A decisão de ter filhos é muito importante na vida de um casal. Quando se começa a pensar no assunto, surgem dúvidas, incertezas e inseguranças, muitas vezes infundadas, que podem confundir os futuros pais. É importante então conhecer o que são mitos e verdades sobre engravidar!
O primeiro passo após a decisão de ter filhos é procurar um médico para fazer os exames de rotina e, caso necessário, iniciar algumas medidas, como suplementação de vitaminas. Muitos casais esperam mais de um ano para conseguir a gravidez naturalmente, e o estresse causado pelas dúvidas sobre a gestação pode atrapalhar.
Você conhece esses mitos e verdades sobre engravidar? Reunimos aqui as principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!
1. Cigarro e álcool diminuem as chances de engravidar
Verdade. O tabagismo, principalmente associado ao uso de álcool, altera a fertilidade feminina. É comprovado que o abuso de tais drogas provoca uma queda de fertilidade. O ideal é evitar o consumo de tais substâncias.
2. O estresse impede a mulher de engravidar
Mito. É comum que toda mulher que queira engravidar comece a ficar ansiosa. O estresse em excesso pode dificultar a gravidez, mas não impedir que ela aconteça. O ideal é manter a rotina do casal normalmente e evitar a ansiedade e o estresse.
3. Toda mulher que toma pílula anticoncepcional por muito tempo demora para engravidar
Mito. Mulheres que estão tentando evitar a gravidez por meio do uso de pílula anticoncepcional durante muitos anos não têm sua fertilidade reduzida.
Às vezes, a dificuldade é dela própria, por algum outro problema. A fertilidade, após a interrupção da utilização do anticoncepcional oral, volta no mês seguinte para quem não tem outras dificuldades.
4. A temperatura do corpo mostra quando está ovulando
Mito. A temperatura se eleva de 0,5-1 °C, 48 horas depois que ocorreu a ovulação.
A temperatura corporal pode variar de acordo com o estado de saúde da mulher, portanto não serve como parâmetro para antecipar a ovulação.
5. Obesidade e sobrepeso dificultam a gravidez
Verdade. A obesidade pode atrapalhar a mulher que deseja engravidar. O tecido adiposo funciona como uma espécie de glândula, aumentando a conversão periférica de hormônio masculino, testosterona, pelo feminino, estrógeno, podendo bloquear a ovulação da mulher.
6. Mais de seis meses de tentativas sem contracepção significa que há algo errado
Parcialmente verdadeiro. O período de tentativas de seis meses não significa que haja infertilidade no casal, mas vale ressaltar que algumas situações devem ser avaliadas por um médico especialista.
Por exemplo, se a mulher tiver mais de 35 anos, não é indicado esperar mais do que seis meses tentando engravidar sem procurar tratamento. Por isso, o prazo de um ano é adotado apenas para os casais com dificuldade de engravidar com idade inferior a 35 anos, tendo relações regulares, duas vezes por semana, sem uso de métodos contraceptivos.
Esperamos que após a leitura deste artigo os principais mitos e verdades sobre engravidar tenham sidos esclarecidos!
Gostou do conteúdo? Então, não perca tempo e compartilhe em suas redes sociais.