O momento de constatar um resultado positivo é o mais aguardado por quem está tentando engravidar. São muitas expectativas acerca disso — e, por vezes, muitas tentativas frustradas. Sendo assim, uma dúvida para grande parte das tentantes é essa: “com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?”.
Existem vários fatores determinantes para que a gestação seja confirmada, entre eles estão: idade materna, número de óvulos disponíveis na reserva ovariana, permeabilidade das tubas uterinas, níveis hormonais, parâmetros seminais, qualidade embrionária e receptividade uterina.
Quando um casal se depara, repetidas vezes, com o teste de gravidez negativo, é aconselhável que um especialista em medicina reprodutiva seja procurado, a fim de realizar a avaliação da fertilidade do casal. Tanto a mulher quanto o homem precisam ser examinados, pois os dois têm a mesma probabilidade de serem inférteis.
Confira, neste post, com quantos dias é possível fazer o teste de gravidez e obter um resultado confiável!
Como o teste de gravidez funciona?
O teste de gravidez é feito a partir da detecção da fração beta do hormônio hCG em uma amostra de sangue ou urina. Esse é considerado o hormônio da gravidez, justamente, porque é produzido pelo corpo da mulher somente quando ela está grávida, a partir do momento da implantação do embrião no útero.
Vários eventos acontecem no sistema reprodutor antes da confirmação da gestação, como o desenvolvimento dos gametas, a ovulação, a fecundação e o desenvolvimento pré-embrionário. Entretanto, é a implantação do embrião, também chamada de nidação, que marca o início da gravidez, o que pode ser confirmado com a avaliação do hCG no corpo da mulher.
O hCG é um hormônio com composição semelhante à de outros, como o LH e o FSH. Ele apresenta duas subunidades, as frações alfa e beta. A primeira é idêntica a dos hormônios citados, mas a fração beta é específica. Por isso, o exame se chama beta-hCG.
O teste de sangue é mais sensível à presença de hCG. Com apenas 1 dia de atraso na menstruação (em mulheres que têm ciclos menstruais regulares), é possível detectar o hormônio na corrente sanguínea. Já o teste de urina pode demorar alguns dias a mais para conferir um resultado confiável. Os baixos níveis do hormônio no início da gravidez podem resultar em um falso negativo.
Além de apresentar maior sensibilidade, o exame de sangue pode indicar não somente o resultado positivo, mas também a quantidade de hCG. São chamados de testes quantitativos, os quais permitem inferir de quantas semanas, aproximadamente, é a gravidez.
Os níveis de hCG passam por um aumento diário durante as primeiras semanas de gestação. No segundo trimestre, a concentração estabiliza e, logo, começa a reduzir. Isso ocorre porque o hormônio hCG é responsável pela manutenção do corpo-lúteo, que é uma estrutura endócrina ovariana secretora de estrogênio e progesterona, os quais são hormônios essenciais para manter o útero em condições favoráveis para a evolução gestacional.
Portanto, o hCG é secretado com a ação de não deixar o corpo-lúteo se desintegrar, pois isso reduziria a produção dos hormônios reprodutivos e resultaria em abortamento espontâneo. Contudo, no segundo trimestre, a placenta está completamente funcional e garante a produção de progesterona e de outros hormônios necessários para a gestação.
Afinal, com quantos dias posso fazer o teste de gravidez?
Para saber com quantos dias pode fazer o teste de gravidez, é preciso considerar algumas particularidades, por exemplo, o tipo de exame realizado.
A implantação embrionária ocorre, aproximadamente, uma semana depois da ovulação e da fecundação. Sendo assim, é certo dizer que a produção de hCG, fisiologicamente, começa nesse período, portanto, ainda antes do atraso menstrual. Entretanto, nessa idade gestacional, os níveis do hormônio ainda estão muito baixos.
Com pelo menos 1 dia de atraso na menstruação, ou seja, cerca de 15 dias após a ovulação, é um prazo mais garantido para fazer o teste de gravidez e ter um resultado confiável. Mesmo assim, alguns testes de farmácia com menor sensibilidade, os quais avaliam a presença do hormônio na urina, ainda podem resultar negativo nos primeiros dias.
Outro ponto a considerar é a forma de concepção. Em uma gestação espontânea — sem ajuda de procedimentos médicos —, seguimos esse cálculo baseado no atraso menstrual. Trata-se, também, de um dos primeiros sintomas de gravidez.
Em gestações obtidas por técnicas de reprodução assistida, é mais fácil estimar a data da fecundação e da implantação embrionária, visto que todo o processo reprodutivo é controlado, principalmente na fertilização in vitro (FIV).
A FIV é uma técnica de alta complexidade, indicada para diversos casos de infertilidade feminina ou masculina. Com isso, realiza-se a fertilização dos óvulos em laboratório e o cultivo dos embriões em seus primeiros dias. Depois, os embriões podem ser transferidos para o útero já em estágio adequado para a implantação. Dessa forma, é mais fácil saber quando, exatamente, a gravidez teve início.
Após a FIV, a mulher pode fazer o teste de gravidez por volta de 7 dias depois da transferência dos embriões para o útero. Mesmo assim, recomenda-se às pacientes que segurem a ansiedade e aguardem cerca de 9 a 12 dias, visto que os níveis do hCG ainda são baixos nas 2 primeiras semanas de gestação.
Portanto, além de o médico orientar com quantos dias pode fazer o teste de gravidez, é importante que o resultado do exame seja visto pelo profissional, que poderá avaliar a evolução gestacional. Isso porque, resultados imprecisos podem sinalizar problemas como abortamento espontâneo precoce ou gestação ectópica.
Faça também a leitura do texto sobre fertilização in vitro e entenda como é o passo a passo da técnica!