Os hormônios são algumas das substâncias responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, por isso o desequilíbrio hormonal pode afetar a saúde.
No post de hoje, você vai saber como esse hormônio atua no organismo e por que é fundamental para a fertilidade. Confira!
Quais as funções do hormônio FSH?
O hormônio folículo-estimulante, também chamado FSH, é produzido pela glândula hipófise. O FSH é um dos hormônios gonadotróficos responsáveis pela atividade das gônadas e dos órgãos sexuais. Sua principal função é estimular o crescimento dos folículos ovarianos, que contêm em seu interior os óvulos.
Qual a relação do hormônio FSH com a fertilidade?
FSH e a fertilidade feminina
Na primeira fase do ciclo menstrual, o FSH estimula o crescimento dos folículos que contêm os óvulos. O folículo secreta o estrogênio, estimulando o crescimento das células da parede interna do útero — o endométrio. Todas essas mudanças preparam o útero para a implantação do embrião. Quando a gravidez não ocorre, o endométrio é eliminado na forma de menstruação.
Níveis altos desse hormônio podem indicar baixa reserva ovariana. Isso acontece com o passar dos anos, pois a mulher não produz folículos/óvulos e assim a quantidade reduz gradativamente.
O que determina a infertilidade de uma pessoa?
Não é apenas o nível de FSH que determina a infertilidade feminina. É preciso avaliar uma série de outros fatores que podem afetar a produção dos hormônios sexuais, cujo desequilíbrio pode gerar disfunções que dificultam a ovulação ou a produção de espermatozoides.
Assim, é necessário sempre consultar um médico para que ele indique exames específicos que mostrarão os níveis de FSH e outros hormônios que podem interferir na fertilidade.
E aí, o que você achou deste post sobre o hormônio FSH? Já conhecia a relação dele com a fertilidade do homem e da mulher? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente suas impressões!