A nidação é o momento de implantação do embrião no útero. Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide nas tubas uterinas, ele migra em sentido ao útero para se fixar no endométrio, que receberá o embrião e permitirá que ele se desenvolva por 9 meses. A mulher raramente apresenta os seus sintomas e, por serem discretos, podem passar despercebidos! Esse processo também ocorre na FIV (fertilização in vitro).
Por outro lado, algumas mulheres percebem sinais do período da fecundação e da implantação embrionária no tecido endometrial, que são sinais de gravidez e, muitas vezes, motivam a mulher a realizar um teste ou procurar um médico.
Você conhece os principais sintomas da nidação? Sabe quando ela ocorre? Então acompanhe o nosso artigo. Vamos falar mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas!
O que ocorre antes da nidação?
Quando um óvulo é fecundado nas tubas uterinas (também conhecidas como trompas de Falópio), ele continua sua jornada até o útero e passa a se chamar zigoto, quando ainda não teve início a divisão celular. Pouco tempo depois, ainda durante o percurso até o útero, a divisão começa e o zigoto passa a ser denominado embrião.
Um dos maiores desafios da gestação é a fecundação, principalmente pelo fato de grande parte dos óvulos fecundados, antes mesmo de chegarem ao útero, interromperem seu desenvolvimento por razões diversas.
Quanto tempo leva da fecundação até a nidação?
O tempo que leva da fecundação até o início da nidação é de cerca de 6 dias. O início da contagem ocorre no momento que o óvulo é fecundado e termina quando ele começa a se fixar (nidação) no endométrio, camada interna do útero.
Quando a nidação ocorre?
Para que haja a nidação, o espermatozoide deve ter fecundado o óvulo e formado o embrião algum tempo antes. Ela acontece quando o embrião tem aproximadamente 6 dias de vida e é chamado de blastocisto.
Entre o 5º e o 6º dia depois da fecundação, o embrião já é formado por 64 células. Depois disso, penetra no útero e fixa-se na sua mucosa. Podemos entender melhor da seguinte forma:
- o embrião entra no útero em torno do 3º dia após a fecundação;
- o embrião fixa-se na mucosa uterina entre o 6º e o 7º dia após a fecundação;
- acaba o processo de nidação e o embrião se encontra implantado na mucosa uterina aproximadamente no 12º dia após a fecundação;
- as células do embrião vão se dividir para que o desenvolvimento tenha continuidade, já as células do exterior vão formar o invólucro (o “trofoblasto”);
- as células do embrião continuam se diferenciando e se multiplicando;
- ao entrar nessa mucosa, o embrião estabelece a sua implantação e continua o seu desenvolvimento por toda a gestação.
Quais os sintomas da nidação?
Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.
Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.
A mulher que notar tais sintomas deve ficar atenta pois, se eles permanecerem por mais de 3 dias, algo pode não estar bem e recomenda-se que ela procure um médico, principalmente após quadro de sangramento prolongado e fortes dores abdominais.
Toda mulher apresenta sintomas durante a nidação?
A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico.
Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.
Você curtiu este post sobre nidação? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe, conosco e os outros leitores a sua opinião sobre o assunto!