Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 9979-01109 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Sangramento de escape: por que ele ocorre?

Sangramento de escape: por que ele ocorre?

O ciclo menstrual pode variar de uma mulher para outra, sem que isso implique alguma doença. No intervalo entre um ciclo e outro pode acontecer o sangramento de escape, também conhecido como “spotting“.

Você sabe o que é o sangramento de escape e o que pode causá-lo? Sabe como é feito o diagnóstico e o tratamento? Então continue acompanhando. Vamos falar melhor sobre o assunto.

O que é o sangramento de escape?

O sangramento de escape é uma perda de sangue vaginal que ocorre durante o ciclo menstrual, entre uma menstruação e outra. O ciclo menstrual regular tem duração aproximada de 28 dias. O sangramento de escape pode ser também chamado de sangramento intermenstrual ou ainda spotting, tendo todos o mesmo significado.

Quais são as causas do sangramento de escape?

As causas do spotting são diversas, dentre outras podemos citar:

Em gestantes, o escape pode representar a presença de alguma complicação, como aborto espontâneo ou gravidez ectópica, servindo como sinal de alerta para procurar auxílio médico imediatamente.

É importante enfatizar que as mulheres que fumam são mais propensas ao spotting, sendo a interrupção do hábito a principal medida para melhorar o quadro. Além disso, nas mulheres com mais de 40 anos de idade, o sangramento de escape pode acontecer devido à proximidade do climatério e menopausa.

Com causas tão variadas, o mais adequado é procurar um especialista para ter uma avaliação mais precisa do problema e um diagnóstico correto, para assim realizar o tratamento, quando necessário.

Como é feito o diagnóstico do sangramento de escape?

Antes de mais nada, é preciso diferenciar a menstruação do sangramento de escape. Para isso, deve-se observar o dia em que o sangramento apareceu, o aspecto desse fluxo, como intensidade e volume, e a presença de outros sintomas (dor ou febre, por exemplo).

Durante a consulta, a mulher deve informar ao médico se faz uso de métodos contraceptivos e, se sim, qual ou quais métodos — DIU, pílulas combinadas ou outros. Informar, também, sobre os hábitos de vida, como fumo e relação sexual desprotegida, para que seja investigada a gravidez e IST.

Em alguns casos, quando há suspeita de anormalidades anatômicas do útero, o médico poderá solicitar um ultrassom transvaginal ou uma histeroscopia para confirmar ou descartar hipóteses.

Quais os tratamentos para o sangramento de escape?

Como as causas podem variar muito, a indicação de tratamento também dependerá do diagnóstico médico. Sendo assim, o especialista indicará o melhor tratamento para cada caso, prescrevendo o medicamento e a dosagem adequados, assim como a duração do tratamento, caso seja realmente necessário algum tipo de intervenção.

Portanto, ao observar qualquer anormalidade, seja na menstruação, seja durante o ciclo como um todo, procure imediatamente o ginecologista. Tenha em mãos um relatório básico sobre seu ciclo, sintomas e hábitos de vida, pois assim o diagnóstico será mais rápido e o tratamento, mais efetivo.

O sangramento de escape gera dúvidas nas mulheres, principalmente entre aquelas que estão no processo de tentar engravidar. Nessa fase, medos e inseguranças se tornam mais intensos. Está vivendo este momento? Então confira 5 dicas para lidar com o medo de não conseguir engravidar!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
24 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Eliane
4 meses atrás

Eu to tendo borra de café to sentindo muinta colica dor seios oque pode ser

Editor
Clínica Origen (@ana)
4 meses atrás
Reply to  Eliane

Olá, Eliane! É comum que haja um pequeno sangramento borra de café no início do ciclo menstrual.

O sangue fica dessa cor devido à permanência prolongada do sangue no canal vaginal e à mistura dele com as secreções fisiológicas da região. Acaba ocorrendo uma deterioração natural do sangue.

Por isso, não se preocupe! Mas não deixe de conversar com seu ginecologista sobre isso para ter uma avaliação mais precisa e individualizada, está bem? 😉

Sara
3 meses atrás

Oi queria tirar uma dúvida… Fiquei menstruada dia 3/8/2021
A menstruação durou só uns 3 dias fiquei 2 dia sem.sagramento. e ontem domingo ao me limpar saiu sangue no papel mas só quando faço xixi e me limpo e não desce sozinho.estou muito nervosa medo de ir ao médico e ser algo grave cancer no útero algo do tipo. Obrigado aguardo resposta.

