Agende a sua consulta
congelamento-de-ovulos-quando-devo-fazer

Congelamento de óvulos: quando devo fazer?

Por Equipe Origen

Publicado em 24/11/2017

Conquistando cada vez mais independência e espaço no mercado de trabalho, a mulher moderna tem mais autonomia para decidir quando ser mãe. Com isso, cada vez mais mulheres postergam a decisão de engravidar e buscam tecnologias que ofereçam alternativas para quem opta pela maternidade tardia. Nesse ponto, a medicina é uma grande aliada, graças ao congelamento de óvulos.

Você sabe do que se trata o processo de congelamento de óvulos? Sabe quem pode fazê-lo e qual a idade ideal para isso? Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

O que é o congelamento de óvulos e como é feito?

O congelamento de óvulos é um procedimento de resfriamento que preserva os gametas femininos para utilização futura.

A técnica mais empregada atualmente e que apresenta a maior taxa de sucesso é conhecida como vitrificação (congelamento ultrarrápido). Tal método, que faz uso de substâncias crioprotetoras, impede a formação de cristais de gelo na estrutura das células no momento da solidificação pelo nitrogênio líquido.

Após o congelamento de seus óvulos, a mulher poderá decidir quando gostaria de descongelá-los para uma futura FIV (fertilização in vitro). Assim, mesmo ao envelhecer, os seus óvulos ainda estarão preservados.

Quais as preparações para o procedimento?

Antes de realizar o congelamento, a paciente deve realizar a aplicação diária de algumas injeções de hormônio estimulante para o crescimento dos folículos ovarianos. O tratamento dura entre 10 e 12 dias.

Depois desse procedimento de estimulação da ovulação, a paciente receberá outra dose injetável para finalizar o amadurecimento dos óvulos. Após o prazo de aproximadamente 36 horas, a equipe médica realizará a aspiração dos folículos para coletar os óvulos.

O procedimento de aspiração dos folículos é realizado dentro do centro cirúrgico, com sedação e anestesia local, para que a paciente não sinta dor nem desconforto. A coleta é guiada por ultrassonografia transvaginal para garantir maior segurança ao procedimento.

Existe uma idade específica para congelar os óvulos?

Quanto mais jovem, melhor, sendo o ideal que seja realizado até a idade de 35 anos. A partir dessa idade, o congelamento pode ser feito, mas as taxas de gravidez começam a diminuir aos 35 anos.

Quais as indicações para o congelamento de óvulos?

Existem três indicações principais para a realização do congelamento de óvulos:

  1. Mulheres com diagnóstico de câncer e que necessitarão de tratamento de radioterapia e quimioterapia sistêmica, já que essas terapias podem ter efeitos prejudiciais sobre os gametas femininos.
  2. Mulheres que, por motivos profissionais, precisam adiar gravidez.
  3. Mulheres que, por razões pessoais, desejam adiar a gravidez.

Esperamos que nosso post tenha ajudado você a compreender o processo de congelamento de óvulos, quais as indicações e a idade ideal para fazê-lo.

Gostou deste artigo? Não perca mais nenhum conteúdo nos seguindo em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram.

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.