Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Quero engravidar e não consigo: o que pode ser?

Quero engravidar e não consigo: o que pode ser?

Quero engravidar e não consigo: o que pode ser?
Avalie esse artigo:

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em idade reprodutiva têm dificuldades de engravidar. A frase “quero engravidar e não consigo” é ainda mais frequente com o aumento da idade.Além disso, as causas da infertilidade feminina podem ser diversas e nem sempre detectadas com a rapidez necessária para diminuir a angústia e sofrimento de quem todo mês vê a esperança de ser mãe diminuindo com a chegada da menstruação.

Por isso, para te ajudar a identificar essas complicações e a procurar ajuda mais cedo, listamos 3 causas que justificam a dificuldade de engravidar.

1. Endometriose

A endometriose se caracteriza pela presença do endométrio (tecido interno da cavidade uterina) fora do útero. Cólicas menstruais, fluxo, dor à relação sexual e infertilidade são os principais sintomas da doença.

Os especialistas ainda não sabem o que a origina, mas acredita-se que o fluxo retrógrado (quando um pouco de sangue menstrual vai para as trompas) e até mesmo a genética podem ser causas.

Existem diversas alternativas de tratamento, e o mais indicado dependerá de cada caso, de acordo com a idade, sintoma, desejo do casal e gravidade da endometriose.

2. Sobrepeso e obesidade

Nós já sabemos que mais da metade dos brasileiros estão acima do peso, segundo dados da OMS, e que o índice de massa corporal (IMC) é fator determinante para quem deseja engravidar.

A obesidade pode dificultar a ação dos hormônios sexuais, que agem na ovulação, levando a uma situação de anovulação devido ao não crescimento do folículo e consequente não liberação do óvulo.

3. Obstrução das trompas

As tubas uterinas ou trompas de Falópio precisam estar desobstruídas para que haja a gravidez. Isso porque a fecundação e o desenvolvimento do embrião ocorrem nas trompas, que também o conduzem para chegar ao útero.

Sua obstrução não é somente uma das causas da infertilidade, mas também a da gravidez ectópica.

Os tratamentos indicados para obstrução tubária são a microcirurgia para desobstrução e a fertilização in vitro. A decisão sobre o indicado para o casal é feita individualmente, e de acordo com cada caso.

Quero engravidar e não consigo: como uma clínica de Reprodução Humana pode ajudar?

As mulheres que têm problemas de saúde que as impossibilitem de engravidar de maneira natural podem contar com a ajuda de clínicas de reprodução humana.

Nelas, uma série de tratamentos hormonais, ou inseminação artificial ou fertilização in vitro, podem ser realizadas, para que as chances de conseguir engravidar sejam ainda maiores.

Por isso, se você já disse “quero engravidar e não consigo”, procure um especialista em reprodução humana e descubra como realizar esse sonho.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o no FacebookInstagram ou no Google Plus.

Avalie essa postagem:

Quero engravidar e não consigo: o que pode ser?
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
Conheça as possíveis causas do aborto

Conheça as possíveis causas do abortoAvalie esse artigo: O aborto espontâneo é definido pelo Ministério da Saúde como a perda gestacional sem intervenções externas durante o período anterior à 20ª-22ª semana de gravidez e com o feto pesando menos de […]

Leia mais

Este post foi visto 3 vez(es).

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 161 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 103 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco