Agende a sua consulta

Inteligência artificial na escolha do embrião: conheça a CHLOE

Por Equipe Origen

Publicado em 17/03/2025

A inteligência artificial (IA) está transformando diversas áreas do conhecimento, oferecendo soluções mais precisas e eficientes em campos como medicina, educação e indústrias tecnológicas. Na reprodução assistida, não poderia ser diferente. Com essas inovações, podemos otimizar os tratamentos de fertilidade, melhorando o processo de seleção dos embriões

O uso de inteligência artificial para selecionar o embrião com maior chance de implantação no útero tem aumentado as chances de sucesso na fertilização in vitro (FIV), pois permite uma avaliação de qualidade minuciosa e totalmente automatizada.

Neste post, você verá o que é a tecnologia CHLOE e como ela pode melhorar os resultados de FIV ao aprimorar a seleção dos embriões. Confira! 

Como é feito o cultivo embrionário na FIV?

A FIV é uma técnica avançada de reprodução assistida que consiste em coletar os gametas femininos e masculinos para fertilizar os óvulos em um ambiente laboratorial controlado. Esse tratamento pode ser indicado para casais com diversos fatores de infertilidade, como idade materna avançada, endometriose, obstrução tubária, fatores masculinos moderados e graves ou azoospermia, entre outros. 

As principais etapas da FIV são:

  • estimulação ovariana — os ovários da paciente são estimulados com hormônios para que múltiplos óvulos maduros sejam coletados;
  • aspiração folicular — os óvulos são coletados dos ovários em um procedimento guiado por ultrassonografia, antes que a mulher chegue a ovular;
  • preparo seminal — os gametas masculinos também são coletados e passam por capacitação com métodos que ajudam a selecionar os espermatozoides mais preparados para fertilizar os óvulos;
  • fertilização — os óvulos são fertilizados em laboratório com os espermatozoides selecionados; 
  • cultivo embrionário — os embriões gerados são cultivados em incubadora que oferece um ambiente semelhante ao que seria encontrado no corpo materno, permitindo que eles se desenvolvam até o estágio adequado para transferência ao útero ou congelamento.

Durante o cultivo em incubadora, os embriões são monitorados continuamente. Eles são avaliados quanto à divisão celular, capacidade de evoluir até o estágio de blastocisto e qualidade geral. Contudo, a seleção manual dos embriões depende da experiência dos embriologistas. É nesse contexto que a inteligência artificial, como a ferramenta CHLOE, entra para oferecer uma abordagem mais precisa e confiável para a seleção embrionária.

O que é CHLOE?

A CHLOE (Cultivating Human Life through Optimal Embryos) é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida para melhorar a seleção de embriões durante os tratamentos de FIV. Baseada em anos de pesquisa e análise de dados, a tecnologia combina informações visuais capturadas por time-lapse e algoritmos avançados para identificar embriões com maior potencial de implantação.

A incubadora com time-lapse representa um grande avanço na reprodução assistida, pois permite o monitoramento contínuo e detalhado do desenvolvimento embrionário. Há uma microcâmera instalada no interior da incubadora, que registra imagens em intervalos programados, capturando informações morfocinéticas fundamentais sobre cada embrião.

O sistema time-lapse na etapa de incubação elimina a necessidade de manipular frequentemente os embriões, mantendo-os em um ambiente controlado e protegido de fatores externos que poderiam comprometer sua viabilidade. Assim, pode-se acompanhar a fase de clivagem em tempo real, aprimorando a avaliação dos embriões com provável maior potencial de dar início a uma gravidez.

Nesse cenário, a CHLOE tem se mostrado uma ferramenta inovadora, que combina a tecnologia time-lapse com a inteligência artificial, possibilitando uma seleção mais rápida e precisa dos embriões.

O sistema utiliza as imagens obtidas pela incubadora, que registram o desenvolvimento dos embriões em diferentes estágios. Essas imagens são analisadas por algoritmos de IA treinados para reconhecer padrões associados ao sucesso reprodutivo.

Ao fornecer uma análise objetiva e baseada em dados, a CHLOE auxilia os embriologistas e médicos a tomarem decisões personalizadas para a seleção de embrião de cada paciente. Isso provavelmente aumenta as chances de uma transferência embrionária bem-sucedida e de uma gravidez saudável.

Com a ajuda da CHLOE, é possível:

  • avaliar a qualidade dos óvulos para uso na FIV (ainda em fase experimental), congelamento e ovodoação;
  • avaliar o desenvolvimento embrionário em tempo real, identificando padrões que indicam maior viabilidade;
  • reduzir a subjetividade na seleção dos embriões, tornando o processo mais padronizado e confiável;
  • aumentar as chances de gravidez ao priorizar embriões mais saudáveis e com menor risco de aneuploidias (alterações cromossômicas); 
  • minimizar a necessidade de transferência de múltiplos embriões, reduzindo os riscos de gestação múltipla.

Para os casais que passam por tratamentos de FIV, a CHLOE oferece ainda os seguintes benefícios: 

  • provavelmente maior probabilidade de sucesso logo nas primeiras tentativas; 
  • menor desgaste emocional e financeiro, visto que a redução de ciclos de tentativa diminui o impacto emocional e os custos do tratamento;
  • também é possível priorizar o congelamento de embriões saudáveis para tentativas futuras de gravidez.

Com esses avanços, a CHLOE está redefinindo os padrões de excelência na reprodução assistida. Portanto, vemos que nesse cenário a inteligência artificial pode ser uma aliada na escolha de embriões de qualidade, trazendo novos caminhos para casais que sonham com a chegada de um filho. 

Agora, leia nosso texto que explica tudo sobre FIV- fertilização in vitro, abordando o passo a passo da técnica, indicações, procedimentos complementares e outras informações!

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.