O sistema reprodutor feminino prepara-se, a cada ciclo menstrual, para uma possível gravidez, e os ovários são os órgãos responsáveis pela liberação do óvulo a ser fecundado.
Quando a mulher se submete à FIV (fertilização in vitro), os óvulos são retirados por um procedimento chamado aspiração ou punção folicular.
Diversos motivos podem levar um casal a recorrer a uma técnica de reprodução assistida como a FIV. Esse procedimento é, atualmente, o que apresenta maiores taxas de sucesso na obtenção de uma gestação.
Cada uma de suas etapas é acompanhada por especialistas a fim de maximizar as chances de sucesso. São realizados exames e procedimentos que permitem a seleção dos melhores gametas para a etapa de fecundação e dos embriões formados, para a transferência ao útero.
A quantidade e a qualidade dos gametas femininos estão diretamente relacionadas à idade, de modo que, quanto mais o tempo passa, menor a quantidade e pior a qualidade dos óvulos. Com isso, ocorre uma diminuição na chance de gravidez.
A aspiração folicular é também uma etapa do procedimento que tem como objetivo preservar a fertilidade feminina ao coletar óvulos para serem congelados e utilizados posteriormente.
Acompanhe o texto a conheça mais sobre a aspiração folicular!
Como é feita a FIV?
A primeira etapa do procedimento de FIV é a estimulação ovariana. Essa etapa é importante para que mais folículos, contendo óvulos, cresçam.
Em um ciclo habitual, apenas um folículo cresce e somente um ovulo é liberado. Entretanto, a estimulação ovariana, com administração de medicamentos hormonais, leva ao crescimento de um número maior de folículos, permitindo a coleta de mais gametas femininos para serem fecundados. Esses folículos são então aspirados por uma agulha.
Simultaneamente ocorre a coleta do sêmen, que é manipulado em laboratório para capacitação dos espermatozoides, ou seja, seleção e concentração dos gametas para a fecundação do óvulo.
Os embriões formados são transferidos para o útero. Para que a implantação ocorra, o embrião deve ter determinada qualidade e o endométrio estar preparado para recebê-lo, condição denominada receptividade endometrial.
O que é e como é feita a aspiração folicular?
A aspiração folicular é a segunda etapa da FIV, ocorrendo após a estimulação ovariana e antes da fecundação. É um procedimento considerado relativamente simples que consiste na aspiração dos folículos que contêm os óvulos a serem fecundados. Esses folículos são aspirados por meio de uma agulha, guiada por ultrassonografia transvaginal.
O procedimento é realizado sob sedação e demora aproximadamente 10 minutos.
A agulha de punção, por ser um instrumento fino e longo, consegue chegar até os ovários para que a sucção seja realizada. Essa técnica passou a ser utilizada em 1981 pela facilidade de poder ser realizada em regime ambulatorial e por permitir rápida recuperação da paciente.
O líquido folicular é aspirado para um tubo de ensaio e levado a um microscópio para que o óvulo seja identificado. Cada folículo contém um óvulo.
Para que o procedimento seja realizado, aconselha-se que a paciente mantenha 8 horas de jejum total, senão ela não pode ser submetida à anestesia.
Qual a importância desse procedimento para a FIV?
A aspiração folicular é a forma de retirar os óvulos de dentro dos folículos para o laboratório em que será feita a fecundação e posterior desenvolvimento embrionário.
Após a identificação, avalia-se a maturidade dos óvulos. Aqueles que estão maduros são submetidos à ICSI, isto é, têm um espermatozoide injetado em seu citoplasma. Os óvulos imaturos não são capazes de fertilizar e por isso são descartados.
Os óvulos também podem ser congelados como forma de preservar a fertilidade feminina caso a mulher manifeste o desejo de postergar a gestação. Esse procedimento recebe o nome de criopreservação e consiste no congelamento de gametas em nitrogênio líquido, a uma temperatura de 196 graus negativos.
Eles podem permanecer congelados por tempo indeterminado, e sua utilização deve seguir as regras determinadas pela resolução 2168/2017 do CFM, que visa regular a ética em procedimentos de reprodução assistida como a FIV.
A FIV é uma técnica de reprodução assistida realizada em algumas etapas, sendo a coleta dos óvulos ou aspiração folicular um de seus passos iniciais. Entender cada passo desse procedimento é importante para facilitar a compreensão total do tratamento e de suas possibilidades de resultados.
Para saber mais sobre a aspiração folicular e as demais etapas da FIV, além de suas técnicas complementares, indicações e recomendações, leia nosso texto especial sobre a técnica.