Agende a sua consulta
como-saber-o-melhor-dia-para-engravidar-descubra-aqui

Como saber o melhor dia para engravidar? Descubra aqui!

Por Equipe Origen

Publicado em 17/12/2017

Para muitas mulheres, a gravidez é um verdadeiro chamado. É difícil explicar em palavras esse sentimento, já que ter um filho se torna uma necessidade na vida dessas pessoas. E há o que costumamos chamar de “momento certo”, aquele em que as chances de engravidar são maiores.

Para tentar a gestação, toda mulher sabe que o ideal é ter relações sexuais durante o período fértil, mas você sabe o melhor dia para engravidar? Neste artigo, explicamos o momento da ovulação, período mais propício à gravidez. Saiba mais!

Como funciona a ovulação?

A ovulação é um processo que acontece uma vez a cada ciclo menstrual. É quando os hormônios agem no corpo feminino e estimulam o crescimento do folículo que libera um óvulo, que segue para uma das trompas, onde pode ocorrer a fecundação.

A ovulação acontece, se a mulher tiver um ciclo menstrual regular, normalmente 14 dias antes da menstruação. No entanto, o período fértil se estende por cerca de 5 dias em torno dessa data.

Como saber qual é o melhor dia para engravidar?

A mulher precisa saber qual a média de dias que tem seu ciclo menstrual. Dessa média, ela deve subtrair 14 dias. O ideal é ter relações próximas a esse dia. Como existe uma janela de 5 dias, não há obrigação de ter relações sexuais todos os dias para aumentar a chance de gravidez. O ideal é seguir o desejo do casal, prestando atenção a esse período.

E se o meu ciclo for irregular?

Mulheres com ciclos irregulares, isto é, que variam de 15 a 90 dias, provavelmente são anovulatórias e, portanto, não é possível calcular o período fértil.

Sinais físicos da ovulação

A medida da temperatura basal pode ser uma alternativa, ainda que não muito fiel, para saber se a ovulação já aconteceu. Como após a ovulação ocorre a produção do hormônio progesterona e esse hormônio aumenta a temperatura corporal, se a mulher fizer a medida diariamente, poderá detectar esse aumento e confirmar que a ovulação já aconteceu.

Outra maneira é avaliar a mudança no muco vaginal, que passa a ser mais filante no período que antecede a ovulação. Essa alternativa também não é muito fidedigna, pois demanda um conhecimento do próprio organismo e muitas variáveis podem interferir nessa mudança no muco.

Agora que você já sabe o melhor dia para engravidar, conte nos comentários o que mais você quer saber sobre ovulação, gravidez e fertilidade feminina. Nós ficaremos muito felizes em escutar e te ajudar em um próximo conteúdo!