A maioria das mulheres tem o útero voltado para frente, curvado sobre a bexiga, que é sua morfologia normal em anteversoflexão. Em certos casos, porém, a mulher tem o órgão na direção oposta, condição chamada de útero retrovertido. É muito importante para a mulher que queira engravidar, mas esteja com dificuldades, saber o que é útero retrovertido.
Estudos apontam que entre 15% e 25% das mulheres apresentam o útero retrovertido. Nessas mulheres, o útero se apresenta em uma posição diferente da mais comum, voltado para trás, na direção do reto, não para frente, acompanhando o formato da bexiga. Há ainda outras posições que o útero pode se apresentar.
No entanto, essa alteração de posição não provoca infertilidade. É simplesmente menos comum do que a outra.
Elaboramos este post para falar dos sintomas, do tratamento e da relação do útero retrovertido com a fertilidade feminina. Acompanhe!
Quais são suas causas e a sua relação com a fertilidade feminina?
Algumas mulheres apresentam o útero retrovertido desde o nascimento. Outras adquirem essa condição nas seguintes situações:
- devido à flacidez dos ligamentos responsáveis por fixar o útero à pelve e a outros órgãos;
- durante o parto;
- infecções pélvicas;
- presença de aderências provocadas pela endometriose ou miomas.
A alteração da posição do útero não impede a mulher de engravidar.
Quais são os sintomas?
Muito raramente pode estar associado a dor pélvica. Entretanto, o mais provável é que isso ocorra por uma associação com o fator causal.
Como é feito o tratamento?
Não é necessário tratar essa condição. Quando necessário, o tratamento deve ser feito para o fator causal, como retirada de miomas ou aderências
Em síntese, é muito importante saber o que é útero retrovertido. É essencial procurar um ginecologista para que ele possa avaliar o caso e recomendar os tratamentos específicos para cada mulher.
Você curtiu nosso post sobre útero retrovertido e como ele afeta a fertilidade? Então aproveite a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto Como é feita a avaliação da fertilidade da mulher para saber mais sobre o assunto!