Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Freeze-all: quando a técnica é indicada?

Freeze-all: quando a técnica é indicada?

O congelamento de embriões é um processo importante na fertilização in vitro (FIV), considerada a principal técnica de reprodução assistida. Surgiu há aproximadamente 30 anos e contribuiu significativamente para aumentar as taxas de sucesso do tratamento.

Os embriões são congelados por métodos que permitem o armazenamento por mais tempo, sem provocar nenhum dano. Podem ser utilizados durante os ciclos de tratamento, ou após a obtenção da gravidez, no futuro, se houver a intenção de aumentar a família.

A única forma de congelar o embrião é pela FIV, uma vez que na técnica a fecundação de óvulos e espermatozoides acontece em laboratório, in vitro, e os embriões ficariam à disposição para transferência ou congelamento.

No entanto, em alguns casos, todos os embriões formados precisam ser congelados, a estratégia é conhecida como freeze-all. Continue a leitura para saber mais.

O que é freeze-all?

A estratégia de transferir embriões frescos, ou seja, formados naquele ciclo de tratamento e, o congelamento dos excedentes para uso no futuro é, atualmente, a mais comum na prática da FIV.

No entanto, nos últimos anos surgiu a técnica freeze-all ou congelamento de todos os embriões. Como o nome indica, prevê o congelamento de todos os embriões formados em um ciclo e, não apenas dos excedentes, para a transferência no ciclo seguinte.

A técnica, entretanto, não é um recurso utilizado de forma rotineira nos tratamentos. É indicada apenas em situações bastante específicas.

Quando a freeze-all é indicada?

Diferentes estudos atuais indicam que a transferência de embriões congelados está associada a menor risco de resultados obstétricos e perinatais adversos em comparação com a transferência de embriões frescos. Além disso, vários grandes estudos retrospectivos e revisões sistemáticas mostraram um risco significativamente reduzido de gravidez ectópica, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Porém, apesar dos benefícios obstétricos e perinatais proporcionados pela transferência de embriões congelados, a estratégia freeze-all não é indicada para todas as mulheres submetidas ao tratamento por FIV.

Os motivos mais comuns para congelar todos os embriões são evitar a síndrome de hiperestimulação ovariana (SHO), o uso do teste genético pré-implantacional e permitir que os embriões sejam transferidos em um ciclo não estimulado quando se presume que o ambiente intrauterino é mais favorável.

Os efeitos provocados pelos medicamentos hormonais utilizados na estimulação ovariana, etapa importante do tratamento realizada com o propósito de obter mais óvulos maduros para a fecundação, estão associados a modificações no endométrio, camada que reveste internamente o útero na qual o embrião implanta.

Essas modificações podem interferir na receptividade endometrial, um dos parâmetros de saúde reprodutiva para a gravidez ser bem-sucedida. Portando, estão da mesma forma relacionadas a uma diminuição nas taxas de gravidez e, consequentemente, a resultados obstétricos e perinatais mais baixos, ao comparar transferências de embriões frescos e congelados.

Quais são os benefícios da freeze-all na FIV?

Entre os benefícios que a freeze-all proporciona ao tratamento por FIV está a diminuição dos efeitos provocados pelos medicamentos hormonais na receptividade endometrial.

Por isso, a técnica é indicada quando está inadequado, podendo reduzir a chance de gravidez.

Ao prever a transferência dos embriões no ciclo seguinte de tratamento, considera o desenvolvimento de um novo endométrio, nesse caso, com menor interferência dos medicamentos utilizados na estimulação ovariana.

Assim, a técnica contribuiu para minimizar as falhas na implantação, aumentando, consequentemente, as de sucesso gestacional. Hoje, os percentuais de sucesso registrados pela FIV são de aproximadamente 40% a cada ciclo de tratamento.

Além disso, o congelamento de todos os embriões é fundamental para a realização do teste genético pré-implantacional (PGT). O PGT é uma técnica complementar à FIV e a única forma de evitar a transmissão de doenças genéticas e anormalidades cromossômicas, motivo pelo qual pode ser, inclusive, utilizada por pessoas que não tenham problemas de infertilidade, desde que submetidas ao tratamento.

No PGT as células do embrião são analisadas pela tecnologia NGS, next generation sequencing, ou sequenciamento de nova geração, que possibilita detectar diferentes distúrbios genéticos, garantindo que apenas os embriões livres da doença sejam transferidos para o útero.

Após a análise das células embrionárias todos os embriões são congelados e os selecionados pelo PGT, transferidos no ciclo seguinte de tratamento.

O congelamento de embriões é, ainda, parte de uma das técnicas complementares à FIV ‘congelamento de gametas e embriões’. Congelar as células reprodutivas ou os embriões tornou-se, ao mesmo tempo, um importante recurso para preservar a fertilidade de homens e mulheres.

O procedimento pode ser realizado com o objetivo de preservar a fertilidade em antecipação ao declínio natural, sendo chamado, nesse caso, preservação social da fertilidade, uma tendência no mundo contemporâneo, atrelada à maternidade tardia; ou para preservar a fertilidade de pacientes que serão submetidos ao tratamento para o câncer, uma vez que eles podem alterar a quantidade e qualidade de óvulos e espermatozoides, ao mesmo tempo que, em alguns casos, útero, ovários e testículos podem ser removidos.

Após o descongelamento, para obter a gravidez são realizadas as etapas da FIV de acordo com cada caso: quando os gametas foram congelados, da fecundação à transferência e, os embriões, apenas a transferência.

Saiba tudo sobre a fertilização in vitro (FIV) tocando aqui.

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x