Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Quando realizar o exame de progesterona?

Quando realizar o exame de progesterona?

Quando o assunto é fertilidade e gestação, muito se fala da progesterona. No entanto, nem todo mundo sabe realmente qual a função desse hormônio, qual seu papel na fertilidade e na sexualidade feminina, nem quais doenças ou distúrbios o desequilíbrio dessa substância pode causar.

Preparamos este conteúdo para esclarecer as dúvidas sobre o exame de progesterona e quando é realmente necessário realizá-lo. Acompanhe!

O que é a progesterona?

A progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo no ovário, mas também está presente no corpo masculino, só que em menores quantidades.

Na mulher, sua principal função é preparar o útero para receber o embrião. Em casos de gravidez, ele também ajuda a mantê-la, já que é o responsável pela manutenção do revestimento uterino (endométrio).

Ciclo da progesterona

No geral, os níveis de progesterona aumentam logo após a ovulação, pois ocorre a formação do corpo lúteo, que irá produzi-la. Os níveis se mantêm altos para que a parede interna do útero, o endométrio, fique preparada para a implantação do embrião.

Quando não há gravidez, o corpo lúteo entra em atresia e para de produzir o hormônio, interrompendo o preparo do endométrio, que é eliminado na menstruação.

Quando realizar o exame de progesterona?

O exame para dosagem da progesterona deve ser realizado em torno do 20o dia do ciclo menstrual. É indicado para confirmar se a ovulação acorreu no ciclo menstrual avaliado.

Durante o tratamento com técnicas de reprodução assistida, a dosagem da progesterona é realizada antes da punção para ajudar a identificar o momento correto para a transferência dos embriões, isto é, quando a progesterona se eleva antes do momento esperado, pode diminuir a chance de gravidez. Nesse caso, o melhor é congelar os embriões e fazer a transferência em novo ciclo preparado.

Interpretação dos resultados

O exame de progesterona vai avaliar os níveis desse hormônio no sangue.

Progesterona alta

É o resultado esperado quando o exame é realizado para confirmar se houve a ovulação.

Quando realizado durante tratamento com técnicas de reprodução assistida, o resultado não é bom e a transferência deve ser adiada.

Progesterona baixa

Confirma que a ovulação não aconteceu nesse ciclo e pode ajudar a definir um tratamento para infertilidade.

Como é feito o exame de progesterona?

O exame é feito por meio de coleta simples de sangue, cerca de 7 dias após a ovulação, período em que os níveis de progesterona estão mais elevados. Contudo, para que os resultados sejam mais precisos, é fundamental uma preparação específica, que inclui:

O exame de progesterona é muito importante para o diagnóstico de problemas de fertilidade e acompanhamento da gestação, além de distúrbios hormonais. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico das alterações dos níveis desse hormônio para garantir a saúde sexual da mulher e uma possível gravidez.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a importância da avaliação das dosagens hormonais para o sucesso da reprodução assistida!

Quando realizar o exame de progesterona?
5 (100%) 1 voto

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco