Agende a sua consulta

Reversão de laqueadura ou FIV: como decidir?

Por Equipe Origen

Publicado em 25/11/2020

A ligadura das trompas é um procedimento para mulheres que não planejam ter filhos no futuro. No entanto, o arrependimento é comum e pode acontecer, por exemplo, em razão do desejo da família ou de um novo relacionamento, por exemplo. Nesse cenário, a reversão de laqueadura ou a FIV (fertilização in vitro) podem oferecer a solução.

A opção por outros métodos contraceptivo, como preservativos e anticoncepcionais, são preferenciais. No entanto, a laqueadura é garantida pela legislação a mulheres com capacidade civil plena e mais de 25 anos ou que já tenha dois filhos vivos. O procedimento também pode ser realizado se houver risco a sua saúde ou a saúde de um futuro bebê, devido a alguma doença.

A ligadura é um procedimento contraceptivo definitivo, embora existam chances mínimas de gestação natural e da reversão feita cirurgicamente. Ainda assim, nem sempre é possível ou eficaz viabilizar a gravidez, hipótese em que a FIV pode ser uma melhor opção.

Este texto explica o que é a ligadura, por que nem sempre é possível reverter o procedimento e o que deve ser avaliado. Se você pensa em ligar as trompas ou já se submeteu ao procedimento, mas se arrependeu e deseja aumentar a família, acompanhe o artigo e entenda em que casos a fertilidade pode ser recuperada.

O que é laqueadura?

O procedimento consiste em bloquear, geralmente por meio de um anel de silicone, uma cauterização ou pontos, as tubas uterinas.

Pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Em ambos os casos, o objetivo é permitir o acesso às trompas de Falópio, geralmente com auxílio de uma câmera em um procedimento minimamente invasivo, como a videolaparoscopia.

Em todos os casos, o objetivo é a esterilização, requisitada pela paciente. É nas tubas uterinas que acontece a fecundação, isto é, o encontro entre o óvulo e o espermatozoide e, portanto, quando a laqueadura é realizada, a gravidez é impossibilitada.

Por que é preciso avaliar o casal antes de uma reversão de laqueadura?

O procedimento é considerado definitivo e, portanto a reversão da laqueadura nem sempre é possível ou eficaz na viabilização da gestação, inclusive devido a outros possíveis fatores.

Existe ainda um maior risco de gravidez ectópica após a reversão. Nessa hipótese, o embrião se desenvolve nas tubas, não na cavidade uterina, quando a gestação não tem condições de avançar e representa um risco à saúde da mulher.

A FIV, no entanto, pode ser uma opção nos casos em que a reversão não é promissora. A fecundação e o desenvolvimento embrionário acontecem em laboratório e apresenta os maiores percentuais de sucesso entre as técnicas de reprodução assistida.

Pode solucionar condições complexas associadas à infertilidade, como distúrbios de ovulação e azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen).

Por esse motivo, aliás, o parceiro também deve ser examinado porque não adianta submeter a paciente ao procedimento de reversão se existe a possibilidade de haver um fator de infertilidade masculina associado.

Quais fatores são considerados na decisão entre reversão de laqueadura e FIV?

O primeiro fator a observar é a técnica utilizada na ligação. Se o diâmetro das tubas tiver sido muito reduzido ou houver outro dano considerável, fica mais difícil a reversão.

A reversão da laqueadura também não é indicada para pacientes com mais de 35 anos. Após essa faixa etária, a chance de gravidez é menor, devido à diminuição da reserva ovariana e piora na qualidade oocitária.

Além desses fatores, é importante considerar o tempo que se passou desde a ligadura — em geral, não se recomenda a reversão após mais de 5 anos da realização do procedimento.

A escolha entre a reversão de laqueadura e a FIV, portanto, depende de diversos fatores. Em geral, quando a maior parte das tubas uterinas permanece sem cicatrizes, íntegra, a paciente tem até 35 anos e menos de 5 anos da realização da ligadura, a reversão é uma possibilidade. Para os outros casos, ou se houver possibilidade de outra condição associada à infertilidade, a FIV pode ser uma melhor opção. A terapêutica ideal depende de indicação médica.

Para saber mais sobre o procedimento, confira a página sobre reversão de laqueadura aqui no site.

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.