Orquite é o nome dado à inflamação que pode acometer um ou ambos os testículos. Quando a inflamação afeta também o epidídimo, órgão adjacente formado por túbulos que armazenam os espermatozoides, é chamada de orquiepididimite. Quando está restrita ao epidídimo, é conhecida por epididimite.
Você sabe quais são as principais causas da orquite? Conhece quais sintomas a inflamação nos testículos pode apresentar no homem? Então não deixe de acompanhar nosso post. Vamos esclarecer melhor o quadro clínico, o diagnóstico e o tratamento da doença!
Quais são as causas?
As causas da inflamação nos testículos são várias:
- vírus, principalmente o da caxumba (parotidite);
- bactérias como a E. coli;
- infecções sexualmente transmissíveis (IST) por gonorreia e clamídia;
- trauma escrotal (na forma aguda e crônica);
- torção testicular.
Quais são os sintomas?
Os sintomas associados à orquite podem variar de leve a grave. Os pacientes podem experimentar o início rápido da dor e inchaço, ou os sintomas podem aparecer gradualmente. O principal sintoma da orquite é a dor testicular, que pode irradiar para a virilha. Outros sintomas comuns são:
- inchaço testicular;
- traços de sangue no sêmen;
- dor ou traços de sangue ao urinar;
- vermelhidão testicular;
- febre e calafrios;
- náuseas;
- mal-estar e fadiga;
- dor de cabeça (cefaleia);
- dores no corpo (mialgia).
Na orquiepididimite, os sintomas podem surgir e progredir de forma mais gradual. Já a epididimite causa inicialmente dor em uma determinada área, além de inchaço na parte de trás do testículo durante vários dias.
Mais tarde, a infecção aumenta e se espalha, atingindo todo o testículo. Dor ou queimação antes ou após a micção também podem ser observadas.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de orquite pode ser estabelecido após a investigação do histórico clínico e a realização de um exame físico completo. No entanto, estudos de imagem e testes laboratoriais podem ser feitos para avaliar e excluir outras condições que podem apresentar sintomas semelhantes aos da orquite.
O ultrassom dos testículos afetados também pode ser solicitado para excluir outras condições, como torção testicular, abscesso ou epididimite, que possuem também sintomas similares.
Caso o médico ache necessário, por meio do exame retal, ele pode verificar a próstata para avaliar se a infecção a comprometeu também. Uma amostra de secreção extraída da uretra pode ser obtida para identificar quais bactérias são responsáveis pela infecção. Exames de sangue e de urina podem ser solicitados, dependendo dos sintomas do paciente.
Existe tratamento para orquite?
Sim. Existe tratamento e cura para a orquite, que na maioria dos casos não deixa nenhuma sequela, quando seguidas as recomendações indicadas pelo médico especialista.
Cuidados gerais, como repouso, compressas geladas e medicação analgésicas são fundamentais para o tratamento da orquite. Outras medidas dependerão da origem da inflamação. Por exemplo, em caso da etiologia ser bacteriana, antibióticos serão prescritos por certo tempo, de acordo com a extensão e o microrganismo causador.
Esperamos que nosso post tenha esclarecido o que é orquite, quais são suas causas, manifestações e tratamento.
Gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida? Então não deixe de comentar. Queremos sua participação!