feminina seja antecipada. Essa procura deve acontecer após seis meses de tentativas.

O profissional solicita uma avaliação e, a partir dos resultados obtidos, indica opções de tratamento para a paciente.

Ciclo menstrual irregular ou anovulação

Outra causa comum da dificuldade que algumas mulheres têm para engravidar é a irregularidade do ciclo menstrual ou a anovulação.

Mensalmente, o corpo feminino em idade fértil se prepara para uma possível gestação por meio de diversas reações fisiológicas.

Todos os processos relacionados à gestação dependem de uma ação hormonal do organismo. Esses processos incluem a liberação do óvulo, a adequação do útero para abrigar uma possível gravidez, a implantação do embrião, entre outros.

Assim, quando o ciclo menstrual não ocorre de maneira regular, é esperado que existam deficiências hormonais no organismo, que, muitas vezes, impedem que a mulher consiga engravidar, o que demanda a procura de um médico especialista em fertilidade feminina para avaliar a situação.

Tabagismo

Além de ser extremamente prejudicial a diversos aspectos da saúde do ser humano, o tabagismo pode também reduzir as fertilidades feminina e masculina. Inclusive, existem estudos que indicam que mulheres que fumam até 20 cigarros por dia têm sua fertilidade reduzida em aproximadamente 25%.

Essa redução da fertilidade ocorre em virtude da liberação de diversas substâncias tóxicas no corpo durante o fumo. A presença desses elementos tóxicos pode afetar a qualidade dos óvulos da mulher, diminuindo as chances de uma gravidez saudável.

Dessa forma, a mulher que fuma deve procurar um especialista em fertilidade feminina para avaliar as chances de engravidar.

Endometriose

Outra possível causa de infertilidade é a endometriose. Por esse motivo, as mulheres que têm a doença precisam ficar alertas aos sinais e procurar imediatamente um tratamento médico.

Caso a paciente tenha tratado uma endometriose, não é necessário que ela aguarde o período de doze meses para procurar um especialista em fertilidade feminina. A mulher já pode passar por uma avaliação o quanto antes.

É importante frisar que a endometriose pode afetar a fertilidade feminina de muitas formas: aderências, trompas obstruídas, inflamação nas estruturas pélvicas, anatomia distorcida da pelve, alteração da qualidade do óvulo e alterações no ambiente hormonal.

Cirurgias ginecológicas

As mulheres que passaram por algum tipo de cirurgia ginecológica, como a retirada de cistos dos ovários, podem procurar um especialista em fertilidade feminina, já que esses tratamentos, por causa da cicatrização no aparelho reprodutor, podem comprometer as tubas, impossibilitando a gestação.

Vantagens de procurar um especialista em fertilidade feminina

Quando os casais encontram dificuldades para engravidar, o médico especialista em reprodução humana pode ajudar em muitos aspectos. Veja, a seguir, as principais vantagens do profissional nessa etapa.

Esclarece dúvidas

É normal que tanto o homem quanto a mulher tenham inúmeras perguntas para fazer ao médico sobre a possibilidade da gestação. Por ser especialista no assunto, o profissional poderá solucionar todas as questões e, até mesmo, tranquilizar o casal já na primeira consulta.

Isso faz com que as demais etapas sejam realizadas de forma mais tranquila, com menos tensão ou preocupação.

Realiza exames e diagnósticos

Depois de levantar o histórico do casal após uma longa conversa, o médico solicita uma série de exames a fim de verificar a fertilidade do homem e da mulher.

Para as mulheres, os principais exames solicitados são os que buscam alterações hormonais ou anatômicas, como o ultrassom transvaginal, a dosagem hormonal e a histerossalpingografia.

Já a fertilidade do homem é avaliada pelo exame de espermograma, que é feito em uma amostra de sêmen.

Com base nos resultados, o médico identifica se um dos dois (ou ambos) tem problemas que impedem a gravidez.

Caso haja alguma dificuldade, existem diversos tratamentos que poderão sanar ou reverter a condição. O especialista indicará o que é mais adequado ao casal.

Acompanha todos os processos

O especialista em fertilidade feminina fará o acompanhamento de todos os processos da gestação, desde a identificação da infertilidade até o tratamento para que a mulher possa engravidar com saúde.

Isso garante mais segurança e tranquilidade ao casal, que poderá recorrer ao médico sempre que tiver dúvidas ou anseios em relação a alguma etapa do tratamento, independentemente do momento.

Oferece as melhores opções para obter a gestação

O especialista em fertilidade feminina tem todos os conhecimentos necessários e que permitem o diagnóstico e o tratamento preciso em cada caso.

A medicina reprodutiva tem possibilitado as melhores opções para quem deseja realizar o sonho de engravidar, porém encontra dificuldades.

Vale frisar que somente o profissional especializado saberá avaliar cada caso, ajudando a identificar as possíveis causas da infertilidade. Isso garante que todo o processo se dará de forma segura, sem riscos e minimizando toda a ansiedade que envolve o momento.

E você? Gostou de saber mais sobre quando se deve procurar um especialista em fertilidade feminina? Então comente abaixo suas experiências sobre o assunto e compartilhe suas vivências!