Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Sinais de gravidez ectópica

Sinais de gravidez ectópica

A gestação que se desenvolve fora do útero é chamada de gravidez ectópica, atingindo cerca de 1% a 2% dos casos. Apesar de a grande maioria ocorrer em uma das tubas uterinas, ela também pode acontecer nos ovários, no colo do útero e na cavidade abdominal.

Em uma gestação natural, a fecundação é realizada em uma das tubas uterinas pelo encontro do óvulo com o espermatozoide. O embrião formado segue em direção ao útero para se implantar e dar início à gestação. No entanto, nos casos de gravidez ectópica, a presença de alguma anormalidade nas tubas uterinas impede a passagem do embrião, que se implanta fora do útero.

Durante as primeiras semanas de gravidez, os sintomas são iguais aos de uma gestação intrauterina, fazendo com que a gestação ectópica passe despercebida. Porém, após algumas semanas os sinais de alerta aparecem.

Ela é uma condição potencialmente grave e o quanto antes for diagnosticada, melhor para a saúde e a fertilidade da mulher. Por isso, neste texto vamos mostrar os possíveis sinais da gravidez ectópica.

Boa leitura!

Quais são os sinais da gravidez normal e da gravidez ectópica?

A fecundação acontece nas tubas uterinas e o embrião formado segue em direção ao útero. Porém, a gravidez se inicia após a implantação do embrião no endométrio, camada interna de revestimento, que ocorre entre uma ou duas semanas depois da fecundação.

Ela provoca diversas alterações no corpo da mulher, principalmente devido ao aumento da produção de hormônios. Muitas mudanças causam sintomas visíveis, que começam a aparecer por volta da quinta ou sexta semana de gestação. Entre os mais comuns da gravidez tópica, estão:

Muitos sintomas da gravidez ectópica são parecidos com os de uma gestação normal, principalmente, durante as primeiras semanas. No entanto, a partir da sexta semana, sinais como os citados a seguir podem aparecer:

A gravidez ectópica é confirmada com a realização de uma ultrassonografia transvaginal, para verificar se o embrião se implantou no útero ou não, e a dosagem do hormônio b-hCG.

Quais são os riscos da gravidez ectópica?

A gravidez ectópica, na maioria dos casos, ocorre em uma das tubas uterinas e excepcionalmente pode causar consequências graves à saúde da mulher. Em geral, ela associada à endometriose ou a infecções que comprometem as tubas uterinas.

O útero é o órgão responsável pelo desenvolvimento do feto até o final da gestação, aumentando de tamanho ao longo das semanas. Para o embrião, é impossível sobreviver fora do útero por não ter espaço suficiente para crescer e por não receber os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

A demora no diagnóstico agrava a condição da paciente, aumentando o risco de rompimento do órgão e de hemorragia interna.

Existem 3 alternativas de tratamento para a gravidez ectópica: a conduta expectante (esperar e acompanhar), o medicamentoso e o cirúrgico. A escolha depende dos sintomas apresentados e da gravidade do caso. O seu objetivo é preservar a fertilidade da mulher, pois, infelizmente, a gestação não pode evoluir.

A conduta expectante é indicada apenas nos casos em que a paciente apresenta poucos ou nenhum sintoma e passa por um abortamento tubário espontâneo ou por uma absorção da gravidez. Quando ela é diagnosticada antes da 8ª semana de gestação, o risco do órgão se romper é menor e o tratamento medicamentoso pode ser utilizado.

Nos casos graves, diagnosticados, a intervenção cirúrgica é necessária e a tuba uterina afetada pode ser retirada ou não. Contudo, essa experiência não impede que a mulher engravide novamente e tenha uma gestação saudável no futuro.

A gravidez ectópica pode ocorrer na reprodução assistida?

A gravidez ectópica também pode acontecer na reprodução assistida, mas, assim como nos casos de gestação natural, a incidência é muito baixa. Existem alguns fatores que aumentam o risco, como:

Apesar de a fertilização in vitro (FIV) ser a técnica de reprodução assistida mais moderna e com maior taxa de sucesso, o risco de gravidez ectópica também existe. Nela, a fecundação ocorre em laboratório e os embriões são transferidos diretamente para o útero da paciente.

Porém, não é possível apontar uma causa isolada para a gravidez ectópica e a melhor alternativa é minimizar os riscos associados a ela. Entre elas, diminuir o número de embriões transferidos na FIV.

