Agende a sua consulta
Infertilidade e esterilidade: qual a diferença?

Infertilidade e esterilidade: qual a diferença?

Por Equipe Origen

Publicado em 20/05/2018

Você sabe qual é a diferença entre infertilidade e esterilidade? Muitas pessoas confundem esses termos, já que ambos estão ligados à incapacidade de gerar filhos. Entretanto, existem algumas diferenças entre eles.

Tanto uma situação quanto outra pode ser um problema na vida de muitos casais que sonham ser pais, que se deparam com dificuldades em conseguir engravidar. As causas podem ser as mais diversas, e saber exatamente se o problema é infertilidade ou esterilidade é fundamental para seguir o tratamento adequado.

Se esses termos ainda são sinônimos para você, continue lendo nosso post. Explicaremos o que cada um significa e quais as principais diferenças.

O que é infertilidade?

Quando um casal deixa de utilizar métodos contraceptivos e mantém relações sexuais frequentes por pelo menos 12 meses sem ocorrer a gravidez, entendemos que a chance do casal está diminuída e chamamos de infertilidade.

Essa condição normalmente está ligada a problemas no aparelho reprodutor masculino ou feminino. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a infertilidade não é um problema exclusivo do organismo feminino.

É por isso que, diante dessa dificuldade, ambos devem ir ao médico para realizar exames. As chances de engravidar existem, mas cada caso deve ser analisado de maneira particular.

Uma vez descoberta a causa, é possível contornar a situação com tratamentos indicados pelo médico.

O que é esterilidade?

A esterilidade é caracterizada quando as chances de um casal engravidar, tendo relações sexuais, são inexistentes. Ela também se deve basicamente a problemas no aparelho reprodutor, mas esses são irreversíveis.

Quando a mulher nasce sem o útero ou precisa retirá-lo por algum problema de saúde ou o homem tem algum problema grave e irreversível na produção de espermatozoides, por exemplo, podemos dizer que se trata de um caso de esterilidade.

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?

Quando um casal é considerado infértil, sempre haverá alternativas médicas para realizar o sonho de serem pais. Uma mulher que não está ovulando por problemas hormonais, por exemplo, pode realizar um tratamento para reverter a situação.

obesidade, o tabagismo e outras condições do organismo que costumam diminuir a capacidade de engravidar também podem ser consideradas reversíveis.

No caso da esterilidade, por tratar-se de fatores físicos, como malformações do sistema reprodutor, doenças congênitas, entre outras causas, não ha como reverter o processo e o tratamento a ser realizado é mais especifico, como o útero de substituição e a doação de gametas.

Como diagnosticar o problema?

Qualquer casal que esteja com dificuldades para engravidar deve procurar um médico. O primeiro passo será realizar exames para avaliar as condições dos sistemas reprodutores do homem e da mulher.

Com base nos resultados, será possível saber se o caso é de infertilidade ou esterilidade. É muito importante conhecer a diferença entre esses dois termos para vencer o medo de não poder engravidar, buscar o tratamento adequado e evitar frustrações desnecessárias.

É importante lembrar também que a procura de um especialista deve ocorrer assim que notada a dificuldade. Com o passar do tempo e o avanço da idade do casal, as coisas podem se tornar mais graves.

O que fazer então?

Como se pode ver, no caso da infertilidade, é possível recorrer a tratamentos que possibilitam a recuperação dos próprios gametas. Há casos nos quais a indução da ovulação ou o coito programado, por exemplo, são medidas eficazes. Em outros, pode ser necessário recorrer a cirurgias ou à FIV (fertilização in vitro).

A esterilidade não permite isso! Trata-se de uma condição irreversível. Entretanto, ainda é possível realizar o sonho de ter filhos a partir da doação de gametas ou cessão temporária de útero. Nesse caso, a fertilização é realizada com sêmen ou óvulos doados por outras pessoas, que devem ser anônimas, ou a transferência dos embriões será feita em outra mulher, de preferência alguém da família.

Entendeu a diferença entre infertilidade e esterilidade e a importância de procurar um médico para fazer o diagnóstico correto? Se o artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.