agendamento de consulta

Por que é importante saber identificar seu período fértil?

Por que é importante saber identificar seu período fértil?

Por que é importante saber identificar seu período fértil?
Avalie esse artigo:

Toda mulher já ouviu falar sobre a famosa “tabelinha”. O método contraceptivo realizado por nossas avós e mães tinham como objetivo calcular a data da próxima menstruação, mas também identificar o período fértil da mulher afim de se evitar a gravidez.Para as que planejam iniciar uma família, o conceito é bastante discutido e a atenção a alguns pontos pode ajudar a aumentar as chances de conseguir a tão desejada concepção de um filho.

Não sabe como identificar o período fértil, o que ele significa e quais seus principais sintomas? Não se preocupe! Nesse miniguia, você descobrirá tudo sobre ele.

O que é período fértil?

Como o próprio nome já diz, o período fértil nada mais é do que o momento próximo da ovulação, quando o folículo ovariano se rompe e o óvulo é liberado para que o espermatozoide o encontre, na tuba, e ocorra a fecundação.

O momento acontece próximo ao 14º dia depois da menstruação, para aquelas mulheres que tem o ciclo menstrual de 28 dias.

Sintomas: saiba como identificar o período fértil

É preciso lembrar que algumas mulheres possuem menstruação irregular, o que impossibilita que o período fértil seja identificado apenas com o cálculo que mostramos acima. Para elas, o mais fácil é identificá-lo por conta de seus sintomas.

1. Secreção vaginal

No início do período fértil ocorre aumento de secreção vaginal  (bem semelhante à clara de ovo). Isso acontece pelo aumento do hormônio estrogênio, que é produzido pelo folículo em crescimento. Essa secreção funciona como uma lubrificação que facilita a penetração.

2. Dor abdominal

A dor do baixo ventre é um sintoma do líquido liberado pelo folículo quando ocorre a rotura para liberação do óvulo (óvulo).

3. Aumento da libido

Próximo ao momento da ovulação, ocorre um aumento do hormônio androgênio, que aumenta o desejo sexual e aumenta a chance de uma relação sexual, para que a gravidez aconteça.

4. Aumento da temperatura corporal

A temperatura basal da mulher aumenta após a ovulação devido ao aumento dos níveis do hormônio progesterona, produzido depois da ovulação, pelo corpo lúteo.

Como calcular o período fértil

Identificar os sintomas e saber identificar o dia certo do período fértil é essencial para quem deseja engravidar. Isso porque é nesse intervalo que o corpo está preparado para receber o óvulo fecundado, o que aumenta as chances do processo.

Já as mulheres que possuem menstruação irregular, podem adquirir um teste de ovulação, similar ao de gravidez, que identifica a quantidade do hormônio LH na urina, que antecede a ovulação.

Quer saber mais sobre o universo da fertilização, congelamento de óvulos e infertilidade? Acesse nosso fórum e tire todas as suas dúvidas.

Avalie essa postagem:

Por que é importante saber identificar seu período fértil?
Avalie esse artigo:

Compartilhe:

Tags:

Categorias:


ÚLTIMAS DO BLOG Ver todos os posts
O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?

O que é e para que serve a histeroscopia diagnóstica?Avalie esse artigo: A histeroscopia diagnóstica tem um nome difícil e, por vezes, vem seguida de apreensão: como é feito o exame? Dói? Por que ele precisa ser feito? Essas são […]

Leia mais

Este post foi visto 34 vez(es).

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!

Você conhece a estimulação ovariana? Entenda mais sobre o assunto!Avalie esse artigo: Ainda cercada de muitas dúvidas e medos — é um procedimento arriscado? Compromete a saúde da mulher? Engorda? E a síndrome da hiperestimulação ovariana, quando acontece? —, a estimulação ovariana […]

Leia mais

Este post foi visto 33 vez(es).

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?

Anticoncepcional de uso contínuo diminui a fertilidade?Avalie esse artigo: Muitas mulheres utilizam anticoncepcional de uso contínuo no Brasil. Contudo, muitas delas ainda têm receios sobre a relação desse método com a fertilidade. Em parte, isso ocorre porque os anticoncepcionais evoluíram com o […]

Leia mais

Este post foi visto 28 vez(es).

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco