Agende a sua consulta

O que é vasectomia e como é feita?

Por Equipe Origen

Publicado em 05/02/2024

A fertilidade masculina, assim como a feminina, depende do pleno funcionamento do sistema reprodutor — vários hormônios e órgãos estão envolvidos nisso. A vasectomia é uma intervenção para, justamente, fazer com que o aparelho reprodutivo masculino não complete suas funções.

A vasectomia é um procedimento simples, escolhido por muitos casais que buscam um método de planejamento familiar permanente. Entretanto, há algumas regras para realizar essa técnica. Somente após avaliação e indicação médica, o casal pode seguir adiante com essa decisão.

Neste post, vamos explicar o que é vasectomia e como é realizada. Também vamos abordar as possibilidades para quem muda de decisão e decide ter filhos posteriormente. Para começar, entenda o que acontece no aparelho reprodutivo do homem para que ele seja fértil!

Como o sistema reprodutor masculino funciona?

O caminho da fertilidade masculina começa no eixo hipotálamo-hipófise. Essas duas glândulas estão localizadas na base do cérebro e agem na liberação de vários hormônios, inclusive o FSH (hormônio folículo-estimulante) e o LH (hormônio luteinizante).

O FSH e o LH são gonadotrofinas, isto é, são hormônios que estimulam o funcionamento das gônadas ou glândulas sexuais: testículos, no homem; ovários, na mulher.

Ao serem estimulados pelos hormônios gonadotróficos, os testículos produzem testosterona, principal hormônio masculino. Também é nos testículos e sob estímulo de testosterona que ocorre a espermatogênese (produção de espermatozoides).

Após serem produzidos, os espermatozoides são transportados pelo sistema ductal do trato reprodutivo masculino e ficam armazenados nos órgãos situados atrás dos testículos, os epidídimos. Nesse local, os gametas amadurecem e adquirem motilidade.

Quando o homem passa por estimulação sexual, os espermatozoides saem dos epidídimos, passam pelos canais ou vasos deferentes e se misturam aos fluídos secretados pela próstata e pelas vesículas seminais para constituir o sêmen. Por último, o esperma é liberado para fora do corpo masculino pelo canal uretral.

O que é vasectomia?

Vasectomia é uma cirurgia de esterilização masculina. O objetivo desse procedimento é bloquear a passagem dos espermatozoides para que eles não se unam aos líquidos que formam o sêmen. Depois disso, o homem terá vida sexual e ejaculação normais, mas não existirão mais células reprodutivas em seu esperma.

Vale lembrar para quem tem dúvida que sêmen e esperma são sinônimos, termos referentes ao fluído que é liberado pelo homem no ato da ejaculação. Já os espermatozoides são os gametas ou células reprodutivas masculinas, responsáveis por fertilizar o óvulo para formar uma nova vida.

A vasectomia é uma indicação para homens que não querem mais ter filhos. É um método muito procurado por casais que buscam uma opção segura de contracepção definitiva. As regras atuais para se submeter a essa cirurgia são: ter dois filhos vivos e no mínimo 21 anos de idade — antes, a idade mínima permitida era de 25 anos.

Como a vasectomia é realizada?

A cirurgia de vasectomia é um procedimento simples e rápido, realizado com anestesia local e que pode ser feito no próprio consultório do urologista, sem necessidade de internação hospitalar.

A técnica cirúrgica convencional consiste em realizar uma incisão na bolsa escrotal para acessar as estruturas internas. Os canais deferentes são localizados e seccionados para obstruir o transporte dos espermatozoides.

Há também uma técnica moderna e minimamente invasiva, conhecida como vasectomia sem bisturi. Nesse caso, o médico faz uma punção na pele do escroto com uma pinça especialmente desenvolvida para essa operação. Localizados os canais deferentes, eles são cortados por meio de uma mínima incisão e suas pontas são ocluídas com clips de titânio.

A vasectomia não afeta a função sexual do homem, visto que a testosterona continua a ser produzida nos testículos. O procedimento apenas bloqueia a passagem das células reprodutivas.

Depois da cirurgia, o casal ainda deve utilizar outra forma de contracepção por pelo menos 60 dias, pois espermatozoides podem permanecer vivos no trato reprodutivo por um determinado tempo.

O exame de espermograma é realizado depois de pelo menos 20 ejaculações ou 90 dias após o procedimento cirúrgico, sendo esse o tempo esperado para eliminação completa dos gametas restantes. No resultado do exame, deve constar azoospermia, termo que descreve a ausência de espermatozoides no ejaculado.

O que o homem pode fazer caso queira mais filhos?

É comum que homens submetidos à vasectomia se arrependam, anos depois, e queiram mais filhos, principalmente se fizeram a cirurgia muito jovens ou iniciaram um novo relacionamento conjugal.

É possível reverter o procedimento em algumas situações. O sucesso da reversão de vasectomia depende de vários fatores, como: tempo de cirurgia, técnica empregada, idade e fertilidade da parceira. O casal deve ser avaliado em conjunto para a escolha da melhor conduta.

Outra opção para casais inférteis devido à vasectomia é a fertilização in vitro (FIV). Com essa técnica de reprodução assistida, os espermatozoides são encontrados nos testículos ou epidídimos e coletados com procedimentos de recuperação espermática. Depois, são usados para fertilizar os óvulos por meio da injeção intracitoplasmática de espermatozoides (FIV ICSI). Os embriões gerados são transferidos para o ambiente uterino. Confira, agora, informações sobre as possíveis causas da infertilidade masculina!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.