Muitos casais possuem o sonho de ter filhos. Porém, nem sempre ele é realizado de rapidamente, por maior que seja o número de tentativas. Nesses casos, é comum que, em um primeiro momento, o pensamento seja de que há algo errado com a saúde da mulher. No entanto, a infertilidade masculina é mais comum do que muitas pessoas imaginam e também deve ser considerada.
A procura por um especialista para se obter um diagnóstico é fundamental, mas é possível que seu parceiro comece a se cuidar muito antes disso. Assim, ele pode amenizar possíveis resultados negativos e, até mesmo, impedir que a infertilidade se instale.
Para você se informar mais sobre esse tema, elaboramos este artigo. Continue a leitura e entenda como exames de rotina podem evitar a infertilidade masculina.
O que fazer para evitar a infertilidade masculina
É fato que a infertilidade masculina pode ser motivada por inúmeros fatores, como hábitos diários e cuidados com a própria saúde, os quais podem agir a favor — ou contra — da fertilidade.
As dicas já bastante citadas de fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação saudável e evitar o consumo de álcool e qualquer tipo de droga são extremamente importantes para homens que desejam ser pais. Bons hábitos como esses são essenciais para se manter o corpo saudável e evitar inúmeros problemas de saúde.
Mas, como em qualquer circunstância, a saúde do seu parceiro só estará de fato em dia se for acompanhada de exames de rotina. O problema é que isso ainda é um obstáculo para muito homens.
Exames que podem diagnosticar a infertilidade masculina
Esses exames são mais simples do que seus nomes possam sugerir e visam identificar anomalias ligadas aos testículos, aos espermatozoides e hormônios, elementos relacionados diretamente à infertilidade.
Alguns exemplos de exames que devem ser feitos rotineiramente pelos homens são os seguintes:
Espermograma
É composto por dois tipos de análise: a microscópica e a macroscópica. Elas possuem a finalidade de analisar todos os aspectos do sêmen coletado, como cor, viscosidade, volume, concentração e pH do sêmen, assim como motilidade e morfologia dos espermatozoides.
Autoexame
Assim como as mulheres devem realizar o autoexame das mamas, os homens devem realizar o autoexame testicular, incorporando-o à rotina. Trata-se de um exame que pode ser feito durante o banho, diariamente, a partir dos 15 anos de idade. O autoexame ajuda a identificar se há algo diferente na região, como sinais que indiquem presença do câncer de testículo.
Exames de sangue
Entre outras funções, esse exame identifica o nível de testosterona, FSH, LH, Estradiol e Prolactina.
Em alguns casos, pode-se avaliar o cariótipo, microdeleções do cromossomo Y ou mesmo testes genéticos para doenças específicas, como a fibrose cística.
Com a saúde em dia, acompanhada de um especialista e de cuidados diários em casa, como manter bons hábitos e realizar o autoexame testicular, as chances de ter problemas relacionados à fertilidade diminuem consideravelmente. Sendo assim, converse com seu parceiro o quanto antes sobre esses exames para que ele comece a se cuidar imediatamente.
Agora que você já está informada sobre o assunto, compartilhe este post nas suas redes sociais, assim mais pessoas que tenham dúvidas sobre a infertilidade masculina poderão se informar sobre isso.