O hipotireoidismo é uma doença causada por um distúrbio na tireoide, glândula situada no pescoço responsável pela produção de hormônios.
É definido como a produção insuficiente dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), o que causa mudanças no metabolismo corporal e afeta tanto a fertilidade feminina quanto masculina.
Quer saber mais sobre essa doença, como sintomas, causas e tratamento, assim como os motivos de ela provocar infertilidade? Leia o post!
Sintomas do hipotireoidismo
O T4 é considerado o hormônio mais importante produzido pela tireoide, pois é ele quem coordena o metabolismo corporal.
Assim, quando produzido em baixas quantidades, que é o que acontece no hipotireoidismo, os sintomas são associados ao metabolismo mais lento e incluem:
- fadiga;
- letargia;
- aumento de peso;
- constipação;
- problemas cognitivos;
- depressão;
- aumento do fluxo menstrual.
No entanto, é importante ficar atento: alguns pacientes que sofrem de problemas na tireoide não apresentam sintomas.
Por esse motivo, exames de rotina para diagnosticar qualquer alteração, especialmente quando se está tentando engravidar, é fundamental.
O hipotireoidismo é uma doença que atinge ambos os sexos e todas as faixas etárias. Alguns grupos de risco, todavia, apresentam maior chance de desenvolver esse problema.
Entre eles estão:
- mulheres acima dos 40 anos;
- homens acima dos 65 anos;
- pacientes em tratamento radioterápico de cabeça ou pescoço;
- pessoas que já tiveram alguma outra doença na tireoide;
- pacientes em tratamento com lítio ou amiodarona;
Diagnóstico
A disfunção da tireoide é detectada por meio de exames de sangue que medem os níveis de T4 e também do TSH, ou hormônio tireoestimulante, o qual é produzido pela hipófise.
No hipotireoidismo clássico, os níveis de T4 são baixos e do TSH elevados, em uma tentativa do organismo de equilibrar a produção hormonal pela tireoide.
No hipotireoidismo subclínico, os níveis de T4 ainda estão inalterados, mas a hipófise já demonstra os primeiros sinais de doença por meio do aumento da produção de TSH.
Além disso, nos casos de tireoidite de Hashimoto, podem ser constatados nas dosagens sanguíneas a presença dos anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO) e o antitireoglobulina (anti-TG), os quais são marcadores da doença autoimune.
Tratamento
O tratamento consiste basicamente na reposição hormonal, mas é importante avaliar caso a caso para indicar o melhor medicamento e posologia.
Infertilidade e hipotireoidismo
Nas mulheres, o hipotireoidismo pode causar infertilidade porque os hormônios da tireoide exercem um papel indispensável para os ovários, especialmente por interagirem com os hormônios hipofisários que estimulam a ovulação.
Assim, a liberação do óvulo maduro é prejudicada e pode inclusive deixar de acontecer ou ocorrer em períodos irregulares, fora do período fértil.
Tudo isso dificulta a fecundação e a possibilidade de engravidar.
Além disso, o hipotireoidismo interfere na fase lútea, na qual o endométrio é preparado para receber um embrião.
Nos homens, a infertilidade decorrente do hipotireoidismo ocorre em razão do comprometimento da produção dos espermatozoides.
Além disso, essa doença pode desencadear também casos de disfunção erétil, o que não torna um homem infértil, mas dificulta as tentativas de gravidez.
Agora que você já sabe por que o hipotireoidismo causa infertilidade, não deixe de procurar auxílio médico caso note algum sintoma!
Se esse for o motivo que está diminuindo a sua fertilidade, o tratamento dessa doença é suficiente para recuperar a sua saúde reprodutiva!
Gostou do nosso post? Então temos certeza que também vai gostar de ler um pouco mais sobre infertilidade sem causa aparente. Vamos lá?