Agende a sua consulta
infertilidades-masculina-e-feminina

Infertilidades masculina e feminina

Por Equipe Origen

Publicado em 01/09/2017

Define-se infertilidade como a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais sem uso de métodos contraceptivos com, pelo menos, seis relações sexuais ao mês. Ela atinge aproximadamente 15% dos casais em idade reprodutiva.

A taxa de fecundidade natural em casais – quando a mulher tem até 35 anos – está em torno de 20% ao mês.

Recomenda-se à mulher com mais de 35 anos que busque ajuda especializada, caso esteja há mais de seis meses tentando engravidar sem sucesso, para que seja feita uma investigação do motivo da infertilidade.

A investigação também deve ser feita nos casos em que a mulher apresenta menstruação irregular e nos casos em que o casal possui alguma doença relacionada ao aparelho reprodutor.

Tratamentos

Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos casos de infertilidade devido, principalmente, ao crescente número de mulheres que desejam ser mãe um pouco mais tarde.

Com o passar dos anos, ocorre uma queda natural do número de folículos e da qualidade dos óvulos. Assim, a partir dos 35 anos, a mulher começa a sofrer um declínio em seu potencial reprodutivo.

A boa notícia é que a Medicina Reprodutiva tem utilizado frequentemente os inúmeros avanços tecnológicos para que casais, antes considerados estéreis, possam obter uma gestação

Até mesmo mulheres na menopausa espontânea ou induzida por medicamentos ou cirurgia têm hoje a oportunidade de engravidar.

Infertilidade feminina

Cerca de 40% das causas são femininas, sendo as mais frequentes:

Infertilidade masculina

Cerca de 40% das causas são masculinas, sendo as mais frequentes:

  • Baixa concentração de espermatozoides;
  • Baixa quantidade de espermatozoides móveis;
  • Baixa quantidade de espermatozoides com a forma normal;
  • Ausência de espermatozoides.

Infertilidade sem causa aparente

A infertilidade sem causa aparente ocorre em 10% dos casos e é definida quando não se encontram as causas que a caracterizam. A associação de mais fatores ocorre em 10% dos casos.

Importante Este texto tem apenas caráter informativo e não substitui a avaliação médica individualizada. Atualizamos nosso conteúdo com frequência, mas o conhecimento médico e a ciência evoluem rapidamente, por isso alguns conteúdos podem não refletir as informações mais recentes. Dessa forma, a consulta médica é o melhor momento para se informar e tirar dúvidas. Além disso, podem existir diferenças plausíveis baseadas em evidências científicas nas opiniões e condutas de diferentes profissionais de saúde.

Importante

Anúncios em redes sociais e sites têm veiculado notícias falsas relacionadas ao recebimento de doações de gametas masculinos e femininos pela Origen. A clínica jamais recebeu doações de espermatozoides ou óvulos.