Quando o assunto é gravidez, é inevitável o surgimento de uma série de dúvidas a respeito de como será a gestação do bebê. Assim, para ajudar os curiosos, preparamos um breve guia com os principais acontecimentos durante as primeiras semanas da gravidez em situações consideradas normais.
1ª semana de gravidez
O primeiro acontecimento necessário para a gravidez é a união entre o óvulo e o espermatozoide.
Nessa união, que é conhecida como fecundação, ocorre a fusão das cargas genéticas de cada um dos gametas (óvulo e espermatozoide), determinando quais serão as características genéticas do bebê, incluindo sexo.
No intervalo médio de 6 a 8 dias, o óvulo fecundado passa por um processo de divisão celular e desloca-se para o útero, o local apropriado para se implantar, iniciando o desenvolvimento embrionário.
2ª semana de gravidez
Na segunda semana de gravidez, ocorre a conclusão do processo de implantação do óvulo no útero. Em alguns casos excepcionais, a implantação pode ocorrer em locais diversos do útero, como nos casos da gravidez ectópica, em que ocorre a implantação do óvulo fecundado nas trompas de Falópio, o que pode colocar em risco a vida da gestante, exigindo cuidados médicos especiais.
Ainda não é possível notar qualquer diferença no corpo da gestante, podendo ocorrer, inclusive, sangramentos que são facilmente confundidos com a menstruação.
3ª semana de gravidez
Apesar de muito pequenas, alimentadas pelos nutrientes presentes no útero, dá-se início à formação das partes fetais. O coração é o primeiro órgão a ser formado, mas ele só começa a bater a partir da sexta semana de gravidez.
Normalmente, é nesse período que as gestantes começam a sentir os primeiros sintomas da gravidez, como cansaço, inchaços nos seios e muita vontade de urinar. No entanto, as características mais marcantes da gravidez começam a surgir durante as próximas semanas.
4ª semana de gravidez
Na quarta semana de gravidez, o embrião, que já está do tamanho de um grão de arroz, já passa pelo processo de formação do seu sistema digestivo, da sua coluna e seus membros.
A futura mamãe já começa a perceber o crescimento de sua barriga, acompanhado dos sintomas clássicos de uma gestação!
Você possui mais dúvidas? Participe do Fórum da Clínica Origen. Veja perguntas feitas por visitantes e interaja conosco!