Uma mulher procura o ginecologista antes de tentar engravidar para saber se está tudo bem com seu corpo. O médico avaliará, dentre outras coisas, se ela está ovulando, pois a anovulação pode atrapalhar o projeto gravidez.
Nesse momento, surgem algumas dúvidas: o que é anovulação? Isso me impediria de engravidar? Quando eu preciso me preocupar? O que causa isso? Tem tratamento? E o médico é o profissional que pode esclarecer todas essas questões.
Contudo, ir para a consulta sabendo um pouco mais sobre o assunto facilita a conversa com o profissional. Também pode melhorar o atendimento e agilizar o tratamento, se este for necessário.
Quando você está tentando engravidar, a ansiedade cresce com o passar dos meses. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas e mostrar como aumentar as chances de concepção. Acompanhe!
O que é anovulação?
Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses; isto é, um óvulo amadurece e é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Se a fecundação não ocorre, vem a menstruação. O ciclo menstrual é comandado por hormônios para que funcione como um relógio.
Porém, algumas vezes esse mecanismo falha e a ovulação não ocorre. A isso denominamos anovulação. No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum.
A anovulação também pode ocorrer em alguns meses específicos, por motivos que veremos depois, mas se a mulher não menstruar por 3 meses seguidos ou mais é importante procurar um médico.
Como saber se não estou ovulando?
Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.
Se o sangramento é muito menor que o normal (oligomenorreia) ou deixa de acontecer (amenorreia), a anovulação é considerada crônica. A repetição desses episódios é um sinal de alerta. A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos.
Por que isso me impediria de engravidar?
É preciso que o óvulo maduro seja liberado pelo ovário para que possa ser fecundado. Por isso, se não ocorrer a ovulação, não há como engravidar.
O que pode causar a anovulação?
Os hormônios são responsáveis por regular o ciclo menstrual e garantir a ovulação. Assim, é fácil entender que qualquer alteração na produção deles pode levar à anovulação.
Entre as causas que podem afetar a produção ou o equilíbrio dos níveis desses hormônios no organismo, podemos citar:
- baixo peso ou obesidade;
- atividade física intensa e praticada por longos períodos;
- hipertireoidismo;
- síndrome dos ovários policísticos (SOP);
- hiperprolactinemia;
- tumores.
Existe tratamento para o problema?
O tratamento é específico para a causa. Assim que se souber o diagnóstico, o tratamento será iniciado.
Mulheres com anovulação associada a ovários policísticos serão tratadas com indutores da ovulação. Mulheres com peso aumentado se beneficiam da perda de peso e aquelas com doenças específicas serão tratadas de acordo com a alteração.
Essas são informações gerais sobre anovulação e não substituem uma consulta. Portanto, procure sempre um médico para fazer o acompanhamento correto desse período. Só ele pode solicitar os exames necessários e dar o diagnóstico e tratamento corretos para você.
Gostou desse artigo e deseja mais informações sobre o assunto? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe os próximos conteúdos!