Você sabe o que é uretrite? É o nome dado à inflamação que acomete a uretra, canal que comunica a bexiga com o meio externo ao corpo humano, sendo responsável por conduzir a urina durante a micção, tanto no homem quanto na mulher.
Quer saber mais sobre os tipos e os sintomas da uretrite e como é feito o diagnóstico e o tratamento dos pacientes? Então, continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso!
Quais são os tipos de uretrite?
Os tipos mais comuns de uretrites são as infecciosas, ou seja, causadas por microrganismos. Mais raramente, podem ser traumáticas. As uretrites bacterianas são as mais comuns e podem ser subdividas em:
- gonocócicas;
- não gonocócicas.
As uretrites gonocócicas são aquelas provocadas especificamente pela bactéria Neisseria gonorrheae. Já as uretrites não gonocócicas são provocadas por outros microrganismos, principalmente a Chlamydia trachomatis.
Quais são as causas mais comuns de uretrite?
A uretrite pode ser causada por:
- bactérias;
- vírus;
- agentes químicos;
- trauma físico.
Entre as bactérias mais comuns estão a Neisseria gonorrhoeae e a Chlamydia trachomatis. Outras bactérias que podem provocar a uretrite são as causadoras de infecções no trato urinário, especialmente a Escherichia coli. A doença também pode ser causada por vírus, como o HPV e o herpes simples vírus.
A uretrite pode ainda ser causada por agentes químicos e trauma físico, como realização de uma cirurgia com acesso pela uretra, passagem de sonda vesical ou presença de um corpo estranho na uretra.
Quais são os sintomas da uretrite?
No homem, os sintomas mais comuns da uretrite são a secreção amarelada (purulenta) eliminada pela uretra, coceira ou formigamento no pênis e sintomas urinários, como dor e queimação ao urinar (disúria), micção frequente (poliúria) e sangue na urina (hematúria).
Nas mulheres, os sintomas são menos específicos. Elas podem apresentar secreção vaginal e sintomas urinários, dor, febre, calafrios, entre outros.
Como são feitos o diagnóstico e o tratamento da uretrite?
O diagnóstico é feito por um médico especialista, que investiga o histórico do paciente e realiza um exame físico. Por isso, é importante manter o atendimento médico sempre em dia, para prevenir esses problemas. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados, como:
- de urina;
- coleta direta de secreção uretral.
O tratamento depende da causa da uretrite. Caso ela seja infecciosa, o microrganismo causador deverá ser tratado com medicação específica. Caso seja pela presença de algum corpo estranho, este deverá ser removido pelo médico.
Esperamos que, ao final deste post, você tenha compreendido o que é uretrite, quais são as causas mais comuns e como é importante o tratamento de si mesmo e dos seus parceiros.
Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir nosso texto sobre Exames de rotina que podem diagnosticar infertilidade!