A gravidez ectópica ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, em geral, nas tubas uterinas. Entre os seus principais sintomas estão a dor abdominal, tontura e sangramentos. Devido aos seus riscos à fertilidade e à vida da mulher, ela deve ser diagnosticada o mais rápido possível.

Apesar de não poder ser prevenida, os riscos da gravidez ectópica diminuem com uma consulta anual ao ginecologista para identificar precocemente qualquer doença que possa afetar a saúde da mulher.

Em caso de dificuldade para engravidar após a gravidez ectópica, o casal deve consultar um médico que trabalha com infertilidade e avaliar as opções. Toque aqui para conhecer as principais indicações da FIV!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
12 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Josiane
1 ano atrás

Boa tarde ,eu estou com uns sintomas porém fiz Uma trasvaginal fiz um de sangue nem um detectou nada, mais minha barriga tá crescendo no fui no posto sai com mais dúvida, onde eu fiz O exame O médico pediu pra mim repetir da aqui a 15 dias é ele me deu uma possibilidade de uma gravidez ectópica Oq eu faço?

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Josiane

Josiane, não é possível avaliarmos a situação apenas com seu relato.
Recomendamos que você continue insistindo e buscando avaliação e tratamento médico ginecológico, ok?
Siga o pedido do médico e retorne para ser avaliada novamente. O profissional tirará suas dúvidas e te explicará qual a melhor conduta para o seu caso.

Kely Silva
1 ano atrás
Reply to  Josiane

Boa tarde, tudo bem?
Tive todos sintomas e ontem perdi o bebê com 7 semanas precisei de cesária de emergência, fui várias vezes no hospital e falavam que era normal sangramento e as dores, tomei utrogestan mas não adiantou, fiz transvaginal e aí foi confirmado a gravidez ectópica.
Índico você insistir no hospital e pedir ultrassom, é super perigoso.

Maria
1 ano atrás

Tenho 20 anos, tenho ovários policísticos mais nunca fiz tratamento, perdi muito peso em pouco tempo, mais agora meu quadril está mais largo e dei uma engordada do nada, estou bem mais sensível, muitas espinhas, ontem minha menstruação desceu bem marrom e com pedaços de sangue e sinto muita dor pélvica, não consigo ficar deitada e nem sentada, nem sequer apoiar a perna no chão pois dói demais, tudo dá desconforto, meu ovário esquerdo tá muito inchado, parece uma bola, fiz 2 testes de farmácia e 1 de sangue e todos deram negativo. Será possível uma gravidez nas trompas?

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Maria

Maria, primeiramente sentimos muito pelo seu desconforto.
Infelizmente, não é possível darmos um parecer apenas com seu relato.
Busque a opinião do seu ginecologista para ser avaliada de forma precisa, ok?

Izabel
11 meses atrás

Fiz o beta quantitativo o primeiro 261 o segundo depois de 5 dias 318 a ultra não consta nem saco gestacional fiz 4 exames de urina tudo positivo fiz 4 netas no total 2 qualitativo e 2 quantitativo tudo positivo e estou sangrando não sinto dor

Editor
Clínica Origen
11 meses atrás
Reply to  Izabel

Izabel, infelizmente não é possível avaliarmos a situação apenas com seu relato. É importante que você siga em acompanhamento ginecológico para que seu quadro seja definido com maior precisão.
Boa sorte!

Ana
10 meses atrás
Reply to  Izabel

Izabel estou com os mesmo sintomas que você estou bastante preocupada você conseguiu ter alguma resposta

Regiane
9 meses atrás

Estou com muita dor nas virilhas ,já tive uma gravidez ectópica a 3 anos ,e acho que estou grávida ainda não fiz nenhuma exame vou fazer na sexta ,dor nas virilhas pode ser sintoma de gravidez ectópica pq na outra gestação não tive essa dor apenas dor abdominal e sangramento

Editor
Clínica Origen
9 meses atrás
Reply to  Regiane

Regiane, apesar do seu relato detalhado, não podemos avaliar com precisão.
Sugerimos que procure seu ginecologista para um parecer individualizado e preciso. Não deixe de buscar atendimento!

Alessandra
8 meses atrás

Minha irmã está grávida e fez o ultrassom,viu que um bebê está na trompa e um no útero o que fazer num caso desse

Editor
Clínica Origen
8 meses atrás
Reply to  Alessandra

Alessandra, não podemos passar uma recomendação por aqui, sem avaliá-la. É importante que ela siga o acompanhamento médico.

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

12
0
Would love your thoughts, please comment.x