Agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Tratamento da varicocele: como é feito?

Tratamento da varicocele: como é feito?

Os testículos são as gônadas masculinas, responsáveis pela produção do hormônio sexual testosterona e pela espermatogênese — processo que dá origem aos espermatozoides. Algumas doenças, como a varicocele, podem afetar o pleno funcionamento desses órgãos e provocar infertilidade masculina, sendo necessário, em muitos casos, o tratamento microcirúrgico.

A varicocele está relacionada a deficiências nas veias do cordão espermático, cuja função é fazer a drenagem do sangue e garantir a vascularização adequada da região testicular. Os efeitos desse mau funcionamento não só interferem na capacidade reprodutiva do homem, como também podem ocasionar sintomas incômodos, os quais devem ser investigados e corrigidos.

Acompanhe este post para entender como é o tratamento da varicocele e de que forma as técnicas da reprodução assistida podem ajudar quando a fertilidade masculina é prejudicada.

O que é varicocele?

A varicocele é caracterizada pela formação de varizes na bolsa escrotal. A doença afeta as veias do cordão espermático e dificulta o fluxo sanguíneo. Como resultado, ocorre um aumento na temperatura do escroto, o que pode causar um ambiente inadequado para o processo de espermatogênese e desencadear a infertilidade.

Embora a etiologia da varicocele não seja bem esclarecida, acredita-se que a doença seja resultante de problemas nas válvulas internas das veias do cordão espermático, o que leva a um desempenho ineficiente no controle do retorno venoso. Dessa forma, em vez de fluir, o sangue retrocede para os testículos ocasionando a dilatação das veias.

O desenvolvimento da varicocele pode se iniciar ainda na adolescência, às vezes de forma assintomática, e evoluir durante a vida adulta. A predisposição genética é apontada como um fator de risco, portanto não há formas de prevenir a doença.

Quais são os principais sintomas da varicocele?

A consequência mais grave da varicocele é a infertilidade masculina. Contudo, alguns quadros podem manifestar sintomas evidentes que causam desconforto e prejudicam o bem-estar do homem.

Em resumo, os sintomas da varicocele mais descritos pelos pacientes são:

Como é feito o tratamento?

As varicoceles clínicas são normalmente detectadas com o exame físico, principalmente as que se enquadram nos graus II e III (veias varicosas moderadas e grandes). A ultrassonografia da bolsa escrotal com Doppler também costuma ser solicitada para avaliar o fluxo sanguíneo nos testículos.

Na maior parte dos casos, o tratamento da varicocele é operatório. Entretanto, nem todos os pacientes recebem indicação para a correção cirúrgica. A necessidade de intervenção corretiva fica condicionada aos seguintes fatores:

A correção operatória da varicocele é chamada de varicocelectomia e pode ser feita com técnicas de ligadura cirúrgica ou embolização percutânea. O procedimento se diferencia conforme a via acessada para chegar até o cordão espermático. Nesse contexto, a abordagem subinguinal microcirúrgica é a mais indicada, em razão dos resultados efetivos e do baixo índice de recidivas.

A varicocelectomia subinguinal viabiliza a correção das veias varicosas sem causar danos aos vasos linfáticos e arteriais dos testículos, além de apresentar riscos inexpressivos de complicações pós-operatórias.

De que forma a reprodução assistida pode ajudar?

A varicocele á o quadro mais associado à infertilidade masculina. Com certa frequência, as funções reprodutivas do homem são restauradas após a cirurgia, mas o completo restabelecimento da espermatogênese pode ser bastante demorado — por vezes, nem mesmo após muito tempo é possível normalizar os parâmetros seminais. Sendo assim, a reprodução assistida é indicada por suas técnicas eficazes no tratamento de casais inférteis.

A fertilização in vitro (FIV) é a principal intervenção terapêutica quando existe o diagnóstico de infertilidade masculina por fatores graves — como a azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), uma consequência da varicocele.

Diante de tais situações, os gametas masculinos são capturados dos túbulos seminíferos, localizados nos testículos, a partir de procedimentos cirúrgicos de recuperação espermática. Em seguida, os espermatozoides são analisados e preparados para a fecundação dos óvulos.

A fertilização, então, é feita com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), técnica avançada que requer a micromanipulação das células reprodutivas. Com esse recurso, as chances de gerar os embriões aumentam consideravelmente, visto que os gametas masculinos são injetados imediatamente no citoplasma de óvulos maduros.

Após a confirmação da fecundação, os embriões são monitorados em incubadoras durante o período de cultivo — que leva entre 2 e 5 dias. Somente depois de todo esse controle do processo reprodutivo é que ocorre a transferência embrionária para o útero materno.

Cabe ressaltar que a FIV, assim como as outras técnicas da reprodução assistida, não corrige a varicocele, mas apresenta alternativas para o casal conseguir a gravidez. Portanto, o tratamento da doença não deve ser descartado.

Para complementar suas informações em relação ao tema abordado, leia também nosso texto institucional sobre varicocele!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

0
Would love your thoughts, please comment.x