A prolactina é um hormônio produzido na hipófise e está diretamente relacionada ao aleitamento. Algumas vezes, podemos identificar um aumento nos seus níveis sanguíneos – hiperprolactinemia.
Devido à importância do assunto, trouxemos informações sobre as causas, sintomas e os tratamentos da prolactina alta. Acompanhe!
Causas da prolactina alta
É importante destacar que a prolactina alta pode se manifestar em homens e mulheres.
De modo geral, a disfunção pode ser desencadeada por inúmeros fatores, como:
- estresse;
- uso de remédios que tenham efeitos sobre a hipófise, como os antidepressivos e anticoncepcionais;
- doenças renais, da parede torácica ou que acometam os sistema nervoso central;
- tumor na hipófise;
- gravidez.
Diagnóstico
Para detectar os níveis de prolactina, o médico especialista observa o histórico da paciente e solicita exames de sangues convencionais, que, por sua vez, medem a dosagem da prolactina no sangue e, caso haja suspeita de tumor, o paciente passa por uma ressonância magnética na hipófise.
Quanto aos valores de referência da prolactina, destacamos que o normal é de até 29 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue. É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados. Valores acima de 100 ng/mL sugerem o quadro de prolactinoma (tumor da hipófise).
Principais sintomas
Os sintomas da prolactina alta variam de acordo com o sexo e com a causa da doença. Os mais comuns incluem:
Nas mulheres podem surgir:
- infertilidade;
- diminuição da libido;
- menor lubrificação vaginal;
- abortos espontâneos recorrentes;
- ciclo menstrual irregular;
Já nos homens, é frequente:
- a disfunção erétil;
- o aumento da gordura abdominal;
- a hipotrofia muscular.
Tipos de tratamento
O tratamento da prolactina alta vai depender da sua causa. Na maioria dos casos, ele é iniciado com o uso de medicamentos que normalizam os níveis do hormônio. Já a cirurgia e a radioterapia são indicadas para os casos de tumor.
O tratamento é indicado para combater problemas sexuais, quadros de infertilidade e quando os sintomas da prolactina alta são desagradáveis e prejudicam a qualidade de vida do indivíduo.
Os casais que querem engravidar, inclusive, não precisam se preocupar, visto que, hoje em dia, há diversos tratamentos para a fertilidade do casal.
Gostou do post? Então aproveite para seguir as nossas redes sociais e acompanhar todas as novidades que acontecem por lá! Estamos presentes no Facebook, Google+ e Instagram.