Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 99650-0786 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Pólipo

Pólipo

Os pólipo endometriais são formações pediculadas que correspondem a crescimento hiperplásico das glândulas e do estroma do endométrio. Podem ser únicos ou múltiplos e com tamanho variável. São encontrados em aproximadamente 20% das biópsias endometriais ou histerectomia, sendo mais frequente com o aumento da idade.

Parece haver uma dependência ao estrogênio para o estímulo ao crescimento dos pólipos endometriais. O risco de malignização é 0,3% sendo 10 a 15% após a menopausa.

Quadro Clínico de Pólipos

O sintoma mais frequente é o sangramento irregular, sendo responsável por 7 a 25% dos casos de menometrorragia. Pode haver também aumento do fluxo e/ou spotting. A dor é muito rara e ocorre pela necrose tecidual ou infecção. Um aumento na secreção vaginal também poderá ocorrer e ser sanguinolenta, fétida ou mesmo de aspecto purulento, quando secundária a uma infecção. A maioria dos pólipos apresenta-se assintomática, sendo muitas vezes um achado casual de exame clínico ou ultrassonográfico.

Pode estar associado à infertilidade, ainda que não se saiba qual o real mecanismo. Nesses casos o tratamento deve ser bastante conservador com retirada somente do pólipo para não comprometer a cavidade uterina.

Como diagnosticar o Pólipo?

O diagnóstico é aventado inicialmente pelo quadro clinico, sendo confirmado através dos exames complementares. A ultrassonografia e a histerossalpingografia podem sugerir a presença de pólipo, mas para a confirmação é necessário o estudo anatomopatológico. A biopsia é feita guiada por histeroscopia, o que permite que o tratamento seja feito no mesmo tempo.

Tratamento de Pólipo

A histeroscopia é considerada o tratamento de escolha, uma vez que, sob visão direta, pode-se retirar o pólipo em sua totalidade. Em casos de malignização, a histerectomia pode ser o tratamento de escolha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco