Para alguns casais, a gravidez é um verdadeiro desafio a ser conquistado e requer muita paciência e cuidados. Isso porque, muitas vezes, a dificuldade em ter um filho está relacionada à infertilidade de um dos parceiros.
Embora seja a mulher quem mais procure auxílio médico para investigar as causas de uma possível infertilidade, essa responsabilidade também cabe ao homem, já que algumas doenças podem estar relacionadas com a baixa produção de espermatozoides. Por exemplo, a varicocele, que geralmente apresenta-se de maneira assintomática e muitos homens nem imaginam que a possuem.
Mas afinal, o que é, de fato, a varicocele? Quais são as suas causas e sintomas? Ela pode ser tratada efetivamente? As respostas para essas e outras perguntas sobre o assunto você confere a seguir!
O que é a varicocele?
Conhecendo o problema
A varicocele consiste na dilatação anormal das veias do cordão espermático, que fazem a drenagem do sangue da região testicular. Também conhecida como varizes testiculares ou varizes escrotais, ela provoca a elevação da temperatura dos testículos e pode provocar a infertilidade.
Principais causas da doença
As causas da doença vêm sendo amplamente estudas pela medicina, que não apresenta ainda um consenso sobre o assunto.
No entanto, muitos médicos afirmam que as causas da varicocele se devem ao mal funcionamento das válvulas das veias que drenam o sangue da região testicular e está diretamente relacionada a uma predisposição genética.
Quais seus principais sintomas?
A varicocele é uma doença que, na maior parte das vezes, apresenta-se de forma assintomática. Muitos homens nem percebem que a possuem, a não ser que realizem uma avaliação médica de rotina ou alguns exames para investigar as possíveis causas de uma infertilidade.
Contudo, alguns sintomas podem eventualmente aparecer. A região escrotal tende a ficar mais inchada, e as veias, mais à mostra, dispostas como caroços ou protuberâncias. Além disso, é comum que alguns homens queixem-se de dor, coloração avermelhada no local e certo rubor característico.
Quais as complicações da varicocele?
Por ser, geralmente, assintomática, a varicocele só pode ser diagnosticada a partir de uma análise clínica do urologista, combinada aos resultados de exames como espermograma e ecografia escrotal (nem sempre necessária para o diagnóstico).
Os resultados dos exames sob a avaliação do médico são extremamente decisivos, pois a varicocele pode causar infertilidade, afetando cerca de 60 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A principal teoria relacionando a varicocele à infertilidade é a de que ocorre um acúmulo de sangue na região escrotal, devido à dificuldade da drenagem deste sangue. Assim, a região escrotal tem sua temperatura média elevada, afetando a produção e qualidade dos espermatozoides.
Além disso, existe uma associação entre a varicocele e o acúmulo de radicais livres de oxigênio, levando ao estresse oxidativo e também à possibilidade de fragmentação do DNA espermático. Estas alterações não necessariamente causarão repercussão que seja possível avaliar com um espermograma comum, porém podem levar à alteração na qualidade e função espermática, também dificultando a gravidez.
Atualmente considera-se também que a varicocele pode, a longo prazo, levar a uma alteração na produção hormonal, podendo estar associada a uma diminuição nos níveis de testosterona do homem.
Existem tratamentos para a doença?
Quando indicado o tratamento, este pode ser realizado de 2 maneiras: procedimento cirúrgico ou embolização das veias dilatadas. Se o paciente apresentar muita dor local, a condição deve ser tratada com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado por cirurgia aberta com (microcirurgia) ou sem o auxílio de um microscópio cirúrgico, ou por videolaparoscopia. Hoje, considera-se que o tratamento deve ser feito preferencialmente por microcirurgia.
A embolização é semelhante a um cateterismo. No processo, não há incisões e sim o uso de produtos que serão injetados no interior dos vasos dilatados para que ocorra a obstrução destes, impedindo assim o refluxo de sangue.
A varicocele é uma doença que deve ser levada a sério, pois, embora invisível à primeira instância, pode ser crucial e determinante na hora da gravidez devido ao perigo de infertilidade. Consulte sempre o urologista e fique atento aos mínimos sintomas!
Se você gostou do nosso texto sobre varicocele e quer discutir sobre o assunto, não deixe de participar do nosso fórum sobre tratamento de infertilidade!