Fechar

Selecione uma unidade para enviar um Whatsapp:

Belo Horizonte - (31) 9979-01109 Juiz de Fora - (32) 98888-2776 Governador Valadares - (33) 98866-1706 Rio de Janeiro - (21) 99566-1850 Manhuaçu - MG - (33) 98855-0015

agendamento de consulta

Unidade Belo Horizonte | +55 (31) 2102-6363

Como saber o melhor dia para engravidar? Descubra aqui!

Como saber o melhor dia para engravidar? Descubra aqui!

Para muitas mulheres, a gravidez é um verdadeiro chamado. É difícil explicar em palavras esse sentimento, já que ter um filho se torna uma necessidade na vida dessas pessoas. E há o que costumamos chamar de “momento certo”, aquele em que as chances de engravidar são maiores.

Para tentar a gestação, toda mulher sabe que o ideal é ter relações sexuais durante o período fértil, mas você sabe o melhor dia para engravidar? Neste artigo, explicamos o momento da ovulação, período mais propício à gravidez. Saiba mais!

Como funciona a ovulação?

A ovulação é um processo que acontece uma vez a cada ciclo menstrual. É quando os hormônios agem no corpo feminino e estimulam o crescimento do folículo que libera um óvulo, que segue para uma das trompas, onde pode ocorrer a fecundação.

A ovulação acontece, se a mulher tiver um ciclo menstrual regular, normalmente 14 dias antes da menstruação. No entanto, o período fértil se estende por cerca de 5 dias em torno dessa data.

Como saber qual é o melhor dia para engravidar?

A mulher precisa saber qual a média de dias que tem seu ciclo menstrual. Dessa média, ela deve subtrair 14 dias. O ideal é ter relações próximas a esse dia. Como existe uma janela de 5 dias, não há obrigação de ter relações sexuais todos os dias para aumentar a chance de gravidez. O ideal é seguir o desejo do casal, prestando atenção a esse período.

E se o meu ciclo for irregular?

Mulheres com ciclos irregulares, isto é, que variam de 15 a 90 dias, provavelmente são anovulatórias e, portanto, não é possível calcular o período fértil.

Sinais físicos da ovulação

A medida da temperatura basal pode ser uma alternativa, ainda que não muito fiel, para saber se a ovulação já aconteceu. Como após a ovulação ocorre a produção do hormônio progesterona e esse hormônio aumenta a temperatura corporal, se a mulher fizer a medida diariamente, poderá detectar esse aumento e confirmar que a ovulação já aconteceu.

Outra maneira é avaliar a mudança no muco vaginal, que passa a ser mais filante no período que antecede a ovulação. Essa alternativa também não é muito fidedigna, pois demanda um conhecimento do próprio organismo e muitas variáveis podem interferir nessa mudança no muco.

Agora que você já sabe o melhor dia para engravidar, conte nos comentários o que mais você quer saber sobre ovulação, gravidez e fertilidade feminina. Nós ficaremos muito felizes em escutar e te ajudar em um próximo conteúdo!

Compartilhe:

Se inscrever
Notificação de
14 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Hyorranna
2 anos atrás

Olá boa noite, me chamo hyorranna e eu gostaria que me tirasse uma dúvida. Estou bastante preocupada. Meu ciclo é de 30 dias. Minha última menstruação foi dia 26/07 tive relação dia 08/08. Será que eu posso estar grávida. Me respondam por favor

Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Hyorranna

Hyorranna, é necessário um exame para afirmar. atenciosamente.

Raquel
1 ano atrás

A mulher tem possibilidade de engravidar fazendo sexo 3 dias antes da sua menstruação?

Clínica Origen
1 ano atrás
Reply to  Raquel

Olá, Raquel. A gravidez ocorre no período fértil, se seu ciclo é regular de 28/30 dias, três dias antes da menstruação você não estaria no período fértil, porém, mas não temos como afirmar uma possível gravidez ou não. Se sua intenção é engravidar o ideal é calcular o período fértil e aumentar as chances, e caso não queira engravidar no momento, utilizar métodos contraceptivos para evitar uma possível gravidez. Atenciosamente equipe Origen

Bru
1 ano atrás

Olá gostaria de saber se umas mulher com os dois ovários policísticos consegue engravidar?

Editor
Rafael (@rafael)
1 ano atrás
Reply to  Bru

Olá Bru, tudo bem?!
Com o tratamento adequado e individual para o seu caso, sim é possível.
Agende uma consulta com um de nossos médicos especialistas para que seu caso seja investigado.

Muito obrigada,

Franciele
3 meses atrás

Boa noite ! Me chamo Franciele Estou com sintomas de gravidez hoje fiz um exame de sangue mais deu negativo oque eu devo fazer ?

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás
Reply to  Franciele

Olá, Franciele! É uma pena, mas não perca as esperanças! O processo para engravidar pode ser demorado, mas mesmo se houver um quadro de infertilidade seu ou do seu parceiro, ainda assim pode ser possível realizar esse sonho.
Agende uma consulta conosco! Somos especializados em reprodução humana e podemos ajudá-la a entender o que está acontecendo e como podemos contornar as dificuldades para atingir o tão sonhado “positivo” ❤️

Fernanda Mendes de souza
3 meses atrás

Bom dia, meu marido tem varicocele leve , ele já tomou remédio, será que é possível ele ser pai???

Editor
Clínica Origen (@ana)
3 meses atrás

Olá, Fernanda. A varicocele é um quadro associado a infertilidade masculina, no entanto, infertilidade não quer dizer que seja impossível que seu marido seja pai. A infertilidade pode indicar uma diminuição na capacidade fértil, mas não que ela não exista.

Para avaliar a saúde reprodutiva do seu marido de maneira individualizada e precisa, nossa sugestão é para que procurem um profissional urologista.

E se você for tentante e estiver em busca de uma visão mais específica da medicina reprodutiva, conte conosco! 🙂

Carla
1 mês atrás

Eu tirei a minha virgindade no dia 17 de outubro estava no período fértil fiz o uso da camisinha e não rasgou, tenho período irregular e hoje dia 04 provavelmente viria e não veio será que estou grávida?

Editor
Clínica Origen (@ana)
1 mês atrás
Reply to  Carla

Olá, Carla!
Não podemos estimar nada com certeza. Mas diante do que contou, uma vez que usaram proteção, as chances são bastante baixas.
Já que seu ciclo é irregular, mantenha a calma e siga atenta aos sinais do seu corpo. Se o atraso na menstruação persistir, realize um teste de gravidez para verificar.
Além disso, como você perdeu sua virgindade, é importante que você procure um profissional ginecologista para uma avaliação, está bem? 😉

Bianca Neves
19 dias atrás

tive relações sexuais um dia depois do período fértil terminar, e ele deixou dentro alguma coisa e o meu período está atrasado há 2 dias, há probabilidades de estar grávida?

Editor
Clínica Origen (@ana)
18 dias atrás
Reply to  Bianca Neves

Bianca, não podemos afirmar nada apenas com seu relato, embora nos pareça haver uma possibilidade.
Nossa recomendação é para que, primeiramente, você fique calma e atenta ao seu corpo. Se o atraso na menstruação persistir, realize testes de gravidez para verificar. E, claro, consulte seu médico ginecologista para ter um parecer especializado e individual.

Faça seu agendamento

Proporcionamos um atendimento exclusivo exatamente como você merece.

AGENDE SUA CONSULTA
ENTRE EM CONTATO

Alguma dúvida sobre fertilidade?
Fale conosco

Comunicado

SARS Cov-2 (COVID 19): vacinas, reprodução assistida e grávidas
• Posição atual conjunta •

03 de fevereiro de 2021

Grandes avanços dos estudos colaborativos incluem hoje pelo menos 85 vacinas pré-clínicas em investigação ativa em animais, 65 em ensaios clínicos em humanos, com 20 vacinas que chegaram aos estágios finais de testagem, sendo 12 já em uso em diferentes países/situações. As principais vacinas disponíveis estão constituidas por partículas de RNA mensageiro (Pfizer-Biontech e Moderna), vírus inativado (CoronaVac,Sinopharma e Covaxin, Bharat Biotech), com adenovirus (Oxford-AstraZeneca, Johnson&Johnson e Sputnik V, Gamaleya).

A pandemia segue, e neste momento a discussão se centraliza no uso das vacinas disponíveis e as pacientes submetidas às técnicas de reprodução assistida, grávidas e populações de risco entre as grávidas.

Nossas sociedades, avaliando também as diretrizes emitidas por sociedades mundiais como a ESHRE, a ASRM, a IFFS e a ACOG (SOGC), consideram que dentro da disponibilidade possível:

1) A vacinação tem efetividade e não induz a risco aumentado de contrair a infecção por Covid 19. Embora ainda não hajam estudos humanos de longo prazo sobre a vacinação contra Covid-19 e gravidez, nenhuma das vacinas contém vírus Sars Cov-2 vivo.

2) Para indivíduos vulneráveis,que apresentam alto risco de infecção e / ou morbidade por COVID-19, dentre os quais estão as grávidas, não receber a vacina supera o risco de ser vacinado, previamente ou durante a gravidez. Inclui-se ainda neste grupo os profissionais de saúde e aqueles outros, de linha de frente, com maior risco de exposição.

3) Não há razão para atrasar as tentativas de gravidez ou tratamentos de reprodução assistida quando de vacina não disponível ou se pacientes fora de grupos de risco.

4) Decisões da utilização (ou não) das vacinas devem ser compartilhadas entre pacientes e médicos, respeitando-se os princípios éticos de autonomia, beneficência e não maleficência.

5) Esta informação sobre vacinas deve ser incluidas como um termo específico em um consentimento informado já existente. Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA

6) Seguirão atualizações, a cada momento que novos conhecimentos solidifiquem os dados atuais.

  • REDLARA - Red Latinoamericana de Reproducción Asistida
  • SBRA - Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida
  • SAMeR - Sociedad Argentina de Medicina Reproductiva
  • AMMR - Asociación Mexicana de Medicina de la Reproducción
  • PRONÚCLEO - Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva
  • SAEC - Sociedad Argentina de Embriología Clínica
  • SOCMER - Sociedad Chilena de Medicina Reproductiva
  • ACCER - Asociación de Centros Colombianos de Reproducción Humana
  • SURH - Sociedad Uruguaya de Reproducción Humana
  • AVEMERE - Asociación Venezolana de Medicina Reproductiva y Embriología

Referências
14
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x