Quando o assunto é fertilidade e gestação, muito se fala da progesterona. No entanto, nem todo mundo sabe realmente qual a função desse hormônio, qual seu papel na fertilidade e na sexualidade feminina, nem quais doenças ou distúrbios o desequilíbrio dessa substância pode causar.
Preparamos este conteúdo para esclarecer as dúvidas sobre o exame de progesterona e quando é realmente necessário realizá-lo. Acompanhe!
O que é a progesterona?
A progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo no ovário, mas também está presente no corpo masculino, só que em menores quantidades.
Na mulher, sua principal função é preparar o útero para receber o embrião. Em casos de gravidez, ele também ajuda a mantê-la, já que é o responsável pela manutenção do revestimento uterino (endométrio).
Ciclo da progesterona
No geral, os níveis de progesterona aumentam logo após a ovulação, pois ocorre a formação do corpo lúteo, que irá produzi-la. Os níveis se mantêm altos para que a parede interna do útero, o endométrio, fique preparada para a implantação do embrião.
Quando não há gravidez, o corpo lúteo entra em atresia e para de produzir o hormônio, interrompendo o preparo do endométrio, que é eliminado na menstruação.
Quando realizar o exame de progesterona?
O exame para dosagem da progesterona deve ser realizado em torno do 20o dia do ciclo menstrual. É indicado para confirmar se a ovulação acorreu no ciclo menstrual avaliado.
Durante o tratamento com técnicas de reprodução assistida, a dosagem da progesterona é realizada antes da punção para ajudar a identificar o momento correto para a transferência dos embriões, isto é, quando a progesterona se eleva antes do momento esperado, pode diminuir a chance de gravidez. Nesse caso, o melhor é congelar os embriões e fazer a transferência em novo ciclo preparado.
Interpretação dos resultados
O exame de progesterona vai avaliar os níveis desse hormônio no sangue.
Progesterona alta
É o resultado esperado quando o exame é realizado para confirmar se houve a ovulação.
Quando realizado durante tratamento com técnicas de reprodução assistida, o resultado não é bom e a transferência deve ser adiada.
Progesterona baixa
Confirma que a ovulação não aconteceu nesse ciclo e pode ajudar a definir um tratamento para infertilidade.
Como é feito o exame de progesterona?
O exame é feito por meio de coleta simples de sangue, cerca de 7 dias após a ovulação, período em que os níveis de progesterona estão mais elevados. Contudo, para que os resultados sejam mais precisos, é fundamental uma preparação específica, que inclui:
- suspensão e/ou avaliação de medicação em uso (se necessário);
- interrupção do uso de anticoncepcionais com progesterona (sempre com orientação médica) 4 semanas antes do exame.
O exame de progesterona é muito importante para o diagnóstico de problemas de fertilidade e acompanhamento da gestação, além de distúrbios hormonais. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico das alterações dos níveis desse hormônio para garantir a saúde sexual da mulher e uma possível gravidez.
Quer saber mais sobre o assunto? Entenda a importância da avaliação das dosagens hormonais para o sucesso da reprodução assistida!