Fechar
Icone Newsletter
Endometriose | Conheça os sintomas e tratamentos

Garanta o seu e-book grátis sobre endometriose agora e saiba tudo sobre os sintomas e os tratamentos existentes.

Clique aqui e confira mais e-books gratuitos como, Entenda a infertilidade feminina e guia sobre a fertilização in vitro.
Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99827-2517 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850

agendamento de consulta

Conheça as principais características da Falência Ovariana Prematura

Conheça as principais características da Falência Ovariana Prematura

A Falência Ovariana Prematura (FOP) é uma das causas que impede a mulher de engravidar. Ela é sinônimo de menopausa precoce.

A FOP é a perda da função ovariana, ou seja, as mulheres param de ter os hormônios estradiol e progesterona, e assim podem apresentar os sintomas dessa ausência. Como ocorre um esgotamento completo dos óvulos, não há como engravidar espontaneamente.

Conheça as principais características da FOP!

Falência Ovariana Prematura

A Falência Ovariana Prematura ocorre quando os ovários deixam de realizar suas funções antes do esperado, geralmente antes dos 40 anos de idade. Sendo assim, eles não produzem mais hormônio e não liberam mais óvulos.

Saiba quais são os principais sintomas da FOP

Entre mulheres adolescentes, os sintomas físicos mais comuns da FOP são a falta de desenvolvimento dos seios e a ausência dos períodos menstruais.

A maioria dos sintomas para as mulheres de todas as idades são:

Entenda as causas e os riscos da FOP

As causas

As causas da FOP são muitas:

Os riscos

As mulheres com FOP são mais propensas a terem osteoporose e doenças cardíacas.

Como é o diagnóstico e os tratamentos

A FOP pode ser diagnosticada por testes hormonais realizados por um ginecologista especializado em endocrinologia reprodutiva. Os mais comuns são a dosagem do FSH e do Hormônio Anti-Mülleriano.

Para saber se há causas genéticas ou outras associações de doenças, são feitos exames de sangue.

Quanto ao tratamento, não existe nenhum que reverta a falência ovariana, e as terapias hormonais (estrogênios) e não hormonais são usadas para tratar os sintomas. O mais indicado é conversar com um médico para que ele indique as melhores formas, de acordo com cada caso.

A maior complicação da FOP é a infertilidade. Por isso, as mulheres que têm essa condição e desejam engravidar precisam procurar o auxílio de um especialista. O tratamento indicado é a fertilização in vitro (FIV) com doação de óvulos.

É necessário ter cuidados com doenças ou estados que possam causar danos ovarianos, pois eles, infelizmente, são irreversíveis. Ao notar alguns dos sintomas citados, consulte imediatamente o seu médico.

Conheça as principais características da Falência Ovariana Prematura
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

ÚLTIMA DO BLOG Ver todos os posts
Quais são os principais sintomas do aborto?

Uma em cada seis mulheres sofre aborto espontâneo, uma das complicações mais comuns do primeiro trimestre da gravidez. As causas mais comuns associadas à perda de gravidez são as malformações uterinas e as alterações genéticas. Em uma grande parte das […]

Leia mais
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco