Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Útero retrovertido: entenda o que é e como ele afeta a fertilidade

Útero retrovertido: entenda o que é e como ele afeta a fertilidade

A maioria das mulheres tem o útero voltado para frente, curvado sobre a bexiga, que é sua morfologia normal em anteversoflexão. Em certos casos, porém, a mulher tem o órgão na direção oposta, condição chamada de útero retrovertido. É muito importante para a mulher que queira engravidar, mas esteja com dificuldades, saber o que é útero retrovertido.

Estudos apontam que entre 15% e 25% das mulheres apresentam o útero retrovertido. Nessas mulheres, o útero se apresenta em uma posição diferente da mais comum, voltado para trás, na direção do reto, não para frente, acompanhando o formato da bexiga. Há ainda outras posições que o útero pode se apresentar.

No entanto, essa alteração de posição não provoca infertilidade. É simplesmente menos comum do que a outra.

Elaboramos este post para falar dos sintomas, do tratamento e da relação do útero retrovertido com a fertilidade feminina. Acompanhe!

Quais são suas causas e a sua relação com a fertilidade feminina?

Algumas mulheres apresentam o útero retrovertido desde o nascimento. Outras adquirem essa condição nas seguintes situações:

A alteração da posição do útero não impede a mulher de engravidar.

Quais são os sintomas?

Muito raramente pode estar associado a dor pélvica. Entretanto, o mais provável é que isso ocorra por uma associação com o fator causal.

Como é feito o tratamento?

Não é necessário tratar essa condição. Quando necessário, o tratamento deve ser feito para o fator causal, como retirada de miomas ou aderências

Em síntese, é muito importante saber o que é útero retrovertido. É essencial procurar um ginecologista para que ele possa avaliar o caso e recomendar os tratamentos específicos para cada mulher.

Você curtiu nosso post sobre útero retrovertido e como ele afeta a fertilidade? Então aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto Como é feita a avaliação da fertilidade da mulher para saber mais sobre o assunto!

Útero retrovertido: entenda o que é e como ele afeta a fertilidade
5 (100%) 1 voto[s]

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco