A hidrossalpinge é uma doença pouco conhecida que pode ter consequências negativas para a mulher que deseja engravidar.
Por esse motivo, é importante saber o que é hidrossalpinge. Dessa forma, é possível se prevenir ou realizar o tratamento mais adequado. Se você quer saber mais sobre essa patologia, confira o post a seguir e tire suas dúvidas.
O que é hidrossalpinge?
A palavra hidrossalpinge vem da junção de dois termos gregos: hidro (água) e salpinx (trompa). Portanto, a hidrossalpinge é o acúmulo de líquidos no interior das trompas decorrente de uma infecção no sistema reprodutor feminino. Essa infecção é secundária a um processo inflamatório causado por infecção. Na maioria das vezes, a infecção é sexualmente transmissível.
A presença do processo inflamatório leva a uma disfunção total das tubas, determinando infertilidade por causa tubária, pois impede que os fenômenos que ali ocorrem parem de acontecer: captação dos óvulos, fertilização, desenvolvimento e transporte dos embriões.
Como é o diagnóstico e o tratamento?
A hidrossalpinge pode ser diagnosticada por exames como ultrassonografia e laparoscopia. Esses procedimentos são eficazes no diagnóstico da doença e de outros problemas que podem surgir no aparelho reprodutor feminino.
A forma de prevenção contra a hidrossalpinge é o uso de preservativos, uma vez que a infecção que leva ao acúmulo de líquidos nas tubas pode ser provocada por bactérias transmitidas pelo contato sexual.
Com o diagnóstico confirmado, o tratamento de escolha é a FIV (fertilização in vitro), pois essa técnica permite substituir os fenômenos que ocorrem nas tubas. É muito importante que a(s) tuba(s) acometida(s) sejam retiradas ou bloqueadas antes de se iniciar o tratamento. Diversos estudos mostraram que a presença desse líquido pode reduzir a chance de gravidez.
A hidrossalpinge pode prejudicar a fertilidade da mulher?
A hidrossalpinge está associada à obstrução tubária e/ou interrupção da função tubária, por isso impede os fenômenos que ocorrem nas tubas, levando à redução da chance de gravidez.
Agora você já sabe o que é hidrossalpinge: uma doença silenciosa que pode atrasar ou até mesmo impedir o sonho de se tornar mãe. Portanto, realize visitas periódicas ao médico e não deixe de fazer os exames de rotina para verificar se está tudo certo com sua saúde. Essa é a melhor forma de prevenção de doenças do sistema reprodutivo.
Que tal compartilhar este texto sobre o que é hidrossalpinge nas redes sociais? Assim, mais pessoas podem conhecer essa doença e estarem preparadas para se prevenir.