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  Sara

Olá, Sara! Não é possível afirmar algo apenas com seu relato. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única. Sugerimos que você consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual, ok?

No entanto, se esse sangramento for pequeno e amarronzado, como borra de café, é normal e não indica nenhuma questão mais grave quando ocorre nos últimos dias do ciclo menstrual. Então, sem pânico e não deixe de procurar seu médico! 😉

Nati
3 meses atrás

Estou com borra de café a mais de 1 mês desde que parei de tomar a injeção anticoncepcional trimestral, enquanto eu tomava essa injeção tinha mês que eu não menstruava ou durava só 2 dias com o sangue normal e depois vinha a borra de café de novo durante 1 semana mais ou menos, mas depois que parei de tomar estou a mais de 1 mês com essa borra, devo ir ao ginecologista ou devo esperar parar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  Nati

Nati, infelizmente não conseguimos estimar algum quadro apenas com seu relato. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única.

Por isso, nossa sugestão é para que consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. Afinal, check ups de rotina são cuidados essenciais para a sua saúde íntima e reprodutiva.

Abraços!

Franciele
3 meses atrás

Ola mestruei dia 22/07 e hj desceu bem pouco sangue so melava o papel hj faiz 19 dia o q pode ser sera q e escape tou com medo q seja alguma coisa grave tomo injesao de um mes

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  Franciele

Olá, Franciele! Não podemos afirmar nada apenas com seu relato, mas sem pânico! Nem todos os motivos que levam ao escape envolvem doenças.

É importante manter a calma e ficar atenta ao seu corpo. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única, então é fundamental ter um parecer especializado e individual. Por isso, nossa sugestão é para que procure seu médico ginecologista, ok?

Abraços!

gabriella
3 meses atrás

oi, então, meu fluxo mentrual na maioria das vezes duram 7 dias, mas na minha última menstruação, durou 4 dias apenas e com pouco fluxo menstrual comparado a outros, oq será q aconteceu?

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  gabriella

Gabriella, infelizmente não conseguimos estimar algum quadro apenas com seu relato. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única. Não é incomum que o ciclo menstrual acabe se desregulando por conta de algum outro fator.

De qualquer forma, nossa sugestão é para que consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. Afinal, check ups de rotina são cuidados essenciais para a sua saúde íntima e reprodutiva.

Abraços!

Vick
2 meses atrás

Tenho 18 anos. A minha menstruação desceu no início do mês e hoje eu vi que desceu um pouco de sangue com apenas uns quinze dias após a última menstruação. Sou virgem e não tomo nada. Oq pode tá acontecendo? É preocupante?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Vick

Sem pânico, Vick! Não podemos afirmar nada apenas com seu relato, mas calma, porque nem todos os motivos que levam ao escape envolvem doenças.

É importante manter a calma e ficar atenta ao seu corpo. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única, então é fundamental ter um parecer especializado e individual. Por isso, nossa sugestão é para que procure seu médico ginecologista, combinado?

Cristiana
2 meses atrás

Antes de vir minha menstruação sai narrou ums três dias e depois qer menstruo de novo já fui a ginecologista ela disse qer e mornal mais eu fico com duvida

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Cristiana

Olá, Cristina!
De fato, o sangramento como borra de café é muitas vezes normal e não indica nenhuma questão mais grave quando ocorre nos primeiros ou últimos dias do ciclo menstrual.
Então, pode ficar tranquila! 😉

Lívia Barbosa
2 meses atrás

Falta 4 dias para a minha pausa e hoje deu borra de café, será que pode ser nidacao?

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Lívia Barbosa

Olá, Lívia. A menstruação amarronzada costuma ser um processo natural do corpo feminino, pela permanência prolongada do sangue no canal vaginal ou pode estar associado a disfunções hormonais.

Mas vale dizer que, muitas vezes, esse processo não está relacionado à nidação, considerando que é raro que mulheres tenham sintomas.

Por isso, sem pânico! De qualquer forma, nossa sugestão é para que você procure seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual.

Gloria
2 meses atrás

Tomo anticoncepcional elani ciclo, e sempre enmendo, e já tem uns 5 meses que enmendo e hoje fiz xixi fui limpar e tinha um pouco de sangue no papel, pode ser escape ? Deixo descer ? (Pq pra eu estar relatando isso para o ginecologista, o mais próximo so mes que vem.)

Editor
Clínica Origen (@ana)
2 meses atrás
Reply to  Gloria

Olá, Gloria. Não podemos te dar uma indicação sabendo apenas do seu relato. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única.
É necessário que você seja avaliada de maneira individual e especializada por um ginecologista.

Ângela
1 mês atrás

Comecei a te escape de sangue faz 6 meses.
Sempre quando está perto do meu período fértil.
Mas não sinto dor nem nada

Editor
Clínica Origen (@ana)
1 mês atrás
Reply to  Ângela

Olá, Ângela! O escape pode ser normal, mas também pode indicar alguma outra condição. Por isso, recomendamos que você procure seu ginecologista para uma avaliação profunda e individualizada, combinado? 😉

Naiara dos Santos Souza
13 dias atrás

Estou tomando contracep desde agosto e no mês de setembro minha menstruação desceu parou e começou com os escapes já tô na segunda dose e os escapes não param só fez diminuir , o que pode ser ?

Editor
Clínica Origen (@ana)
11 dias atrás

Olá, Naiara. Uma vez que você está tomando contraceptivo, é comum que a menstruação se desregule.
Mas, é importante que você procure seu ginecologista para uma avaliação profunda e individualizada, tá bom?
Sempre essencial manter uma acompanhamento periódico da sua saúde íntima 😉

Jessica
6 dias atrás

Boa noite, estou tomando anticoncepcional a 100 dias e desde 30/09 tendo sangramento de escape. Isso é normal ou devo procurar o ginecologista? Se for normal, quando o sangramento vai parar?

Editor
Clínica Origen (@ana)
5 dias atrás
Reply to  Jessica

Jessica, não conseguimos estimar algo apenas com seu relato. O corpo feminino é muito complexo, e a experiência de cada mulher é única.

Por isso, nossa sugestão é para que consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual. Sem pânico, ok? O acompanhamento profissional periódico é um cuidado essencial para a sua saúde íntima e reprodutiva.

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

Comunicado

SARS Cov-2 (COVID 19): vacinas, reprodução assistida e grávidas
• Posição atual conjunta •

03 de fevereiro de 2021

Grandes avanços dos estudos colaborativos incluem hoje pelo menos 85 vacinas pré-clínicas em investigação ativa em animais, 65 em ensaios clínicos em humanos, com 20 vacinas que chegaram aos estágios finais de testagem, sendo 12 já em uso em diferentes países/situações. As principais vacinas disponíveis estão constituidas por partículas de RNA mensageiro (Pfizer-Biontech e Moderna), vírus inativado (CoronaVac,Sinopharma e Covaxin, Bharat Biotech), com adenovirus (Oxford-AstraZeneca, Johnson&Johnson e Sputnik V, Gamaleya).

A pandemia segue, e neste momento a discussão se centraliza no uso das vacinas disponíveis e as pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida, grávidas e populações de risco entre as grávidas.

Nossas sociedades, avaliando também as diretrizes emitidas por sociedades mundiais como a ESHRE, a ASRM, a IFFS e a ACOG (SOGC), consideram que dentro da disponibilidade possível:

1) A vacinação tem efetividade e não induz a risco aumentado de contrair a infecção por Covid 19. Embora ainda não hajam estudos humanos de longo prazo sobre a vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das vacinas contém vírus Sars Cov-2 vivo.

2) Para indivíduos vulneráveis,que apresentam alto risco de infecção e / ou morbidade por COVID-19, dentre os quais estão as grávidas, não receber a vacina supera o risco de ser vacinado, previamente ou durante a gravidez. Inclui-se ainda neste grupo os profissionais de saúde e aqueles outros, de linha de frente, com maior risco de exposição.

3) Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida quando de vacina não disponível ou se pacientes fora de grupos de risco.

4) Decisões da utilização (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando-se os princípios éticos de autonomia, beneficência e não maleficência.

5) Esta informação sobre vacinas deve ser incluidas como um termo específico em um consentimento informado já existente. Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA

6) Seguirão atualizações, a cada momento que novos conhecimentos solidifiquem os dados atuais.

  • REDLARA - Red Latinoamericana de Reproducción Asistida
  • SBRA - Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
  • SAMeR - Sociedad Argentina de Medicina Reproductiva
  • AMMR - Asociación Mexicana de Medicina de la Reproducción
  • PRONÚCLEO - Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva
  • SAEC - Sociedad Argentina de Embriología Clínica
  • SOCMER - Sociedad Chilena de Medicina Reproductiva
  • ACCER - Asociación de Centros Colombianos de Reproducción Humana
  • SURH - Sociedad Uruguaya de Reproducción Humana
  • AVEMERE - Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología

Referências
24
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x