Normalmente, a mulher começa a suspeitar da gravidez por causa dos sintomas clássicos, como sonolência excessiva, náuseas, sensibilidade nas mamas, olfato aguçado e, claro, atraso menstrual.
A menstruação atrasada é um importante sintoma de gravidez, principalmente quando a mulher tem ciclos regulares, mas não é possível ter certeza de que está grávida somente por isso. Hoje, há diversos testes que ajudam a confirmar que uma gestação começou, alguns com sensibilidade para detectar a presença do hormônio da gravidez logo no início.
Os tipos de teste de gravidez incluem: exame de sangue, que deve ser solicitado pelo médico; exame pélvico, também realizado por um ginecologista; e testes de farmácia, que a mulher pode comprar sem prescrição e fazer em casa.
A sensibilidade e a taxa de eficácia dos testes variam muito. Alguns podem confirmar a gravidez somente após 5 ou mais dias de atraso, enquanto outros conseguem detectar a presença do hormônio com menos de 2 semanas da concepção ou tendo apenas 1 dia de atraso menstrual.
E será que é possível confirmar que está gravida ainda antes do atraso na menstruação? É isso que vamos mostrar neste post. Leia mais e confira a resposta!
Qual é a relação entre atraso menstrual e gravidez?
Embora seja de conhecimento comum que o atraso menstrual é um dos sinais mais importantes de gravidez, muitas pessoas não entendem exatamente as razões para a interrupção da menstruação.
Isso tem relação direta com os ciclos do corpo da mulher. O que chamamos de ciclo menstrual envolve atividades nos ovários e no útero. Esses órgãos respondem de forma cíclica a um grupo de hormônios para promover a ovulação e o preparo do endométrio (revestimento uterino interno).
Na primeira metade do ciclo, que começa com a menstruação, os ovários desenvolvem um grupo de folículos, sendo estimulados pelos hormônios da glândula hipófise. Um dos folículos se desenvolve mais, amadurece e libera um óvulo maduro.
Após a ovulação, o folículo rompido é transformado em uma glândula temporária, produtora de estrogênio e progesterona, chamada corpo-lúteo. Esses hormônios deixam o endométrio em condições adequadas para um embrião se implantar.
Quando a implantação embrionária não acontece, o corpo-lúteo se desfaz, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e o endométrio descama para ser renovado, no próximo ciclo. É essa descamação endometrial que provoca o sangramento menstrual.
Então, quando a menstruação não desce, pode ser um sinal de que um embrião se implantou no útero e o endométrio não pode descamar. Além disso, enquanto os níveis de estrogênio e, principalmente, de progesterona estão elevados, há um mecanismo de feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise, inibindo a liberação dos hormônios que induzem a ovulação.
É possível descobrir a gravidez antes do atraso menstrual?
Com exceção dos exames pélvicos, todos os testes de gravidez (o de sangue e os diversos de farmácia) são desenvolvidos para rastrear a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no corpo da mulher.
O hCG é considerado o hormônio da gravidez, pois ele é exclusivamente produzido pelo embrião quando a mulher engravida — salvo raros casos de tumores que também desencadeiam a produção dessa substância.
Antes de responder à pergunta deste post, é interessante esclarecer de que forma o hCG começa a ser produzido e qual é sua função no organismo da gestante. Veja:
Início da produção do hCG
Já vimos um resumo de como o ciclo reprodutivo feminino funciona. Falamos sobre implantação embrionária no endométrio e que isso explica o atraso menstrual.
Aqui, há outro ponto importante: a implantação embrionária também marca o início da produção do hormônio hCG. A concentração dessa substância no corpo da gestante aumenta continuamente nas primeiras semanas de gravidez. Por isso, alguns testes têm mais eficácia somente após 5 dias de atraso ou mais, quando os níveis de hCG estão altos.
Função do hCG na gravidez
Esse hormônio tem a importante função de manter o corpo-lúteo em atividade, ou seja, de impedir que ele se degenere, como acontece nos ciclos menstruais quando a mulher não está grávida.
O corpo-lúteo precisa manter a produção de estrogênio e progesterona para que a gestação evolua. Níveis insuficientes desses hormônios, sobretudo de progesterona, podem ocasionar aborto espontâneo.
Assim, o hCG mantém o corpo-lúteo, que mantém a secreção dos hormônios reprodutivos e estes permitem a continuidade da gestação. Depois da décima semana, os níveis de hCG começam a diminuir lentamente até cessar. Isso acontece porque a placenta passa a secretar progesterona e o corpo-lúteo já não precisa mais ser preservado.
Confirmando a gravidez antes do atraso menstrual
Sim, é possível saber que está grávida antes do atraso menstrual. Entretanto, nem todos os testes darão um resultado confiável nos primeiros dias de gravidez, em razão da baixa concentração de hCG.
O exame de sangue beta-hCG quantitativo é o mais indicado, visto que a detecção do hormônio no sangue é maior que na urina. Esse teste pode dar um resultado positivo em torno de 10 dias depois da fecundação, então cerca de 5 dias antes do atraso menstrual (em mulheres com ciclo regular de 28 dias, aproximadamente).
Para as mulheres que engravidam com técnicas de reprodução assistida, principalmente com a fertilização in vitro (FIV), também é possível confirmar a gravidez ainda antes do atraso menstrual. Nesses casos, o processo reprodutivo é controlado em laboratório e o embrião é colocado no útero já na etapa de implantação. Cerca de 9 a 12 dias depois da transferência dos embriões, o beta-hCG pode revelar se o tratamento foi bem-sucedido.
Agora, veja quais condições podem dificultar ou impedir a gravidez com a leitura do nosso texto sobre infertilidade feminina!