Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015
App StoreGoogle Play

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Quem tem cisto simples no ovário pode engravidar?

Quem tem cisto simples no ovário pode engravidar?

O cisto no ovário é uma alteração ginecológica causada por alguns fatores. Ele é uma bolsa cheia de líquido que se forma ao redor do ovário e que pode provocar atraso na menstruação, dor na região pélvica ou, até mesmo, dificuldade de engravidar. Por isso, muitas mulheres se perguntam se quem tem cisto no ovário pode engravidar.

Essa é uma dúvida frequente entre as mulheres que apresentam essa patologia. Neste post, falaremos sobre sua relação com a fertilidade, seu diagnóstico e seus tratamentos. Acompanhe!

Qual a sua relação com a fertilidade?

O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.

É importante ressaltar que a mulher que tem cisto no ovário pode engravidar, porém é necessário consultar um ginecologista, pois o cisto pode dificultar ou impedir a ovulação. Quando esse é o problema, com o tratamento adequado aumentam as chances de gravidez.

É fundamental a avaliação médica para diagnosticar e tratar esse tipo de problema. Exames hormonais e ultrassom são importantes para essa investigação.

Como é feito o diagnóstico?

A alteração pode ser diagnosticada por meio de exame ginecológico, caso o cisto de ovário apresente grandes dimensões. No entanto, para ter um diagnóstico mais detalhado, o médico deve solicitar uma ultrassonografia transvaginal e/ou uma ressonância nuclear magnética da pelve.

A ultrassonografia transvaginal é interna, feita com uma sonda, que permite a avaliação mais precisa de todos os órgãos reprodutores femininos pela emissão de ondas sonoras para formar as imagens.

Essas imagens permitem identificar qual o tamanho do cisto de ovário e sua verdadeira composição.

Quais os tratamentos?

Para saber qual o tratamento certo, é necessário saber o tamanho do cisto e sua forma, os sintomas da paciente e sua idade. Em grande parte dos casos, ele desaparece sozinho, sem necessitar de tratamento. O ginecologista pode fazer o acompanhamento regular dos ovários por meio de exame de sangue e ultrassom para avaliar se há a evolução do cisto.

Em muitos casos, o tratamento é feito com o uso de anticoncepcionais. No entanto, se o cisto estiver provocando muitos sintomas e dificuldade de funcionamento do ovário, o médico pode indicar uma cirurgia para retirada do cisto. Em casos mais graves ou com diagnóstico de câncer, é feita a retirada do órgão.

Em síntese, a mulher que apresenta cisto no ovário pode engravidar, porém é preciso procurar um ginecologista e fazer um acompanhamento por meio de exames, a fim de observar o desenvolvimento do cisto. Com um especialista, é possível saber quais procedimentos realizar para tornar o sonho de ser mãe uma realidade.

Você gostou do nosso post sobre cisto no ovário? Então aproveite a visita ao nosso blog para ler o texto Cistos no ovário: quais as causas, sintomas e formas de tratamento e saber mais sobre o assunto!

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco