Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Conheça os 6 principais tratamentos para infertilidade masculina

Conheça os 6 principais tratamentos para infertilidade masculina

Nem sempre a dificuldade de engravidar é resultado de um problema com a mulher. Pelo contrário, os tratamentos para infertilidade masculina têm sido cada vez mais procurados pelos homens, uma vez que eles já correspondem a pelo menos 40% dos casos de infertilidade em casais.

Mas você sabe quais são os tratamentos mais adequados? A verdade é que a forma de tratar depende muito da causa do problema. Por isso, no post de hoje, veja 6 formas de tratar a infertilidade masculina. Confira!

1. Medicamentos

Antes de tudo, é preciso fazer uma série de exames para determinar quais as causas da infertilidade. Muitas delas podem ser tratadas apenas com o uso de medicamentos. É o caso das infecções no aparelho reprodutor, que reduzem a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen. O tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos.

Quando o problema está na dificuldade ou na ausência de ejaculação, podem ser indicados medicamentos como a efedrina e a fenilpropanolamina. Se a medicação não for suficiente, pode ser necessária uma cirurgia.

2. Tratamento hormonal

A infertilidade pode ocorrer se o homem não produzir espermatozoides suficientes por deficiência de hormônios. Isso pode ocorrer tanto por problemas genéticos quanto por distúrbios na tireoide, uso de anabolizantes ou medicamentos, ou, ainda, como consequência de tumores na hipófise.

Nesses casos, é necessário fazer uma terapia hormonal, que geralmente dura 3 meses. São administrados medicamentos com os hormônios que regulam a produção dos espermatozoides.

3. Cirurgias

varicocele é responsável por mais da metade dos casos de infertilidade masculina. Ela provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos da região dos testículos, o que dificulta a produção e a liberação dos espermatozoides.

O tratamento indicado é uma cirurgia para a ligação dos vasos dilatados, interrompendo o fluxo sanguíneo por essas veias. O procedimento é bem simples, sem a necessidade de internação. O paciente pode retornar às atividades normais em apenas uma semana.

Outras cirurgias podem ser feitas quando os tratamentos hormonal ou medicamentoso não funcionam. Tudo vai depender do diagnóstico e de como o organismo responde ao tratamento.

4. Inseminação artificial

O procedimento pode ser indicado quando, depois de o médico tentar os tratamentos mencionados anteriormente, o paciente não libera espermatozoides suficientes.

O homem faz a coleta do esperma em laboratório por masturbação e esse material passa por preparação para posterior aplicação diretamente no útero.

5. FIV (Fertilização in vitro)

Assim como na inseminação artificial, os espermatozoides também são colhidos por ejaculação. A diferença é que a fecundação é feita em laboratório, com os espermatozoides preparados colocados junto dos óvulos — os embriões formados são transferidos ao útero.

FIV (fertilização in vitro) é recomendada para quando o homem apresenta uma alteração importante no sêmen, com diminuição na quantidade, motilidade e/ou morfologia.

6. ICSI

A ICSI é uma variação da FIV. Quando a técnica é indicada, ela substitui o método clássico de fertilização. Na ICSI, um espermatozoide previamente selecionado é injetado diretamente no citoplasma do óvulo, o que aumenta as chances de fecundação.

Esse tratamento é indicado quando o homem tem uma alteração grave no espermograma.

Ou seja, os tratamentos para infertilidade masculina dependem muito das causas. Por isso, é fundamental procurar um médico especialista para tratar da maneira mais adequada, o mais cedo possível.

Quer saber mais sobre infertilidade? Entre em contato conosco e conheça os melhores tratamentos.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
30 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
carol
4 anos atrás

queria saber se tem tratamento pra infertilidade se o homem tiver caxumba no saco

Clínica Origen
4 anos atrás
Reply to  carol

Carol! Após o seu marido estar curado da caxumba o indicado é que ele procure um especialista para avaliar como está a fertilidade dele.

Francisca maria amorim dos santos
4 anos atrás

Ja vou fazer 40anos i n consegui engravidar.mas o poblema ta nu esposo deu baoxo a quantidade de esperma

Clínica Origen
4 anos atrás

Olá, Francisca. Existem tratamentos para infertilidade masculina, uma avaliação é necessária. Agende uma consulta para que possamos ajuda-los. Atenciosamente equipe Origen.

evanilde michalack
3 anos atrás

Eu Evanilde michalack tenho 34 anos estou querendo engravidar…mas o poblema é do meu marido, tem pouco esperma, já fez uma cirurgia para obstruir o impasse, mas não resolveu em nada !!

Editor
Maisa Moschin
3 anos atrás

Olá Evanilde,
A reprodução assistida tem diversas técnicas para auxiliar no sonho da Gravidez. Entre em contato com nossa clínica para agendar uma consulta
Ligue em um de nosso telefone ou nos chame no WhatsApp.
(31) 2102-6363
(31) 99650-0786

Obrigada!

Júlio César
2 anos atrás

Mim chamo julio césar eu produz muito esperma só q ele eh meio transparente e não consigo engravidar minha esposa

Editor
Clínica Origen
2 anos atrás
Reply to  Júlio César

Olá, Júlio César! Não é possível afirmar algo apenas com seu relato. É possível que seja um indicativo de um quadro de infertilidade, mas nossa sugestão é que você consulte seu médico para ter um parecer especializado e individual.

E se tiver interesse em ter uma visão especializada da medicina reprodutiva para ajudá-lo, conte conosco! Agende sua avaliação. 🙂

Manuel
2 anos atrás

Eu não sei se o problema esta comigo, ou nao, é que na verdade aminha esposa tem engravidado mas a pois 2mese sai espontaneamente então quero saber será que não Fasso filhos?

Editor
Clínica Origen
2 anos atrás
Reply to  Manuel

Olá, Manuel! Não é possível avaliarmos apenas com seu relato. É importante que você e sua esposa visitem um médico especialista em reprodução humana. Assim, a fertilidade de ambos será investigada para assim entender o que pode estar gerando os abortos espontâneos.
Estamos à disposição se precisarem agendar uma avaliação. Contem conosco! 🙂

Gustavo
1 ano atrás

Existe possibilidade de se tornar infértil e se tornar fértil novamente ?

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Gustavo

Olá, Gustavo!
Sim, se o fator que causa a infertilidade for tratado, em alguns casos a pessoa pode ser considerada fértil novamente 😉

Fran
1 ano atrás

Ola!
Então meu esposo fez o espermograma e deu uma grande % de mortos e uma pequena % vivo e não consigo engravida
Que tratamento devemos fazer pois temos 45 e 43 anos
Eu quero ter outro filho😭

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Fran

Fran, não é possível indicarmos um tratamento sem antes avaliar você e seu marido em consulta. Agende uma avaliação conosco!
Será um prazer ajudá-los 💙

Heleno Alencar
1 ano atrás

É possível descobrir as causas ou a causa da infertilidade masculina? Estou produzindo parte dos espermas mortos sem motilidade. Já procurei muitos médicos aqui na minha cidade, mas nenhum conseguiu desvendar as causas do problema.

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Heleno Alencar

Sim, Heleno. Alguns casos são mais complexos de se identificar as causas, mas geralmente é possível identificá-las e tratá-las.
Agende uma avaliação conosco para podermos entender melhor seu caso. Será um prazer ajudar.

Joselia Felipe Gonçalves
1 ano atrás

Meu esposo fez o exame de espermograma pediu pra ele repetir a contagem tava baixa, tem algum medicamento que ajuda ?

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás

Joselia, não podemos prescrever medicação por aqui. É importante que vocês retornem em seu médico para tirarem essas dúvidas e definirem a melhor conduta para ajudá-los 😉
Qualquer coisa, estamos à disposição!

Araújo casião
1 ano atrás

Bom dia eu faço relação sexual más não estou a reproduzir espermatozóides oq faço qual é o tratamento?

Editor
Clínica Origen
1 ano atrás

O tratamento depende do que está causando sua azoospermia.
Por isso, para saber qual o melhor tratamento para o seu caso, é necessário que busque atendimento clínico de um urologista ou especialista em reprodução humana.
Estamos à disposição 🙂

Juliano de Oliveira Campos
10 meses atrás

É normal escorrer todo o esperma após a relação?

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás

Juliano, é complicado avaliarmos apenas com seu relato.
Busque a opinião do seu urologista.

Oraides mai
10 meses atrás

Se alguém tomar asteroides a ponto de zerar o seme tem tratamento que possa voltar a produzir

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Oraides mai

Depende da saúde reprodutiva do homem, mas pode ser possível. Sugerimos que procure um urologista para uma avaliação mais precisa.

Pacheco Tiongo
10 meses atrás

Quero lhe contactar.
Falo de Cabinda-Angola.

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Pacheco Tiongo

Estamos localizados no Brasil. Você achar nossas informações de contato aqui 🙂

Pacheco Tiongo
10 meses atrás

Boa noite Pessoal ou Doutor.
Estou com ausência de esperma ou, no acto sexual sinto que estou a ejecular mais não sai nada.
A 5 anos fiz um tratamento que resultou no aparecimento do mesmo, três meses depois sumiu.

Editor
Clínica Origen
10 meses atrás
Reply to  Pacheco Tiongo

Pacheco, é importante que você procure um médico urologista ou especialista em reprodução humana para que seu quadro seja avaliado e tratado da melhor forma possível.

Gustavo
1 mês atrás

Eu já até engravidei minha mulher mais quando foi ver no exame de sangue deu negativo Oque poderia ser pfvr tem alguma resposta?

Editor
Clínica Origen
1 mês atrás
Reply to  Gustavo

Não podemos avaliar por aqui, Gustavo. Para entendermos o que pode estar ocorrendo, agendem um consulta! Será um prazer atendê-los e ajudá-los 🙂

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

30
0
Would love your thoughts, please comment.x